terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Discurso de Obama: Novo Presidente pede uma “nova era de responsabilidade”
Barack Obama falou das dificuldades que a América enfrenta, e de como o carácter da nação, dos americanos, é essencial para enfrentar estes desafios. Obama falou do "preço e da promessa da cidadania". Falou de um "momento que vai definir uma geração". De "uma nova era de responsabilidade" – assente em "valores antigos".
Madeira: Lei do "jackpot" considerada inconstitucional
O Tribunal Constitucional declarou hoje inconstitucionais duas normas do decreto legislativo regional que alterou a lei orgânica da Assembleia Regional da Madeira, aumentando as subvenções dos partidos. A fiscalização preventiva do diploma, conhecido por "lei jackpot", tinha sido pedida pelo Representante da República, Monteiro Diniz.
Protecção Civil admite que retirou lições da última vaga de frio
A Autoridade Nacional de Protecção Civil rejeitou hoje as críticas que lhe foram feitas aquando da última vaga de frio em Portugal, mas admitiu que foram retiradas algumas lições, como a necessidade de fechar “antecipadamente” estradas e melhorar as comunicações.
TAP obteve vantagens de 1600 milhões na compra de Airbus
A TAP obteve no conjunto dos contratos celebrados com a Airbus "vantagens directas que ascendem a 1600 milhões de euros", refere hoje o gabinete do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações (MOPTC) em comunicado.
Constâncio: condições económicas degradaram-se em duas semanas
O governador do Banco de Portugal (BdP) admitiu hoje que as condições económicas se degradaram e que, caso o banco central apresentasse agora previsões, estas seriam mais negativas que as divulgadas no passado dia 6 de Janeiro.
João Caldeira suspeito de narcotráfico
João Caldeira, o ex-vice-presidente da cooperativa do Mar da Palha e gestor da Parque Expo, está a ser interrogado no Tribunal Central de Instrução Criminal, por alegado envolvimento na tentativa de introdução de cinco toneladas de cocaína, que foram apreendidas no Porto de Lisboa há 13 meses pela Direcção Central de Investigação de Tráfico de Estupefacientes da Polícia Judiciária.
Gaza: Ban Ki-moon quer que responsáveis de ataques contra edifícios da ONU sejam julgados
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, exigiu hoje que os responsáveis pelos ataques israelitas contra os edifícios da organização na Faixa de Gaza prestem “contas perante a justiça”.
PSD: comissão autárquica pede veto à candidatura de Gonçalo Amaral
A Comissão Coordenadora Autárquica do PSD decidiu propor à Comissão Política Nacional do PSD que recuse a candidatura de Gonçalo Amaral, ex-inspector da Polícia Judiciária (PJ), à câmara de Olhão. Na base do pedido estão os critérios do partido que impedem que um militante que há pouco tempo tenha tido um cargo nas forças de segurança se candidate a um cargo político.
Juíza considera penas excessivas
"As penas mostram-se excessivas, desadequadas e desajustadas, mesmo tendo em conta factos provados". É esta a declaração de voto vencido da presidente do colectivo do Tribunal de S. João Novo, no Porto, que condenou sete arguidos no processo das falências a penas de prisão entre os 18 e os sete anos. A pena maior de cadeia foi aplicada ao gestor Oliveira e Silva - tendo o tribunal dado como provados centenas de crimes de corrupção económica que lesaram o Estado em mais de 700 mi l euros referentes a processos de venda fraudulenta de massas falidas de mais de 20 empresas.
Crime violento dispara em 2008
Os números oficiais serão divulgados no final de Fevereiro, mas Mário Mendes, o secretário-geral do Sistema de Segurança Interna, admitiu ontem que todo o tipo de criminalidade, incluindo a mais grave e violenta, disparou em 2008. E isto quando ainda faltam analisar os dados referentes aos três últimos meses do ano.
