segunda-feira, 18 de maio de 2009

“apagados” do Instituto de Emprego

"15 mil desempregados foram “apagados” do Instituto de Emprego
Por Ana Rita Faria 18.05.2009 - 08h19
O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) “apagou” 15 mil desempregados do seu sistema no final do mês de Março, noticia a edição de hoje do “Diário de Notícias”. O organismo diz ter-se tratado de uma falha pontual e de um erro no cruzamento de dados com a Segurança Social, mas o sindicato do sector denuncia a situação como uma prática reiterada.

A situação começou por ser denunciada por uma carta anónima enviada por 'e-mail' para o Sindicato Nacional dos Técnicos de Emprego (SNTE). Nela, uma fonte interna do instituto diz que o IEFP tem vindo a anular inscrições com base na mudança de categoria de desempregados para empregados em algumas horas.

De acordo com o DN, que cita o presidente do IEFP, Francisco Madelino, o erro terá sido detectado e corrigido no último dia de Março e resulta de um mau cruzamento de dados com a Segurança Social.

Depois detectada a falha, Francisco Madelino diz que os números foram repostos mas, ainda assim, admite que 5300 pessoas foram eliminadas do sistema.

Segundo o Sindicato Nacional dos Técnicos do Emprego, esta situação de “manipulação da contabilização de inscrição de desempregados” tem vindo a ocorrer “reiterada e sistematicamente”."
Publico