sábado, 31 de janeiro de 2009

Alegre adverte que José Sócrates não é acusado de nada
O histórico deputado do PS, Manuel Alegre, disse hoje no Porto, que José Sócrates não é acusado de nada e pediu empenho nas investigações para que a verdade seja esclarecida.
Freeport: ex-secretário de Estado do Ambiente considera e-mails “campanha de desinformação”
Cavaco Silva classifica caso Freeport como “assunto de Estado”
Sócrates diz-se preparado para resistir às “ignomínias desta campanha”
Passos Coelho diz que autorização do Freeport constitui um problema político
Técnicos que deram parecer negativo afastados pelo ICN do licenciamento do Freeport
Dois técnicos do Instituto de Conservação da Natureza (ICN) que deram pareceres que chumbariam liminarmente o projecto do Freeport para Alcochete foram afastados do processo pela direcção daquele organismo em Setembro de 2001, noticiam a SIC e o semanário “Expresso” de hoje, em resultado de uma investigação conjunta.
Testemunhas ouviram Manuel Pedro dizer que pagou 500 mil contos a Sócrates
Assessora de Manuel Pedro confirmou pagamento de “luvas” a José Sócrates
E-mails trocados com a Freeport falam de subornos no licenciamento do “outlet”
Taxas moderadoras ficam mais caras a partir de amanhã
O Estado deverá arrecadar 69,3 milhões de euros na cobrança de taxas moderadoras em 2008 no Serviço Nacional de Saúde, cerca de menos dois milhões que no ano anterior, segundo dados da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS). Contudo, a partir de amanhã, as taxas moderadoras de consultas, urgências e actos médicos em hospitais e centros de saúde ficam mais caras a partir de amanhã.
CDS-PP desafia Governo a analisar propostas da oposição
O líder parlamentar do CDS-PP desafiou hoje o Governo a analisar as propostas de alteração ao Orçamento suplementar para 2009 apresentadas pela oposição, como a criação de condições mais favoráveis para o pagamento voluntário de impostos em prestações. Diogo Feio adiantou que o seu partido apresentou "mais de 20 propostas de alteração", desafiando agora o Executivo de maioria socialista a analisar as "propostas concretas da oposição".
BE quer aumentar subsídio de desemprego
PEV propõe descida do IVA
Ferreira Leite preocupada com rejeição das medidas do PSD contra a crise
Sócrates reitera que “país precisa de investimento e este é o momento de agir”
Manuel Monteiro desafia Presidente da República a demitir o Governo
Manuel Monteiro instou o Presidente da República a demitir o Governo porque “não há nada pior para a estabilidade de um regime político do que o manter em coma”. “Se o primeiro-ministro não se demite, devia ser o Presidente a demitir o Governo”, defendeu Monteiro, hoje, no seu discurso de abertura do 4º Congresso do Partido da Nova Democracia, que decorre no Porto, e no qual será eleito um novo presidente e uma nova direcção.
Iraquianos elegem conselhos regionais e começam a definir o seu futuro
Milhões de iraquianos estão hoje a votar para eleger os membros dos conselhos de 14 das 18 províncias do Iraque. São as primeiras eleições no país desde 2005 e são um teste fundamental, depois de anos de guerra civil.
Google explica falhas nas pesquisas com erro humano
O problema que hoje afectou as pesquisas efectuadas no motor de busca Google deveu-se a um “erro humano”, segundo a explicação avançada pela empresa. Num texto assinado por uma vice-presidente da Google, e publicado no blogue oficial da empresa, a falha sucedeu durante a actualização da base de dados na qual constam os sites e páginas que são consideradas perigosas. A empresa responsável pelo motor de busca garante que o problema não durou mais de 40 minutos.
Governo britânico vai nacionalizar as escolas privadas mais afectadas pela crise
O Governo britânico vai alterar o estatuto de algumas escolas privadas mais afectadas pela crise económica para que sejam financiadas e não tenham de fechar as portas. Cinco escolas já aderiram a esse projecto, mas muitas deverão seguir-se para que já estejam a ser financiadas no próximo ano lectivo.
Hamas tem de ser trazido ao processo de paz, diz Blair
O Hamas tem de ser chamado de alguma forma às negociações de paz no Médio Oriente, defendeu Tony Blair numa entrevista ao diário britânico “The Times”. A política de isolar Gaza da solução falhou, diz o ex-primeiro-ministro britânico e actual enviado para o Médio Oriente do Quarteto (Nações Unidas, Estados Unidos, União Europeia e Rússia).
Manifestações da oposição bloqueadas em várias cidades russas
Quatro dezenas de opositores do regime russo foram hoje detidos no decurso de manifestações em algumas das principais cidades do país, todas sob apertada vigilância da polícia anti-motim.

