sábado, 27 de março de 2010

Passos Coelho as primeiras impressões


A vitória de Passos Coelho, e com mais de 60 por cento dos votos, revela que o PSD estava afinal muito mais unido do que se supunha - e mostra bem o erro brutal de Manuela Ferreira Leite quando o excluiu das listas.
Nos próximos dias, o novo líder terá de mostrar que não é um simples produto do aparelho, nem uma marioneta de ninguém. Costuma dizer-se que não há uma segunda oportunidade para causar uma boa primeira impressão e, na verdade, as semanas que se seguem serão decisivas para a afirmação do novo líder social-democrata.
Tal como já acontecera na vitória de Menezes, viu-se que há um PSD real muito diferente do PSD que se movimenta nos órgãos de informação e nos círculos bem pensantes. Apesar de apoios como os de Paula Teixeira da Cruz ou de Zita Seabra, quase todos os barões conhecidos estavam contra o líder agora eleito, que é também, aquele que mais se distancia de Cavaco Silva.
...
Finalmente, há que medir a forma como Passos Coelho fará oposição a José Sócrates. O discurso de campanha foi algo radical, mas a prática depois de eleito poderá ser mais dialogante. Para o seu posicionamento não deixará de contribuir, igualmente, o modo como Sócrates abordar a sua eleição. Se há quem diga que o novo líder do PSD é o que mais se aproxima de Sócrates no que diz respeito ao estilo e ao modo organizado de fazer política, é ainda imprevisível se isso poderá gerar entendimentos ou, pelo contrário, um afastamento ainda maior. Um erro, seria Passos Coelho, embalado com vitória tão expressiva, pensar que o PSD é o país. Igual erro será Sócrates pensar que pode tratar este líder como tratou aqueles que o precederam, quando o PS ainda tinha maioria absoluta.
Passos Coelho as primeiras impressões por Henrique Monteiro no Expresso.pt


este foi o melhor de todos os comentários que lí na impressa do dia...