sábado, 5 de dezembro de 2009

portugueses na manif

Maria João, uma jovem portuguesa, decidiu participar nesta iniciativa e partilha das mesmas inquietações: «Berlusconi é suspeito de ter ligações com a Máfia, domina a comunicação social, rejeita publicar livros de Saramago, é personagem de inúmeros escândalos da esfera privada e há limites».
Apesar de reconhecer que a realidade italiana é diferente da realidade em Portugal, Maria João considera que «nenhum país está livre de um Berlusconi», mas afasta comparações com o seu homólogo português, José Sócrates.
«Não acho que José Sócrates seja um mini-Berlusconi, acho que essa comparação é insultuosa, mas considero que Portugal e os outros países correm o risco de acabar com um primeiro-ministro deste calibre», disse.
José Gusmão, deputado do Bloco de Esquerda, que se juntou à iniciativa, também condena o comportamento do chefe do Governo italiano mas «mais no papel de cidadão do que de representante do BE».
«Há neste momento uma degradação da democracia que vai para lá das políticas do Governo e que merece a nossa condenação».
«O que se passa hoje em Itália é mais do que a existência de um Governo de direita, é um sequestro da democracia que está a ser efectuado por um Governo que controla e pressiona o funcionamento da justiça e controla também a comunicação social atacando a própria liberdade de imprensa e liberdade dos cidadãos». do
Sol

… politicamente muito correctos.