domingo, 11 de abril de 2010

Spinola


A Câmara Municipal de Lisboa homenageou hoje o marechal António de Spínola numa cerimónia em que foi descerrada a placa toponímica de uma nova avenida na cidade que terá o nome do primeiro Presidente da República depois do 25 de Abril.
Na homenagem, realizada no dia em que se assinala o centenário do nascimento do marechal António de Spínola, deverão participar o actual Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e outros antigos chefes de Estado. A Avenida Marechal António de Spínola situa-se no prolongamento da Avenida dos Estados Unidos da América até à rotunda Infante D. Henrique.
António Sebastião Ribeiro de Spínola nasceu a 11 de Abril de 1910, em Estremoz, no Alto Alentejo, e faleceu em Lisboa a 13 de Agosto de 1996.

A 25 de Abril de 1974, como representante do Movimento das Forças Armadas, aceita do presidente do Conselho, Marcelo Caetano, a rendição do Governo, o que na prática significa uma transmissão de poderes.Com a instituição da Junta de Salvação Nacional, órgão que passou a deter as atribuições dos órgãos fundamentais do Estado, a que presidia, é escolhido pelos seus membros para o exercício das funções de Presidente da República.
PUBLICO