Mãe compra a pronto casa a offshore
Maria Adelaide de Carvalho Monteiro, a mãe do primeiro-ministro José Sócrates, comprou o apartamento na Rua Braamcamp, em Lisboa, a uma sociedade off-shore com sede nas Ilhas Virgens Britânicas, apurou o Correio da Manhã. Em Novembro de 1998, nove meses depois de José Sócrates se ter mudado para o terceiro andar do prédio Heron Castilho, a mãe do primeiro-ministro adquiria o quarto piso, letra E, com um valor tributável de 44 923 000 escudos - cerca de 224 mil euros -, sem recurso a qualquer empréstimo bancário e auferindo um rendimento anual declarado nas Finanças que foi inferior a 250 euros (50 contos).
Assessora confirma comissão
A assessora de Manuel Pedro garantiu à Polícia Judiciária que durante o processo de licenciamento do Freeport houve pagamento de avultadas comissões. A testemunha terá ouvido várias conversas em datas posteriores que confirmam essa tese e recorda mesmo uma delas, entre Manuel Pedro e João Cabral, o primeiro da empresa promotora, o segundo com ligações à empresa Freeport.
"Eu trato o meu sobrinho por Zezito"
Foi uma emoção: "Zezito, é assim que eu trato o meu sobrinho José Sócrates." Esta foi a grande revelação de Júlio Monteiro na entrevista de ontem à TVI. O 'Jornal Nacional' começou com o engenheiro de Cascais sentado ao lado de Manuela Moura Guedes. Uma surpresa para abrir o apetite durante dois escassos minutos.

Construtor civil alvejado em assalto
O construtor civil de 79 anos nem se apercebeu mas começou a ser perseguido logo à saída do Millennium BCP da Avenida Almirante Reis, em Lisboa. Dois homens, montados numa potente moto, tomaram Virgílio Ferreira como vítima e seguiram o jipe do empresário.
Divórcio cria pobreza
O Presidente da República manifestou ontem em Fátima a sua "perplexidade" quanto à forma como se legisla em Portugal e deu como exemplo a lei do divórcio, que acusou de estar a gerar "a maioria dos novos pobres".
Portugueses alvo de racismo
Cerca de 30 portugueses estão a deixar os postos de trabalho na refinaria de Lindsey, da empresa petrolífera Total, devido aos protestos xenófobos dos trabalhadores no Nordeste de Inglaterra que entraram em greve contra a contratação de mão-de-obra estrangeira. Segundo o CM apurou, onze dos trabalhadores portugueses já regressaram a Portugal, estando prevista para hoje a chegada de mais onze. Os restantes vão continuar em Immingham, perto de Grimsby,esperando que a situação se resolva.
Homicida detido acusado de roubo
A Polícia Judiciária (PJ) deteve, anteontem, o segundo elemento de um grupo de três homens que em Janeiro do ano passado assaltou com extrema violência um cabeleireiro na Cova da Moura, Concelho da Amadora. Um outro suspeito deste crime já está detido há vários meses por envolvimento numa tentativa de homicídio, mas também será relacionado com este caso por co-autoria do assalto.

Dois mil milhões com Estado fiador
O Banco Português de Negócios (BPN) foi ontem autorizado pelo Governo a realizar um programa de emissão de dívida que ascende a um total de dois mil milhões de euros. O plano, que conta com a participação da Caixa Geral de Depósitos (CGD), já tinha sido recebido uma primeira autorização do Governo, no valor de 815 milhões de euros. Ontem surgiu a segunda autorização, para mais 1185 milhões de euros.
Falências aumentam 67 por cento em 2008
O número de processos de insolvência e falência aumentaram, o ano passado, 67 por cento, face a 2007. No total, foram registados 3344 processos, ou seja, perto de dez empresas por dia fecharam as suas portas em 2008, de acordo com um estudo da Dun & Braderstreet (D&B) divulgado ontem.
Uma urgência custa 147 euros
O Ministério da Saúde aumentou o preço dos cuidados de saúde prestados aos utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e pagos pelos subsistemas, unidades públicas e privadas. Cada doente que procura uma consulta num Serviço de Urgência Polivalente - num hospital central - passa a custar mais 3,50 euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), um encargo que aumenta para 147 euros.
Morreu após cair no hospital
Doente de Alzheimer, João Neves, de 87 anos, foi internado no Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio devido a uma inflamação respiratória. Ao ser transferido da maca, onde se encontrava desde a noite anterior, para uma cama foi deixado cair pelo pessoal que dele cuidava e ficou ferido na cabeça. Dois dias depois estava morto.