domingo, 11 de janeiro de 2009

Aumentam assaltos à mão armada a residências
Tocaram à campainha e disseram-se funcionários da EDP. 'António', reformado de 80 anos a viver em Chelas, Lisboa, viu a farda e abriu a porta a quatro jovens sem pestanejar. Eram afinal colegas do neto - e estavam ali para roubar. Mais concretamente a moto guardada numa arrecadação. Puxaram das armas, amarraram 'António' com fios eléctricos e espancaram-no dentro de casa. O idoso resistiu a entregar as chaves da moto, mas roubaram tudo o que viram à sua volta.
28 corruptos detidos
O número de detidos por corrupção nas cadeias portuguesas não ultrapassa as 28 pessoas, o que representa 6,5 por cento dos 444 inquéritos deste tipo registados pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) em 2008. Luís de Sousa, do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) no estudo da corrupção, diz que "este número é frustrante", mesmo sabendo que "o número de arquivamentos é alto e o número de condenações é baixo".
Menina de 15 anos morre queimada
"Ainda nem acredito que perdi a minha bebé", diz ao CM Armando Coelho, 32 anos, depois de a sua única filha, Tamara Sofia, ter morrido queimada num incêndio que deflagrou sábado ao final da noite na Avenida 24 de Julho, Lisboa. Com apenas 15 anos.
Fisco 'à paisana' na Exponoivos
Equipas de fiscalização da Direcção Distrital de Finanças de Lisboa visitaram a Exponoivos, exposição de produtos e serviços relacionados com o casamento que hoje encerra nas instalações da Feira Internacional de Lisboa (FIL), apurou o Correio da Manhã. Os inspectores do Fisco actuaram sem identificação com o objectivo de recolher elementos relacionados com o negócio dos casamentos.
"Mobilidade Especial é uma bandalhice"
O Governo tem promovido um autêntico roadshow para explicar as alterações feitas na Função Pública. Todas as capitais de distrito vão ter uma sessão de esclarecimento com membros do Governo ou dirigentes de topo da Administração Pública. Sexta-feira foi a vez de Lisboa. Moderado por Correia de Campos, actual presidente do Instituto Nacional de Administração, o debate abriu com a advertência: "Tentem não trocar acusações". De pouco valeu.
Professores enviam manifesto à ministra
Um manifesto para entregar à ministra da Educação foi a principal conclusão que saiu do encontro que ontem reuniu, em Santarém, representantes de 139 conselhos executivos de escolas de todo o País. A demissão colectiva destes órgãos de gestão chegou a estar em cima da mesa, como medida de força contra o modelo de avaliação do Governo, mas os responsáveis decidiram, para já, não radicalizar a sua posição.
Avaliação salva por um voto
O modelo de avaliação de desempenho dos professores não foi ontem suspenso pela Assembleia da República por apenas um voto, numa sessão em que compareceram 229 dos 230 deputados - só faltou o socialista Victor Baptista, ausente no estrangeiro. Mas no dia 23 a avaliação volta ao Parlamento, sendo votado um projecto de lei do CDS-PP.
DGS admite nova gestão da Linha
O director-geral da Saúde convocou, "com carácter de urgência", uma reunião da comissão de acompanhamento da Linha de Saúde 24 para amanhã. Francisco George vai juntar a uma mesma mesa os representantes da empresa gestora, da Direcção-Geral da Saúde (DGS) e da Administração Central dos Sistemas de Saúde para "exigir explicações e impor uma resolução imediata do conflito laboral" que se vive no serviço de aconselhamento telefónico. E pondera, se necessário, "pedir a substituição da administração".
PS e oposição concordam centrar-se na crise e não no calendário eleitoral
PS, PSD, PCP, CDS-PP e BE reagiram hoje ao comunicado emitido pelo Presidente da República, Cavaco Silva, dizendo que também concordam que a agenda da classe política deve estar centrada no combate à crise que afecta o país e não no calendário eleitoral. Para os partidos, de momento importa debater as medidas para enfrentar os problemas económicos e sociais e não falar de questões “extemporâneas” e que devem ser discutidas nos locais apropriados.
Rússia recusa aplicar acordo sobre gás por ser “nulo e sem valor”
Ontem a Rússia assinou um acordo com a União Europeia onde aceitava a presença de observadores independentes para controlarem o fluxo do gás com origem em Moscovo e que passa por Kiev para chegar à Europa. Esta madrugada a Ucrânia deu o mesmo passo, que se julgava resolver o impasse. Contudo, o Presidente russo Dmitri Medvedev veio esta tarde dizer que pediu ao seu Governo para não aplicar o acordo por considerar que a Ucrânia introduziu contradições posteriores que o seu país não assinou.
Eurodeputado Miguel Portas visita Gaza e apela ao cessar-fogo imediato
O eurodeputado do BE Miguel Portas defendeu hoje a retirada imediata das tropas israelitas da Faixa de Gaza, manifestando-se "surpreso" pelo modo como o povo palestiniano enfrenta a "tragédia". "O cessar-fogo, a retirada das tropas de Israel tem de ser imediata", defendeu Miguel Portas, horas depois de efectuado uma visita de duas horas às cidades de Raffa e Arafat, na zona Sul da Faixa de Gaza.
“Casamentos brancos”
A conservadora do registo civil de Gondomar é uma das seis pessoas a quem foi decretada hoje a prisão preventiva no âmbito da operação desencadeada na madrugada da passada sexta-feira para desmantelar uma rede que prometia a realização de falsos casamentos com vista à legalização de imigrantes.
Mosca-do-vinagre mostra que a evolução não ocorre da mesma forma duas vezes
Sorri Darwin, a selecção natural foi comprovada mais uma vez e a genética por trás da evolução parece ser como o mundo, só gira para a frente, mesmo quando se tenta imitar o passado. A descoberta veio do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), em Oeiras, e a estrela é a mosca-do-vinagre, mas a história começou em 1975 quando uma equipa norte-americana submeteu vários grupos de uma população selvagem de Drosophila melanogaster a ambientes diferentes. Passado muitos anos e várias gerações de moscas depois, cada nova população estava adaptada ao seu ambiente.
Bush pede a Obama que reflicta antes de pôr em causa técnicas anti-terroristas
O presidente norte-americano cessante, George W. Bush, espera que o seu sucessor, Barack Obama, reflicta bem antes de pôr em causa as controversas técnicas aplicadas pela sua administração para combater o terrorismo.
CDS vai recorrer a Cavaco se dispensa de concurso em obras locais avançar
O líder parlamentar do CDS-PP, Diogo Feio, disse hoje que o seu partido irá apelar ao Presidente da República caso o Governo mantenha a intenção que dispensar as autarquias de promover concursos públicos para obras até cinco milhões de euros.
Escolas em Baião estarão encerradas amanhã por causa do gelo
Todas as escolas de Baião vão encerrar amanhã devido às dificuldades de circulação no concelho provocadas pelo gelo nas estradas, disse hoje fonte da Protecção Civil Municipal.
Mais de metade das cadeias regionais estão sobrelotadas
Dezasseis dos 28 estabelecimentos prisionais regionais do país estão sobrelotados, sendo o caso mais complicado o de Angra do Heroísmo, que apresenta uma taxa de ocupação de 167,7 por cento. Segundo números da Direcção Geral dos Serviços Prisionais, referentes ao último trimestre de 2008, a cadeia de Angra do Heroísmo conta com 52 reclusos, quando a sua lotação é de apenas 31.