sábado, 3 de abril de 2010

Energias Verdes


O nosso "querido" governo anunciou recentemente um avultado investimento público, também conhecido como torrar dinheiro dos contribuintes (31 mil milhões de euros!!! Ao longo de 10 anos dá por ano 3,1 mil milhões de euros!!! Não admira que a Fitch nos tenha baixado o rating!!!), em eficiência energética e em energias renováveis.
Como é habito, anunciam que esta medida vai criar milhares de postos de trabalho. 120 mil, dizem eles, muito contentes. Mas, quando eu recorro à matemática da primeira classe, descubro que isso dá um investimento de quase 260 mil euros para criar 1 posto de trabalho.
Meus senhores do governo, eu garanto que se baixarem os impostos em 31 mil milhões de euros (em vez de avançarem com esta "estratégia energética"), nos próximos 10 anos, vão permitir a criação de muito mais do que 120 mil postos de trabalho. Mais, ao contrário desses 120 mil empregos que vão criar artificialmente, estes, muitos mais que 120 mil, seriam empregos realmente geradores de riqueza para o país.
Baixando os impostos, uma parte desse dinheiro seria aplicado na eficiência energética, porque reduzir os custos é uma grande preocupação das empresas. A não ser que, para o governo, "eficiência" tenha outro significado. no Liberdade D´Escolha em Energias Verdes
PS: nem vamos entrar pelo facto que, se eles têm um plano para gastar 100, vão acabar por gastar pelo menos 200. E se com isso esperam "criar" 10 empregos, se realmente "criarem" 5, já é muito bom.
PS 2:
link para o cartoon.