quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Caso Freeport: Sócrates insiste que PSD está a fazer campanha contra si
O primeiro-ministro, José Sócrates, acusou hoje o PSD de desenvolver uma campanha contra si, após ser questionado sobre a eventual actuação ilegal dos serviços de informações em relação aos magistrados que investigam o caso Freeport
Augusto Santos Silva: "está em curso uma tentativa de assassinato político e moral de José Sócrates"
Alexandre Soares dos Santos da Jerónimo Martins classifica políticas de Sócrates como “demagógicas” e “intoleráveis”
O presidente da Jerónimo Martins, Alexandre Soares dos Santos, afirmou hoje, a propósito da proposta de José Sócrates de aumentar os impostos sobre os ricos para distribuir aos pobres, que a actual crise está a ser agravada pela "demagogia que o senhor primeiro-ministro está empregando neste momento [e] é absolutamente intolerável". "Mais grave ainda temos um Parlamento...que nada discute e nada controla", declarou Soares dos Santos à Lusa.
Liscont desiste de classificação Potencial Interesse Nacional para alargamento do terminal de contentores
A Liscont, concessionária do terminal de contentores de Alcântara, decidiu pedir a dispensa da classificação de projecto de Potencial Interesse Nacional (PIN) da obra de alargamento do terminal, disse à Lusa o presidente da empresa.
Oposição critica Rui Pereira por não divulgar dados sobre criminalidade violenta
O ministro da Administração Interna foi hoje ao Parlamento fazer o balanço de 2008 mas não falou sobre a criminalidade violenta, alegando não existirem “ainda dados consolidados”. A oposição criticou o silêncio de Rui Pereira.
Ministério e Fenprof sem acordo sobre estrutura da carreira dos professores
O Governo e a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) concordaram hoje na inexistência de pontos de convergência na revisão da estrutura da carreira docente, pelo que um entendimento entre as duas partes está cada vez mais longe.
Fenprof rejeita proposta do Ministério da Educação, FNE disponível para negociar
Painéis solares térmicos terão benefício triplo para as famílias
A instalação de painéis solares térmicos em habitações particulares vai ter um “triplo benefício” para as famílias já a partir do próximo mês, anunciou hoje o primeiro-ministro, no discurso inicial do debate quinzenal, no Parlamento, dedicado à economia.
Potencial biomarcador do cancro da próstata identificado na urina humana
Foi identificada pela primeira vez, na urina humana, uma substância que permite distinguir tecidos normais da próstata de tumores cancerosos localizados e de tumores invasivos. E que parece ser um melhor indicador da agressividade destes tumores do que a proteína PSA, tradicionalmente utilizada para detectar e monitorizar o cancro da próstata.
Vieira da Silva aconselha empresas a negociarem salários em função de cada sector
O ministro do Trabalho aconselhou hoje os patrões e os sindicatos a negociarem salários adequados à situação de cada sector ou empresa de modo a salvaguardar os empregos, embora reconheça a importância de os rendimentos familiares não baixarem.
Angolagate: Estado francês acusado de nada ter feito para impedir tráfico de armas
O ministério público francês acusou hoje o Estado de ter feito vista grossa ao tráfico de armas para Angola na década de 1990 por Pierre Falcone e Arcadi Gaydamak, que tinham relações directas com os serviços secretos e até mesmo contactos nas mais altas instâncias da República.
Câmara da Guarda rejeita enviar para IGAT relatório dos projectos assinados por Sócrates
O presidente da Câmara da Guarda (PS) recusou hoje enviar para a Inspecção-Geral de Administração do Território (IGAT) o relatório da comissão interna sobre licenciamento de projectos assinados por José Sócrates nos anos 80, por considerar que "está tudo esclarecido".
Casas de Sócrates na Judiciária
Os polémicos projectos assinados por José Sócrates no concelho da Guarda nos anos oitenta vão ser investigados pelo Ministério Público e pela Polícia Judiciária. (...)
Falta de costureiras fecha empresa
Cansado de procurar costureiras para trabalhos finais de confecção, o empresário Adelino Queirós - que anteontem no 'Prós e Contras' da RTP denunciou que os subsídios do Estado impossibilitam que consiga arranjar operários qualificados para a sua fábrica - está determinado a encerrar a Fio de Cetim, instalada em Brito, no concelho de Guimarães. Alega que precisa de 20 trabalhadoras "razoáveis a manusear a máquina de corte-e-costura" para rentabilizar a empresa, mas apenas conta com oito. Nem os esforços do Centro de Emprego para encontrar trabalhadoras têm valido, já que as candidatas preferem o subsídio de desemprego a ganhar o salário mínimo.
Polícias de elite patrulham ruas
Sem fazer qualquer referência ao aumento da criminalidade registado em 2008, sobretudo no que diz respeito aos crimes violentos, o ministro Rui Pereira apresentou ontem, em Lisboa, a Estratégia de Segurança para 2009. Entre as muitas medidas anunciadas, destaca-se o empenho das unidades especiais da GNR e PSP em patrulhamento nas áreas de maior risco.
Caso BPN é pior do que Madoff
O actual administrador do Banco Português de Negócios (BPN) - que chegou ao banco pela mão de Miguel Cadilhe e foi reconduzido após a nacionalização - Rui Pedras, admitiu ontem que "a fraude do Madoff, em termos comparativos, é consideravelmente inferior à do BPN".
Mais 200 milhões para PME
O Governo aumentou de 400 milhões para 600 milhões de euros o plafond da linha de crédito PME Invest III, destinado às micro e pequenas empresas. Para o ministro da Economia, "trata-se de um grande sucesso e de uma medida verdadeiramente imprescindível face à crise internacional".
Belmiro no Fórum do PSD
Num cenário branco com letras em tons laranja e cinza, Manuela Ferreira Leite apresentou ontem o Fórum Portugal de Verdade, promovido pelo PSD. O símbolo tem o V de vitória e a líder social--democrata justificou a iniciativa com o momento decisivo, em que é preciso mostrar alternativas "viáveis" para "um futuro melhor". É essa a sua "ambição".
Eanes vê Portugal bloqueado por medos
A sociedade portuguesa é uma sociedade com medo dos medos. Medo pelo presente, medo do futuro, medo pelos filhos, pela sorte dos pais, medo pelo emprego, medo dos poderes políticos", afirmou o general Ramalho Eanes na conferência que proferiu ontem à tarde no Instituto de Defesa Nacional, em Lisboa. Ele considerou a situação dramática para Portugal porque "o medo, crónico" bloqueia-lhe a abertura e a acção.
Fogos desalojam família portuguesa
Num momento em que as autoridades da Austrália receiam que o número de mortos nos incêndios que devastam o Sul do país atinja as três centenas, fontes consulares confirmaram ontem que uma família portuguesa, um casal e dois filhos, foi afectada pela tragédia.
"Asseguramos a ordem em Timor"
Capitão João Martinho foi o protagonista da resposta da GNR ao atentado contra o presidente timorense, Ramos-Horta, faz precisamente hoje um ano.