sexta-feira, 15 de maio de 2009

julgamentos militares em Guantánamo

Pela segunda vez esta semana, o Presidente norte-americano Barack Obama voltou atrás numa decisão de suspender as políticas do seu antecessor.
O Presidente Barack Obama voltou atrás na decisão de suspender os julgamentos militares para alguns dos detidos da prisão de Guantánamo, meses depois de ter declarado, durante a campanha eleitoral, que os processos judiciais eram «um erro enorme».
A reviravolta na política de Obama foi anunciada esta sexta-feira, com o chefe de Estado a garantir no entanto que os detidos terão mais direitos legais.
Há neste momento 240 suspeitos de terrorismo presos naquela base militar norte-americana no sul de Cuba, que Obama prometeu encerrar até Janeiro de 2010.
A suspensão dos julgamentos de Guantánamo foi uma das primeiras ordens assinadas pelo ex-senador do Illinois assim que chegou à Casa Branca, em Janeiro. O regresso à prática está a ser duramente criticado por grupos de defesa dos direitos humanos.
Esta semana, Obama voltou também atrás na decisão de permitir a divulgação de imagens dos abusos cometidos sobre os suspeitos de terrorismo às mãos dos militares norte-americanos e dos operacionais da CIA. lido no
Sol