quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Portugal perdeu cerca 17 mil empresas no espaço de um ano

A economia portuguesa perdeu cerca de 17 mil empresas entre Agosto de 2008 e o mesmo mês deste ano. Neste período foram criadas 33 mil empresas, mas houve 50 mil que foram à falência.
Dezembro foi o pior mês e Agosto inverteu a tendência, sendo o Norte a região onde mais empresas fecharam portas.
Mais de metade das empresas que iniciaram o processo de insolvência em Agosto, 54 por cento, estavam no Norte do país.
Ao todo, pelas contas da Informa DB, uma empresa especializada em informação para negócios, 76 empresas no Norte deram entrada a pedidos de insolvência no mês passado. No resto do país, foram 65.
Quer dizer que no total, houve em Agosto 141 empresas com processos de insolvência, menos de metade do que em Julho, quando o número era de 315.
A ligeira recuperação verifica-se também no número de empresas que foram dissolvidas.
Enquanto em Julho, desapareceram quase 1800 empresas; no mês passado, foram pouco mais de 1100.
Aqui, a região mais afectada é a de Lisboa e Vale do Tejo, onde foram dissolvidas 411 empresas, sendo os sectores mais atingidos o retalhista e de outros serviços.
Mas os números mostram que se muitas empresas desapareceram, mais de 1700 foram criadas em todo o país, sendo que duas em cada três nasceram no Norte ou na região de Lisboa e vale do Tejo.
Seja como for, pelas contas da Informa Db, desde Agosto do ano passado, o saldo é negativo. Foram criadas cerca de 33 mil e 600 empresas, mas pediram a insolvência e foram extintas, mais de 54 mil.
Cristina Lai Men para a
TSF