sábado, 21 de fevereiro de 2009


Investigação aperta Smith e Manuel Pedro
O escocês Charles Smith e o português Manuel Pedro foram ontem 'apertados' pela equipa que investiga o caso Freeport para explicarem os "pagamentos corruptos" que são referidos pelo escocês num DVD gravado por um administrador inglês do Freeport.
"Justiça já não pode descer mais"
Manuela Ferreira Leite, líder do PSD, diz que a Justiça não pode continuar como está, um caos, até porque neste momento é um dos maiores constrangimentos ao crescimento económico do País.
Autarca de Almeirim atacado a tiro
O presidente da Câmara de Almeirim, José Sousa Gomes (PS), escapou ontem ileso a uma tentativa de homicídio, protagonizada por um homem que disparou duas vezes sobre o carro do autarca. O autor dos tiros, de 40 anos, residente em Paço dos Negros, Almeirim, foi detido pela GNR, passados poucos minutos, sem oferecer resistência, ainda na posse de uma pistola de calibre 6,35 mm.
Foliões resistem à crise
A vida são dois dias e o Carnaval são três." Com a chegada do Entrudo os portugueses esquecem a crise e gastam milhões em fantasias. De Norte a Sul, a festa representa, só nos 15 maiores corsos, 3,4 milhões de euros.
Morre engasgado com batata frita
José Alberto Rodrigues Sousa tinha 19 anos. Estudante do Ensino Superior, divertia-se na madrugada de ontem na Discoteca Andrómeda, em Paredes, Vila Real, quando o impensável aconteceu: engasgou-se com uma batata frita e em poucos minutos veio a perder a vida.
73 mil tentam fugir às penhoras
Cerca de 6100 contribuintes com dívidas fiscais tentam, em média, por mês, vender o seu património de forma a escapar à execução do Estado. Perante estes números, o Ministério das Finanças decidiu avançar com um sistema informático para travar a venda de imóveis em vias de penhora.
200 mil portáteis até fim de Março
Os problemas de distribuição do computador Magalhães, que, segundo os responsáveis da J. P. Sá Couto, se ficaram a dever a problemas burocráticos, deverão estar resolvidos até Março, revelou ontem ao CM Luís Pinto, administrador da J. P. Sá Couto, que acompanhou o presidente da PT, Zeinal Bava, a Moçambique para o lançamento do Portal Sapo MZ e onde distribuiu de mil Magalhães. O presidente de Moçambique, Armando Guebuza, esteve presente na cerimónia de entrega.
Constâncio suspeita de falsificações no BPP
Suspeitas de falsificação levaram ontem o Banco de Portugal (BdP) a suspender preventivamente seis administradores do Banco Privado Português (BPP). Em comunicado, o supervisor liderado por Vítor Constâncio refere que a decisão foi tomada "num contexto de um processo de contra-ordenação em curso por irregularidades graves praticadas" e que já informou o Ministério Público dos "novos indícios agora apurados".
Valentim de volta ao Tribunal de Gondomar
Valentim Loureiro foi ontem interrogado, na fase de instrução, no processo de construção do Complexo Desportivo de Rio Tinto. O presidente da Câmara de Gondomar está acusado dos crimes de prevaricação e falsificação de documento. A obra foi concluída antes da adjudicação da empreitada dos alicerces do estádio
Governo gasta 90 mil em festas
A ministra da Saúde, Ana Jorge, foi ontem 'bombardeada', no Parlamento, com críticas dos deputados da Oposição por "esbanjar dinheiros públicos". Exemplos não faltaram. O Governo gastou 90 mil euros em duas cerimónias públicas, paga um ordenado milionário de 6152 euros ao administrador do Hospital Amadora-Sintra - mais mil euros do que o salário do primeiro-ministro, José Sócrates - e pagou 24 6719 euros, em vez de 15 000 euros pelas obras de adaptação do Centro de Saúde Vila Real em Unidade e Saúde Familiar.
