domingo, 11 de março de 2007

chegou 11 dias mais cedo

Primavera antecipada
A Primavera chegou 11 dias mais cedo este ano e ontem, com os termómetros acima dos 20º na costa portuguesa, foram muitos os que trocaram as voltas ao calendário e vestiram o fato de banho ainda no Inverno. As previsões do Instituto de Meteorologia para hoje indicam a continuação do bom tempo com a presença de nuvens altas e a manutenção de temperaturas máximas acima das normais para esta época do ano, sobretudo no Norte Litoral.
O céu limpo resulta do facto de o anticiclone dos Açores estar localizado a Noroeste da Península Ibérica. Para a subida dos termómetros contribuiu também a quase ausência de vento, que soprou fraco de Leste. As maiores diferenças de temperatura, face às médias obtidas nos últimos trinta anos, ocorreram no Minho e no Grande Porto. Habitualmente a temperatura máxima registada em Viana de Castelo é de 16,3º. O seu máximo histórico é de 26,5º e, ontem, foram atingidos os 24º.
Também em Lisboa as temperaturas normais para o início de Março são de 17º. Ontem, porém, os termómetros atingiram os 22º. Situação idêntica ocorreu no Algarve, com as temperaturas a subirem dos habituais 18º para os 22º em Faro.
Mariline Alves CM 2007-03-11 - 00:00:00