sábado, 3 de janeiro de 2009


Gaza: bombardeamento da artilharia faz parte do curso da operação
A Faixa de Gaza está a ser bombardeada em vários locais no Norte e no Sul do território. A nova fase da ofensiva teve início às 16h30, hora local (14h30, hora de Lisboa) e segundo as autoridades israelitas faz parte do curso da operação.
Explosão na capital do Sri Lanka faz três feridos
Pelo menos três pessoas ficaram feridas e vários veículos destruídos numa explosão hoje em Colombo, capital do Sri Lanka, um dia depois de o Exército ter anunciado a queda do mais importante bastião tamil, a cidade de Kilinochchi.
Gás: Ucrânia alerta que conflito entre Moscovo e Kiev pode trazer “graves problemas” à Europa
A falta de entendimento entre a Rússia e a Ucrânia em relação ao gás natural arrisca-se a trazer “problemas muito graves” para a Europa “dentro de dez dias”, alertou hoje o representante da presidência ucraniana para a segurança energética, Bogdan Sokolovski.
Timor-Leste: expedição descobre uma das maiores concentrações de baleias e golfinhos do planeta
Depois de seis meses a sobrevoar as águas ao largo de Timor-Leste, à procura de cetáceos, tartarugas, tubarões, raias e crocodilos, sete investigadores subiram a bordo do navio oceanográfico “Timor Tiger” e o que descobriram deixou-os maravilhados. Colados aos binóculos, estes cientistas dizem ter encontrado uma das maiores concentrações de baleias e golfinhos do planeta. Um verdadeiro “hot spot” de biodiversidade.
Escolas tecnológicas correm risco de fechar devido à "instabilidade do financiamento"
A "instabilidade do financiamento" das oito escolas tecnológicas do país põe em risco a sua sobrevivência, apesar de terem taxas de empregabilidade dos alunos superiores a 80 por cento, afirma o responsável pela Escola de Tecnologia e Gestão Industrial.
Presidente da CP nega acusações de actos ilegais de gestão
O presidente dos Comboios de Portugal (CP) recusou hoje as acusações de actos ilegais de gestão feitas por quadros técnicos da empresa e assegura que tem elementos para rebater, ponto por ponto, cada uma das denúncias.
Totalidade dos preços nas bombas disponíveis na Internet só a partir de 16 Fevereiro
A possibilidade de consultar todos dos preços dos combustíveis a nível nacional na Internet, através da página da Direcção-Geral de Energia e Geologia, só poderá ser feita a partir de 16 Fevereiro em vez de hoje, como inicialmente definido.
Empresário factura milhões na Gebalis
A empresa de Manuel Nápoles, militante do PSD de Gondomar e apoiante de Durão Barroso, facturou com a Gebalis 19,3 milhões de euros entre 2003 e 2008. Só de Março de 2006 a Outubro de 2007, a Hidrauli Concept encaixou quase 4,7 milhões de euros em trabalhos extra, "um valor em mais de seis vezes superior ao valor contratualizado para a 'avença [fixada]'", segundo a acção cível da empresa contra os seus ex-gestores. O contrato está sob investigação do Ministério Público
Têxtil lança 50 mil no desemprego
Este ano pode tornar-se um dos mais negros para o sector têxtil em Portugal, em especial nos vales do Ave e do Cávado, prevendo os sindicatos do sector que as dezenas de falências que se anunciam resultem em mais de 50 mil novos desempregados.
Mais de mil milhões por aplicar na Agricultura
Os agricultores portugueses não conseguiram aceder nos últimos quatro anos a mais de mil milhões de euros dos fundos comunitários. A culpa, segundo o presidente da Confederação dos Agricultores Portugueses (CAP), João Machado, é da "política desastrosa" do Governo, tendo a situação merecido mesmo um alerta do Presidente da República na sua mensagem de Ano Novo.
Lei impede caixas de emprestarem mais dinheiro
Os agricultores receiam que na actual crise financeira a banca deixe de confiar neles para lhes conceder crédito e lamentam que as Caixas Agrícolas sejam tão relutantes em ajudá-los. Estas instituições, muitas com excesso de liquidez, alegam o contrário: a Lei não lhes permite emprestar mais dinheiro, a que só têm direito os associados. Na sequência da derrocada do Banco Privado Português (BPP), onde uma parte do seu dinheiro foi investido em aplicações efectuadas por Caixas de Crédito Agrícola Mútuo (CCAM), os lavradores das regiões do Oeste, Ribatejo, Dão e Vale do Mondego não estão preocupados com os depósitos, antes com os entraves aos empréstimos.
Finanças 'congelam' PSP
A hierarquia de patentes da PSP vai manter-se inalterada. O CM soube que o Ministério das Finanças (MF), através da Direcção-Geral da Administração Pública (DGAP), pressionou o Ministério da Administração Interna (MAI) para que não crie mais postos hierárquicos naquela força policial, alegando a necessidade de conter custos e o desejo de uniformizar carreiras na Função Pública.
BdP trava ofensiva da publicidade bancária
A partir de agora, a publicidade feita pelos bancos terá de ser mais rigorosa e transparente. As novas regras impostas pelo Banco de Portugal entraram em vigor anteontem depois de o regulador ter admitido que há consumidores que podem ficar iludidos com publicidade pouco esclarecedora.