domingo, 1 de fevereiro de 2009

Governo de Guterres nomeou suspeito do Freeport
Manuel Carlos Abrantes Pedro Nunes, o sócio português de Charles Smith na empresa Smith e Pedro - empresa suspeita de ter sido a intermediária no pagamento de luvas no negócio Freeport -, foi nomeado pelo Governo de António Guterres, em 2000, para assessor principal da Equipa da Missão para a Protecção e Gestão Ambiental das Salinas do Samouco (Alcochete).
"É uma campanha cobarde contra Sócrates"
Ex-ministro do Ambiente do Governo PSD/CDS, Luís Nobres Guedes está totalmente solidário com José Sócrates no caso 'Freeport'.
Milhares de aves na rota dos aviões são um risco
Um ano após o anúncio da decisão de construção do aeroporto de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete, não está definido se as deslocações de mais de cem mil aves que vivem entre o Tejo e o Sado colocarão em perigo a segurança dos aviões. A NAER-Novo Aeroporto informa que em breve arrancará o estudo dos movimentos de avifauna, adjudicado à Nemus. As conclusões serão conhecidas em Julho de 2010.
Cavaco critica leis irreais e utópicas
Os legisladores devem ir para o terreno antes de elaborar as leis, para que estas sejam feitas para o País em concreto e não para utopias. O conselho é do Presidente da República, Cavaco Silva, que aponta a nova Lei do Divórcio como exemplo de um diploma feito para "uma realidade que não é a nossa".
PJ apanha gang violento
Assaltaram e sequestraram a família de Domingos Paciência, o treinador da Académica de Coimbra e ex-jogador do Futebol Clube do Porto, há pouco mais de uma semana, quando se encontravam em casa, em Leça da Palmeira.
640 milhões para novas estradas
A concessão da estrada que vai cortar o Baixo Alentejo na horizontal foi ontem assinada em Ferreira do Alentejo. Até Janeiro de 2012, 344 quilómetros de novas vias - incluindo o IP8, com perfil de auto-estrada e portagens, entre Sines e Beja - serão construídos, com um custo total de 690 milhões de euros.
Empresas cortam nos aumentos
Com a crise económica as empresas estão a cortar nos aumentos salariais deste ano e a reduzir significativamente as despesas com horas extraordinárias e com acções de formação. As actualizações mais penalizadas são dos cargos de topo.
Sepsis mata centenas de portugueses
A sepsis - infecção generalizada no organismo depois de iniciada num órgão - pode ter várias causas. A sobrevivência do doente depende da agressividade da bactéria que causou a infecção, do sistema imunitário da pessoa e da demora do diagnóstico e terapêutica. Na maioria dos casos a doença revela-se fatal. Tão fatal que foi causa de morte, em Portugal, em 2005 - últimos dados oficiais disponíveis -, para 825 pessoas.
Doentes caloteiros não pagam as taxas
Há cada vez mais portugueses que não pagam as taxas moderadoras, mesmo quando o pedido de pagamento é enviado por carta para casa dos utentes do Serviço Nacional de Saúde. Os hospitais públicos queixam-se da dificuldade na cobrança desses valores, que aumentou especialmente em 2008, e que chegam a atingir as centenas de milhares de euros.
Gestor judicial da Qimonda encontra-se amanhã com ministro da Economia
A multinacional alemã Qimonda vai encerrar "inevitavelmente" se até Março o gestor judicial da empresa, Machael Jaffé, que se reunirá amanhã em Lisboa com o ministro da Economia, Manuel Pinho, não encontrar um investidor.
Paulo Portas desafia PS e PSD a reverem posições sobre segurança
O líder do CDS-PP, Paulo Portas, apelou hoje em Lisboa ao PS e ao PSD para reverem as posições em matéria de segurança porque, defendeu, os números conhecidos sobre a criminalidade em 2008 são "muito sérios".
PSP detém jovem de 18 anos por assalto ao tribunal da Covilhã
A Polícia de Segurança Pública deteve um jovem de 18 anos suspeito de assaltar o Tribunal da Covilhã, na madrugada de ontem, anunciou a corporação, em comunicado.
