quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Diário de Notícias
Conselho do MP vai aprovar inquérito interno
"Filmámos no bairro de lata"
Veto de Cavaco mata lei do PS sobre voto emigrante
Vaticano faz duras críticas a eutanásia de italiana
Público
Cavaco Silva vetou fim do voto por correspondência dos emigrantes
Tribunal europeu dos direitos do homem condena Portugal por atentado à liberdade de expressão
Ministra não diz quais as consequências para professores que recusaram fazer avaliação
BPN gerou "buraco" de 1800 milhões de euros
Correio da Manhã
PGR impõe urgência máxima
Sex shops escapam à crise
Veto ao fim do voto por carta
Fugiam ao Fisco numa offshore
24 Horas
Freeport também aliciou bombeiros
Autarca que sobreviveu a três tiros não se lembra de nada
Protestos britânicos contra trabalhadores portugueses
Clubes espanhóis andam a sondar Quique
Jornal de Notícias
Homem mais rico do país também está a despedir
Idosos amordaçados na própria casa
Ministra da Educação aconselha professores a lerem legislação
Milhões pela virgindade
Diário Económico
Buraco financeiro do BPN atinge já 1,8 mil milhões
Homem mais rico de Portugal não escapa à crise
Desemprego de portugueses em Espanha triplica
Qimonda admite despedimentos na fábrica em Portugal
Jornal de Negócios
Informática e "call centers" lideram oferta de emprego
Obama ataca salários de Wall Street
Américo Amorim "É histórico o que está a acontecer. Tudo isto são anomalias"
Estado pode ter de recomprar créditos titularizados
Comissão de inquérito ao BPN pondera pedir levantamento do sigilo bancário
A comissão de inquérito parlamentar ao caso BPN vai decidir na próxima terça-feira se pede o levantamento do sigilo bancário para obter documentação que lhe tem sido negada por várias entidades com responsabilidades neste caso. A questão foi levantada hoje pelo deputado comunista Honório Novo que se referiu à "recusa reiterada" do Banco de Portugal e outras instituições.
Oposição acusa Vieira da Silva de não responder à interpelação sobre desemprego
A oposição parlamentar acusou hoje o ministro do Trabalho, Vieira da Silva, de não ter falado "uma única vez" sobre desemprego ao longo da interpelação suscitada pelo PCP sobre a situação social, desemprego e pobreza.
PCP vai propor taxa extraordinária sobre rendimentos mais elevados
PCP confronta Governo com "falta de respostas" à crise
Carro roubado pela ETA em Faro encontrado em Salamanca
A polícia espanhola identificou ao fim da tarde de hoje, em Salamanca, um Fiat Brava como sendo o veículo roubado por um comando da ETA no dia 16 de Agosto do ano passado em Faro e utilizado pelos etarras durante um périplo pelo território nacional. O carro em questão tinha sido alugado por um cidadão na capital algarvia, a quem foi então roubado.
CES defende a preparação de novo pacote de estímulo económico
O Conselho Económico e Social (CES) defende que o Governo deve 'ter na manga' um novo pacote de medidas de estímulo à economia e apoio social, que possa pôr no terreno rapidamente, caso a situação económica e do desemprego piore.
Um dos mais procurados criminosos nazis morreu há 16 anos
O austríaco Aribert Heim, mais conhecido por “Doutor Morte” e um dos criminosos nazis mais procurados em todo o mundo, morreu em 1992, no Egipto, segundo uma investigação da televisão alemã ZDF e do jornal “The New York Times”.
Mais Conselhos Executivos contestam avaliação de professores
Hoje, a três dias da reunião dos Presidentes dos Conselhos Executivos (PCE) marcada para o próximo sábado, em Coimbra, já há mais 52 representantes de escolas do país inscritos do que aqueles que no início de Janeiro se encontraram em Santarém para contestarem o actual modelo de avaliação de desempenho dos professores.
Bordalo Pinheiro pagou salários de Janeiro após visita da autoridade do trabalho
A cerâmica Bordalo Pinheiro pagou hoje o salário do mês de Janeiro aos 172 trabalhadores da fábrica, um dia após ter sido questionada pela Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) sobre a falta de pagamento dos vencimentos.
Autoridade da Concorrência dá luz verde à OPA sobre a CIRES
A Autoridade da Concorrência (AdC) autorizou hoje a oferta pública de aquisição (OPA) que a japonesa Shin-Etsu lançou sobre a CIRES (Companhia Industrial de Resinas Sintéticas), pioneira no fabrico de materiais termoplásticos.
Santana Lopes "lisonjeado" com disponibilidade do CDS-PP para coligação
O candidato do PSD à Câmara de Lisboa, Pedro Santana Lopes, disse hoje estar "muito lisonjeado" pela decisão do CDS-PP de apoiar conversações para uma coligação na capital e espera que "seja possível" uma decisão até Março.
Ribeiro e Castro: coligação com o PSD em Lisboa “não é motivo de orgulho”
Paulo Portas justifica apoio a Santana Lopes com "decisão dos militantes"
PS: Coligação PSD/CDS-PP para Lisboa "estava escrita nas estrelas" mas não preocupa
Lisboa: PCP afirma que coligação PSD/CDS-PP serve para esconder fragilidades
BE considera CDS-PP "muleta" do PSD-Lisboa com decisão de coligação à câmara da capital
Obama propõe redução em 80 por cento dos arsenais nucleares russo e americano
O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai propor à Rússia uma redução em 80 por cento dos arsenais nucleares dos dois países, à qual Moscovo já reagiu favoravelmente.
