quarta-feira, 20 de junho de 2007

Grandes projectos dos Socialistas nacionais III : TGV

modelo Scut para a alta velocidade

Mário Lino apresenta amanhã, em Lisboa, o modelo de negócio para o projecto português de alta velocidade, que prevê a concessão da construção e exploração por 40 anos da infra-estrutura a um consórcio que receberá depois através de uma "portagem virtual", constabilizada não pelo número de comboios que circulem nas linhas, mas sim pela capacidade instalada.
... a verdade é que a alta velocidade nunca foi um negócio muito atractivo para estes e em todo o mundo têm sido os governos a investir nestas infra-estruturas.Com duas únicas excepções: Taiwan, que tem uma linha de alta velocidade de 354 quilómetros entre Taipé e Kaosung, e o troço em construção Figueres-Perpignan, que atravessa os Pirenéus, entre Espanha e França, financiado em 50 por cento por capitais privados.
... A Itália é o exemplo de como a tentativa de envolver privados redundou num fiasco — a TAV (Treno de Alta Velocitá), criada com capitais públicos e privados, viu afastarem-se os bancos, acabando por ficar só na posse do Estado italiano.
PÚBLICO 20.06.2007 - 09h10 Carlos Cipriano

mas o
PS quer que ministro das Obras Públicas explique
O PS requereu hoje a audição parlamentar "com carácter de urgência" do ministro das Obras Públicas, para Mário Lino prestar esclarecimentos sobre o modelo de financiamento da rede ferroviária de alta velocidade.
...
Questionado sobre se este pedido de audição foi concertado com o ministro das Obras Públicas, José Junqueiro disse apenas que o grupo parlamentar fez o requerimento e "deu nota ao Governo" de que o iria entregar.
Expresso quinta-feira, 21 JUN 0717:24