Covilhã: tribunal assaltado durante a madrugada
Tribunal condena Estado devido a erosão costeira causada por esporão
Os tribunais Administrativo e da Relação do Porto deram provimento a uma queixa de um morador na Apúlia, Esposende, considerando que o Estado é culpado da erosão da costa por ter construído um esporão de pedra com 300 metros.
Árvores caídas e pequenas inundações na região Centro
O mau tempo provocou na madrugada de hoje a queda de árvores para a via pública e pequenas inundações um pouco por toda a região Centro, disseram à Lusa fontes dos Centros Distritais de Operações de Socorro.
Bombeiros receberam mais de cem pedidos de socorro em Lisboa devido ao mau tempo
Mar invadiu a Avenida Marginal e troço entre Torre e Santo Amaro de Oeiras esteve cortado
Freeport: Manuel Pedro nega ter feito pagamentos ilícitos
Manuel Pedro, associado da Smith & Pedro, em comunicado, afirma que nunca procedeu a "pagamentos ilícitos" e que a única vez que se encontrou com José Sócrates foi no Ministério do Ambiente numa reunião pedida pela autarquia de Alcochete.
Técnicos que deram parecer negativo afastados pelo ICN do licenciamento do Freeport
Testemunhas ouviram Manuel Pedro dizer que pagou 500 mil contos a Sócrates
Assessora de Manuel Pedro confirmou pagamento de “luvas” a José Sócrates
Boaventura de Sousa Santos defende “a reinvenção do Estado” como resposta às crises
O Fórum Social Mundial antecipou-se às crises que o mundo enfrenta na actualidade no âmbito da economia, da energia, dos alimentos e do meio ambiente, disse o sociólogo Boaventura de Sousa Santos que defende “a reinvenção do Estado”.
Sistema financeiro mundial precisa de 500 mil milhões para se recapitalizar
Fórum Social Mundial pretende combater modelo liberal recorrendo à crise
Governo italiano chama “radical de esquerda” a ministro da Justiça do Brasil
Um dia depois de o primeiro-ministro de Itália, Silvio Berlusconi, ter garantido que fará “de tudo” para conseguir a extradição do antigo membro do grupo Proletários Armados pelo Comunismo, braço das Brigadas Vermelhas, Cesare Battisti, o ministro das dos Negócios Estrangeiros Franco Frattini agudizou a tensão instalada com o Brasil. Num artigo publicado do Il Giornale, do grupo de Berlusconi, Frattini chamou o ministro da Justiça do Brasil, Tarso Genro, de “radical de esquerda”.
Olmert avisa que a resposta será “desproporcionada”
O primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert, disse hoje de manhã que os ataques de “rockets” lançados da Faixa de Gaza para o Sul de Israel enfrentarão “uma resposta israelita desproporcionada”. O Hamas acusa Olmert de fazer estas declarações a pensar nas eleições legislativas da próxima semana em Israel.
Hamas terá concordado com trégua de um ano a começar quinta-feira
Olmert avisa que a resposta será “desproporcionada”
Hamas tem de ser trazido ao processo de paz, diz Blair
Novo patriarca da Igreja Ortodoxa russa já foi entronizado
"Axios." "Ele é digno." A aclamação da eleição, por 508 em 711 votos, do novo patriarca ortodoxo de Moscovo resume o sentimento com que a escolha foi recebida na Rússia, na Igreja Ortodoxa e em outras Igrejas cristãs - nomeadamente no Vaticano. O até agora metropolita de Smolensk foi hoje entronizado como 16º patriarca de Moscovo e de Todas as Rússias.
Cerca de sete mil trabalhadores foram despedidos ou ficaram com o emprego em risco em Janeiro
Cerca de sete mil trabalhadores foram despedidos ao longo de Janeiro ou viram os seus postos de trabalho ameaçados devido ao encerramento das suas empresas ou à redução de pessoal na sequência da crise.