sábado, 17 de abril de 2010

"Cabo Verde não deveria ter sido independente"


Mário Soares defendeu hoje que Cabo Verde "não deveria ter sido independente" e que o arquipélago "teria muito a ganhar" em ter evitado a separação em relação a Portugal.
"Eu sempre achei que Cabo Verde não deveria ter sido independente, não assisti à independência de Cabo Verde por isso mesmo. Pensava que Cabo Verde não é propriamente África porque Cabo Verde é um arquipélago do norte do Atlântico e que há uma relação que deveria ter sido mais explorada entre os três arquipélagos existentes que são Europa, ou seja, Açores, Madeira, depois Canárias e podia ser Cabo Verde".
Soares admitiu que "era muito difícil" que o caminho seguido não tivesse sido a independência e explicou que não explicitou "no momento exacto" o seu pensamento sobre o assunto porque interrompeu a sua participação directa no processo que conduziu à independência - "nessa altura em já estava fora do combate".
DN

que mais revelações nos irá trazer este executor da politica de descolonização, pós 25-4, antes de comparecer perante o GADU ?
E por que razão é que os cabo-verdianos não teriam os mesmos direitos que os tugas reivindicam há 900 anos?