Greve faz atrasar operações
Os blocos operatórios de alguns hospitais do País foram ontem encerrados e milhares de operações adiadas devido à greve de 24 horas dos enfermeiros que terminou perto da meia-noite, garantiu ao CM José Carlos Martins, presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP). Assim aconteceu, por exemplo, em Viana do Castelo e no IPO do Porto. Nova greve pode acontecer na primeira semana de Março.

Caso Freeport: Pinto Monteiro garante que serão ouvidas todas as pessoas "necessárias" ao apuramento da verdade
O procurador-geral da República (PGR), Pinto Monteiro, garantiu ontem, no Funchal, que no caso Freeport serão ouvidas todas as pessoas "necessárias" para o apuramento da verdade, incluindo Hugo Monteiro, que se encontra na China.
Caso Freeport: Charles Smith e Manuel Pedro constituídos arguidos
DREN desmente "obrigação" dos professores em participarem no desfile de Carnaval
A directora regional de Educação do Norte, Margarida Moreira, garantiu ontem à Lusa que nenhum professor de Paredes de Coura foi obrigado a participar no desfile de Carnaval. Sublinhou, no entanto, "que o cortejo teria forçosamente que sair à rua".
Professores de Paredes de Coura desfilaram sob protesto
José Sócrates convidou Hugo Chávez para o Congresso do PS
O secretário-geral do Partido Socialista (PS), José Sócrates, convidou o Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, para assistir ao Congresso do partido no próximo fim-de-semana, noticiou hoje o semanário “Sol”.
Empresários do ramo automóvel querem novas medidas para apoiar o sector
Os empresários do sector automóvel consideraram ontem que são necessárias novas medidas urgentes para apoiar o sector, após reunião em Aveiro, afirmou a Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel
Sindicato dos Enfermeiros diz que contraproposta do Governo não satisfaz
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) considera que a contraproposta do Governo às exigências da classe não se aproxima das reivindicações que estiveram na origem da greve nacional de ontem.
Ministério da Saúde fala em adesão à greve de 59,16 por cento
Ministra da Saúde anuncia envio de contra-proposta sobre revisão de carreiras "dentro de horas"
Greve dos enfermeiros fecha blocos operatórios do hospital de Viana do Castelo
Sócrates anuncia que 55 secundárias vão iniciar obras de requalificação antes do Verão
O primeiro-ministro afirmou hoje que 55 escolas secundárias de todo o país começam a ser requalificadas entre Maio e Junho de 2009, altura em que deverá estar terminado já o processo dos concursos lançados pelo Governo.
Clinton afirma que EUA e China podem retirar o mundo da crise
A secretária norte-americana de Estado, Hillary Clinton, afirmou hoje em Pequim que os Estados UNidos e a China, juntos, poderão ajudar o mundo a sair da crise económica; e esclareceu que isto deve ser mais importante do que quaisquer considerações sobre direitos humanos.
Clinton avisa que direitos humanos não atrapalharão encontros em Pequim
Idosos do lar de Silves serão examinados por médicos do Centro de Saúde local
Os 28 utentes de um lar de idosos de Silves vão ser hoje examinados por médicos no Centro de Saúde local, uma decisão tomada pelas autoridades na sequência do encerramento do lar por ser ilegal e não ter condições higiénicas.
Lar onde viviam 28 idosos em Silves encerrado por falta de condições
Israel disparou contra o Líbano, em retaliação contra disparo de rocket que fez feridos
Uma mulher foi hoje ferida quando um rocket caiu no Norte de Israel, anunciou um porta-voz da polícia israelita. Em resposta, as Forças Israelitas de Defesa dispararam peças de artilharia contra a fonte do ataque, disse um porta-voz militar, sem conseguir especificar de onde é que o rocket surgira.
Papa anuncia que Nuno Álvares Pereira será canonizado a 26 de Abril
O Papa Bento XVI anunciou hoje a canonização este ano de dez beatos, entre os quais o carmelita português Nuno de Santa Maria Álvares Pereira, segundo um comunicado do Vaticano.
Cavaco Silva congratula-se com canonização de Nuno Álvares Pereira
Vida de Nuno Álvares Pereira é um “exemplo” para a sociedade actual