sábado, 19 de dezembro de 2009

O «Inverno demográfico»


O Presidente da República manifestou, este sábado, «grande preocupação pelo Inverno demográfico» que Portugal atravessa, sublinhando que «um país sem crianças é um país sem futuro» e alertando para a «importância decisiva» dos apoios à natalidade e à protecção dos mais jovens.
«Se não existem crianças avançamos rapidamente para um envelhecimento da população e todos sabemos que a consequência de um rápido envelhecimento da população é o baixo crescimento económico e uma grande dificuldade em satisfazer os apoios sociais aos mais idosos»,
«Este ano que vai terminar pensa-se que o número de nascimentos vai ficar próximo dos cem mil, é bastante menos que o número de nascimentos do ano anterior».

«Será muito perigoso que se venha abaixo do patamar dos cem mil nascimentos por ano, isto significa que neste momento o número de filhos por mulher em Portugal é de 1,35. Para conseguir ocorrer uma reposição de gerações é preciso dois filhos por cada mulher, estamos muito longe de conseguir substituir aqueles que, entretanto, vão desaparecendo» .
TSF