Quirguistão quer fechar portas da principal base norte-americana na Ásia Central
Transportes admitem iniciar protestos se Governo não cumprir promessas ao sector
Os transportes rodoviários de mercadorias não põem de parte a possibilidade de voltarem a realizar manifestações de protesto, se o Governo não cumprir a totalidade das medidas de apoio ao sector, acordadas na sequência da paralisação dos camionistas em Junho do ano passado.
Ferreira Leite acusa Governo de faltar às promessas feitas aos camionistas
Ferreira Leite não se demarca da JSD que compara Sócrates ao Pinóquio
A líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, não se demarcou da campanha da JSD, que associa o primeiro-ministro ao Pinóquio, salientando que "há muitas promessas não cumpridas" pelo Governo socialista.
Basílio Horta: "Não sabemos o que havemos de fazer mais"
O presidente da Agência Portuguesa para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Basílio Horta, comparou hoje a crise internacional a um "abalo de terra" contra o qual não se vislumbram soluções.
“Chip” electrónico para automóveis será gratuito nos primeiros seis meses
O dispositivo electrónico de matrícula, conhecido por “chip”, será gratuito nos primeiros seis meses – prazo que será contado a partir do momento em que entrar em vigor a portaria regulamentar. A instalação obrigatória desta tecnologia foi hoje aprovada em Conselho de Ministros e aplica-se a todos os veículos automóveis, reboques, motociclos e triciclos autorizados a circular em auto-estradas e vias equiparadas.
"Grelhas televisivas são cada vez mais iguais", acusa Associação de Produtores Independentes de Televisão
A Associação de Produtores Independentes de Televisão (APIT), que tem como associadas 15 empresas de produção audiovisual, defendeu hoje que o lançamento do quinto canal de TV em sinal aberto é vital para o futuro desta indústria e acusou as três estações televisivas generalistas de terem uma grelha cada vez mais igual.
Qimonda volta a suspender produção durante três dias
A unidade da Qimonda de Vila do Conde vai suspender a produção entre 6 e 9 de Fevereiro, informou fonte ligada à empresa. A laboração da fábrica será suspensa a partir das 07h00 horas de amanhã, sendo que a mesma será retomada apenas na segunda-feira à mesma hora.
Orçamento suplementar aprovado na especialidade só com os votos do PS
O Orçamento suplementar para 2009 foi hoje aprovado na especialidade na Assembleia da República só pelo PS, com os votos contra de toda a oposição. Os partidos da oposição viram todas as propostas de alteração ao Orçamento suplementar para 2009 chumbadas pelos socialistas, que entregaram apenas duas propostas que pretendiam corrigir lapsos.
BCE não exclui baixar novamente os juros em Março
O presidente do Banco Central Europeu (BCE) não excluiu uma nova baixa das taxas de juro directoras na próxima reunião marcada para Março.
Banco de Inglaterra corta juros para mínimo histórico de um por cento
Oliveira e Costa mandou calar investidores
José de Oliveira e Costa obrigou os accionistas do Banco Português de Negócios (BPN) a cumprirem uma "rigorosa confidencialidade" sobre o 'Acordo de Investimento' para a aquisição de acções do BPN no âmbito do processo de constituição da Sociedade Lusa de Negócios (SLN), em 1998
Milhões roubados de contas pela Internet
Fazem-se passar por instituições bancárias e, pela internet, solicitam aos clientes a confirmação dos seus códigos de acesso às contas. Através deste esquema, piratas informáticos apropriaram-se desde o início de 2008 de cinco milhões de euros a nível nacional - 700 mil dos quais na Região Centro, apurou ontem o CM.
Devoluções do IRS a partir de Abril
Os trabalhadores por conta de outrem e pensionistas que entregarem o Modelo 3 do IRS pela internet poderão receber o reembolso logo em Abril. Trata-se de uma antecipação de quatro meses face ao calendário habitual que visa, justifica o Ministério das Finanças, apoiar as famílias.
150 contas na mira da polícia
O Ministério Público e a Polícia Judiciária não receberam a informação bancária requerida às autoridades inglesas, no âmbito da investigação ao caso Freeport. É essa a carta rogatória que ainda não foi cumprida, impossibilitando que a investigação no nosso país seja acelerada.
Valentim também cobrou à Câmara
Valentim Loureiro, presidente da Câmara de Gondomar, condenado a pena suspensa no processo 'Apito Dourado', por crime de prevaricação, pagou parte das despesas com o advogado com verbas da autarquia. O recente parecer da Procuradoria-Geral da República, relativa ao caso Fátima Felgueiras - cuja Câmara pagou mais de 500 mil euros em despesas judiciais para a defender nos diversos casos que tem em curso - poderá agora vir a ser aplicado a outros autarcas.
Fundos perdem três mil milhões
O presidente do Instituto de Seguros de Portugal (ISP) revelou ontem que os seguros e as pensões sofreram um impacto significativo com a actual crise, com perdas acima dos três mil milhões de euros.
Governo garante prioridade ao emprego
O ministro do Trabalho, Vieira da Silva, assegurou ontem no Parlamento que, no combate à crise económica, a "prioridade" do Governo é o emprego e apontou o apoio de mais de doze mil jovens no ingresso no mercado de trabalho como exemplo. Argumentos que não convenceram a oposição, com o PCP a responsabilizar o Governo pelo aumento do desemprego.