terça-feira, 8 de setembro de 2009

cenário de crise com nova queda


Joseph Stiglitz, Prémio Nobel da Economia e antigo economista do Banco Mundial, é conhecido pelas suas críticas às medidas ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e ao Banco Mundial em relação às economias em crise, considerando que vão agravar a conjuntura económica e sobrecarregar as populações, declarou em jeito de alerta:
«É difícil saber se vai haver ou quando vai haver um “W”», destacando os vários riscos da economia global, sobretudo o esgotamento dos planos de apoio à economia que foram accionados um pouco por todo o mundo.
«Há um certo número de riscos económicos significativos à nossa frente. Um risco para o sector financeiro, para o imobiliário comercial, para o crédito imobiliário», além disso há «riscos para a economia real, devido à queda das receitas dos Estados e ao fim das medidas de apoio em 2011 será um choque negativo para a economia».
«Se os efeitos negativos e isso é muito provável, quando os “stocks” se esgotarem, a economia vai entrar numa segunda crise», alertou Stiglitz.
TSF
...lá se vai a teoria da recessão técnica do enginhero!