segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Um pouco mais de memória dava jeito


Investimentos ruinosos
Tem-se discutido a viabilidade financeira dos grandes investimentos públicos que Sócrates quer fazer quanto antes. Mas fala-se menos de investimentos faraónicos realizados no passado recente e que, depois, se revelaram desastrosos.
É o caso da maioria dos dez estádios construídos de raiz para o campeonato europeu de futebol de 2004. Uma iniciativa em que também esteve envolvido José Sócrates, nessa altura ministro-adjunto do primeiro-ministro Guterres.
Em Aveiro ouviram-se vozes de responsáveis políticos locais levantando a hipótese de demolir estádio municipal, que está às moscas (com o Beira-Mar na divisão de honra) e consome cerca de 50 mil euros mensais.
Em situação semelhante estão os estádios de Coimbra, Leiria e sobretudo do Algarve (onde ninguém joga, a não ser esporadicamente). As receitas destes complexos desportivos não chegam, sequer, para pagar a sua manutenção.
Mas, quando se projectou a construção destes estádios – lembram-se? – disseram-nos que daí viriam imensos benefícios económicos.
Viu-se. Um pouco mais de memória dava jeito. Francisco Sarsfi eld Cabral in
Pagina 1