quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Ministro retificativo

Dezembro 2008: «Não sei que contas faz a Oposição ao dizer que o défice vai ficar superior a 3%. As contas que faço revelam que o défice fica em 3%, apesar das medidas adicionais»
Abril 2009: «Não há portanto qualquer derrapagem do lado da receita, tendo em consideração o funcionamento dos estabilizadores automáticos». (…) «As receitas fiscais baixaram 12,3 por cento no primeiro trimestre de 2009» relativamente ao mesmo período do ano passado, penalizadas pelo recuo de 20,3 por cento na cobrança de IVA.
Maio de 2009: «Não vejo necessidade de Orçamento Rectificativo»
Julho de 2009: «o ministro das Finanças disse que o OE para 2009 foi feito “com grande sentido de responsabilidade” e numa conjuntura que se agravou de forma acentuada.»
Julho 2009: «o Governo não vai aprovar quaisquer “medidas de correcção” do défice das contas públicas, garantiu o ministro das Finanças.»
Dezembro 2009: «Teixeira dos Santos, (…) afirmou que quando o Orçamento do Estado para 2009 foi elaborado “tínhamos um quadro financeiro que não incorporava” o impacto real da crise financeira e da falência do banco norte-americano Lehman Brothers.»
Dezembro 2009: «Ter avançado com o rectificativo em Maio/Junho seria manifestamente insuficiente para cobrir a quebra da receita que acaba por se constatar este ano». in
Ministro retificativo « BLASFÉMIAS

Uma excelente retrospectiva do BLASFÈMIAS.
…mas qualquer Ricardo Rodrigues dirá que o blogue conhecia antecipadamente as mentiras de um ministro.