sábado, 9 de maio de 2009

PS e PSD já admitem mudar lei do financiamento partidário

PS e PSD já admitem mudar lei do financiamento partidário:
Ainda não saiu do Parlamento e já PS e PSD admitem alterações à nova lei do financiamento dos partidos e das campanhas eleitorais, aprovada na semana passada por unanimidade com um único voto contra, o do socialista António José Seguro.Depois de Manuela Ferreira Leite ter admitido ontem “um ajustamento” (ver texto nesta página), também o deputado socialista Ricardo Rodrigues admitiu ao PÚBLICO uma alteração à lei por um “efeito perverso” entretanto detectado: o de que as campanhas eleitorais possam passar a dar lucro.
...
Ainda da bancada do PS, e apesar de terem votado a favor da lei, Vera Jardim e Paulo Pedroso escreveram juntos outra declaração de voto alertando para a “acrescida possibilidade de fraude” e para a “necessidade de meios adequados à auditoria e fiscalização”. Dois outros responsáveis pela lei em vigor, José Matos Correia (PSD) e Telmo Correia (CDS-PP) apresentaram declarações de voto para justificar que o seu voto favorável se deveu à disciplina partidária, mas que não estão de acordo com o “recuo” na exigência de titulação das receitas partidárias por cheque ou transferência bancária. Já o deputado independente José Paulo Carvalho criticou por escrito o facto de se terem “criado condições para gastar mais dinheiro”.
Uma preocupação partilhada pelo presidente do conselho de administração da Sonae, Belmiro de Azevedo: “É necessário saber para que é que os partidos querem mais dinheiro e para que projectos”.
Público