quinta-feira, 22 de abril de 2010

SOS Racismo que valentes!


I. Uma excelsa organização chamada "SOS Racismo" quer estragar a festa aos católicos portugueses: "Propomos que nesses dias em que o Papa vai estar em Portugal, conseguir o maior número possível de pessoas nos locais onde o Papa vai realizar as missas e distribuir preservativos e/ou folhetos informativos relativos à prevenção da SIDA pelo maior número de pessoas presentes nesses locais" ; (mil perdões pelo português, mas não me apetecia editar isto).
II. Eu, que sou um emérito palhaço, alinho nisto. Acho um piadão dar preservativos a beatas secas e ressentidas. Mas, depois, eu gostava de convidar os valentes meninos do 'SOS Racismo' para irmos ali à Mesquita de Lisboa, para fazermos uma nova distribuição de preservativos. Que tal, ah? Aqueles angélicos senhores de barba não são as ameaçadoras beatas católicas, logo, a coisa até pode ser mais fácil.
E, depois, eu também gostava de fazer uma visita às comunidades muçulmanas (guineenses?) onde a prática da excisão genital feminina é uma realidade . O 'SOS Racismo' pode vir comigo? O 'SOS Racismo' está a autorizado a criticar populações negras? O 'SOS Racismo' está autorizado a criticar o Islão? O 'SOS Racismo' só critica brancos e católicos?
III.
A Igreja Católica é uma das instituições que mais luta contra a SIDA em África. Uma - hipotética - declaração infeliz do Papa não anula esse facto. Há freiras e missionários católicos em África, no meio da lama e do pó, a lutar contra a pobreza e contra a SIDA. Quantos meninos do 'SOS Racismo' estão em África a lutar contra a pobreza e contra SIDA?