Ultimato após greve
Os sindicatos de professores lançaram um ultimato ao Governo, prometendo endurecer a luta com mais "greves e manifestações", se o Executivo não ceder. A greve de ontem teve adesão de 91 por cento, segundo a Plataforma Sindical. Já o Ministério da Educação (ME) disse, em comunicado, que foi "muito inferior à de Dezembro" e aponta para uma adesão de 41%, com 318 escolas e agrupamentos fechados num total de 1170.
Neve obriga a reforço de zonas de risco
A previsão de queda de neve, para hoje e amanhã, levou ao reforço das zonas de risco por parte da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC). No total são 139 elementos transportados de Lisboa e Setúbal para Santa Comba Dão e Vila Real que ficarão à ordem do Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS). A decisão foi anunciada ontem no final de uma reunião do Centro de Coordenação Nacional Operacional, que accionou o alerta laranja para todo o território nacional até à meia-noite de amanhã.
Previsões traçam cenário pessimista
Primeiro foram os números da 'Economist' a deixar em aberto um cenário negro para a economia portuguesa. Ontem, as previsões de Bruxelas intensificaram receios. Em Novembro, a Comissão Europeia contava com um crescimento de 0,1% na riqueza do País. Em dois meses, Bruxelas reviu o valor e estima uma contracção de 1,6%, o dobro da estimativa traçada pelo Governo e pelo Banco de Portugal. E prevê que o País fique em terreno negativo até 2010
Incêndio não faz subir os preços
O incêndio que obrigou à paragem da refinaria da Galp, em Sines, por 6 semanas "tem um impacto significativo", pois a companhia "representa 70% da capacidade de refinação em Portugal". Ainda assim, a petrolífera garante que não faltará combustível nem haverá mexida nos preços.
Mundial 2018: "Somos candidatos"
Portugal e Espanha formalizaram ontem a intenção de avançar para uma candidatura conjunta à organização do Mundial de 2018. Na sede da FPF, em Lisboa, Gilberto Madaíl e Ángel Maria Villar, presidentes das respectivas federações de futebol, selaram o entendimento com duas assinaturas e um aperto de mão.
"Sei quanto dinheiro é que tenho"
"Sei quanto dinheiro é que tenho. Está tudo contado"; "O acordo com o Manchester United estava alcançado antes do jogo que realizei com a camisola do Sporting [n.d.r a 6 de Agosto de 2003, vitória dos leões por 3-1 na partida de apresentação aos sócios]". Estas e outras confidências foram ontem feitas por Cristiano Ronaldo, em entrevista à RTP 1.
Um sonho para a história
Barack Hussein Obama, filho de pai negro e mãe branca, é hoje empossado como presidente dos Estados Unidos, a escassos metros do local onde, há mais de 45 anos, o ícone do movimento de defesa dos direitos cívicos, Martin Luther King, profetizou que chegaria o dia em que as pessoas deixariam de ser julgadas pela cor da sua pele, num discurso mítico que ajudou a formar a América que hoje conhecemos. Cabe agora a Obama não defraudar todos aqueles que vêm nele o símbolo da mudança tão desejada.
Diário de Notícias
Assaltantes viram-se para hotéis e restaurantes
Equipa de Barack Obama sem tempo para paradas
Pais pedem a Cavaco para pôr fim a crise na educação
Sócrates ataca 'offshores' mas segura o da Madeira
24 Horas
Sócrates aprova casamento entre o mesmo sexo mas não podem adoptar
Portugal entrou na corrida à organização do Mundial 2018
Jornal de Notícias
Bruxelas prevê recessão e desemprego até 2010
Barack Obama: Segurança nunca vista em dia de posse histórica
Professores preparam novas greves e prometem voltar aos protestos
Rede angariava na Net clientela para prostitutas
Diário Económico
Investimento das empresas vai ter novos apoios fiscais
Novos subsídios de desemprego disparam 38%
Barack Obama vai liderar mundo em crise
Calculadora online para o crédito à habitação
Jornal de Negócios
Detecção de baixas fraudulentas triplica em quatro anos
Embaixador dos EUA em Portugal "Até perceber melhor o plano Obama, estou céptico"
Visabeira lança OPA à Vista Alegre
Paulo Azevedo - Bancos têm "pedido algum tempo" para financiarem projectos