terça-feira, 30 de março de 2010

o estranho caso dos submarinos



O consórcio industrial alemão Ferrostal, ao qual Portugal encomendou dois submarinos terá conseguido o contrato de venda no valor de 880 milhões de euros através de subornos e de negócios de consultoria falsos, avança hoje a revista alemã Der Spiegel que cita fontes da investigação.
Um membro da administração da empresa já foi detido e há mais uma dúzia de suspeitos.


A revista denuncia que a Ferrostal pagou mais um milhão de euros pelo envolvimento no negócio de um contra-almirante português e que há ainda uma firma de advogados portuguesa que terá feito lóbi para que o contrato dos submarinos lhe viesse a ser atribuído.
ler mais em Responsável da Ferrostaal preso na Alemanha

actualização 1:
Segundo um comunicado do gabinete do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, o governo suspendeu hoje o cônsul honorário de Portugal em Munique, Jurgen Adolff, de «todas as funções relacionadas com o exercício do cargo», na sequência da investigação na Alemanha de suspeitas de corrupção na venda de submarinos,.
A revista alemã Der Spiegel havia noticiado que um cônsul honorário de Portugal, que não identificava, terá recebido um suborno de 1,6 milhões de euros da Man Ferrostaal para ajudar a concretizar a compra de dois submarinos pelo Estado português em 2004.
Sol
actualização 2:
Sete portugueses e dois alemães acusados de falsificação de documentos e burla qualificada no caso submarinos/contrapartidas são ouvidos dia 27 de Abril no começo da instrução no Tribunal Central de Instrução Criminal, revelou hoje à Lusa fonte judicial. dn
O primeiro-ministro afirmou hoje que o Governo irá prestar "toda a colaboração" às autoridades judiciais no caso dos submarinos, notando, contudo, que o seu executivo está insatisfeito e considera "inaceitavelmente baixos os níveis de cumprimento das contrapartidas" . dn