terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Banco de Rendeiro paga viagem a Durão
O Banco Privado Português (BPP) pagou a viagem, num jacto privado, ao presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e à mulher, Margarida Sousa Uva, quase um mês antes de pedir um aval ao Estado no valor de 750 milhões de euros por dificuldades financeiras. Barroso veio a Portugal receber o prémio 'Política e Responsabilidade' na 4ª Gala da Fundação Luso-Brasileira, presidida por João Rendeiro, que à época era igualmente presidente do BPP.
Docentes voltam após a reforma
O Governo quer colocar professores reformados a desenvolver actividades nas escolas em regime de voluntariado e sem remuneração. A Fenprof denunciou ontem a intenção do Ministério da Educação (ME) numa nota que fez chegar às redacções ao final da manhã, insurgindo-se contra uma medida que considera enquadrar-se nas "medidas economicistas do Governo" e que poderá "remeter para o desemprego jovens professores". A federação sindical revelava ainda que o projecto de despacho já tinha sido enviado para o Conselho das Escolas.
Estado perde nove milhões com greve à multa da GNR
A greve às multas desencadeada no início do ano pelos patrulheiros da extinta Brigada de Trânsito (BT) já terá causado um prejuízo ao Estado na ordem dos nove milhões de euros, apurou ontem o CM com base em dados dos novos destacamentos de trânsito da GNR, de norte a sul do País.
Estágios reciclam cursos sem saída
O Governo está a ultimar com as universidades a criação de estágios dedicados aos licenciados sem trabalho, de áreas de formação críticas, sem oferta no mercado. A iniciativa faz parte do pacote de medidas de incentivo ao emprego para 2009 ontem divulgadas pelo ministro do Trabalho, Vieira da Silva.
Costa recorre a plano anticrise
A Câmara de Lisboa solicitou ao Governo 130 milhões de euros no âmbito de um programa de regularização de dívidas contemplado no plano anticrise. Este pedido vem contrariar a garantia dada por António Costa de que a autarquia já não necessita de qualquer empréstimo. O município sustenta esta mudança de opinião com as vantagens do contrato.
Caixa arrenda casas que foram penhoradas
A Caixa Geral de Depósitos vai colocar imóveis no mercado de arrendamento "ainda este mês", revelou ontem ao Correio da Manhã o director financeiro da instituição. Trata-se de casas que se encontravam vazias, no âmbito da recuperação de créditos, e que agora revertem para o Fundo de Arrendamento, explicou Paulo Sousa.
Vidreira suspende produção
A multinacional Saint-Gobain Glass decidiu suspender a produção na fábrica de Santa Iria de Azóia, arredores de Lisboa, durante este mês e até Maio de 2010. A paragem é motivada pela crise no sector automóvel, sector para o qual a empresa produz vidros.
Cavaco Silva vetou fim do voto por correspondência dos emigrantes
O Presidente da República vetou hoje a alteração à Lei Eleitoral que punha fim ao voto por correspondência dos emigrantes, argumentando que a proposta iria promover a abstenção eleitoral.
Lei eleitoral: PS "irá apreciar devidamente" razões de veto de Cavaco Silva
Lei eleitoral: BE discorda do veto de Cavaco Silva por diminuir fiabilidade do voto dos emigrantes
Lei eleitoral: CDS-PP satisfeito com decisão “em prol de maior participação”
Lei eleitoral: PSD satisfeito com veto lembra direito de participação dos emigrantes
Comunicado da Presidência da República
Números de aborto do ano passado aproximam-se das estimativas iniciais
Antes da entrada em vigor da legalização do aborto até às dez semanas, as autoridades de saúde estimavam que se pudessem vir a realizar 20 mil abortos legais por ano. Os números de 2008 mostram um aumento face ao início da aplicação da lei, em Julho de 2007, aproximando-se das previsões iniciais: foram 17.380, referiu ao PÚBLICO o coordenador do Programa Nacional de Saúde Reprodutiva, Jorge Branco.
Tribunal europeu dos direitos do homem condena Portugal por atentado à liberdade de expressão
O Tribunal europeu dos direitos do homem condenou hoje Portugal por ter proibido, em 2004, a entrada nas suas águas territoriais de um barco fretado por organizações favoráveis à despenalização do aborto.
Direitos Humanos: Ex-ministro da Defesa Paulo Portas diz que Governo português quis defender legalidade
Senador Tom Daschle escusa-se da nomeação para secretário da Saúde
O antigo senador Tom Daschle, apontado para tornar-se o Secretário da Saúde e Recursos Humanos da Administração de Barack Obama, pediu ao Presidente para retirar o seu nome e procurar um outro candidato ao cargo, depois de ter sido revelado que falhou o pagamento de impostos devidos pelo uso de um carro e motorista e outros benefícios pessoais durante o seu trabalho para uma empresa de consultadoria de Washington entre 2005 e 2007.
Obama escolhe mais um republicano para a sua Administração
Ministra não diz quais as consequências para professores que recusaram fazer avaliação
A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, deixou hoje sem resposta os deputados da oposição que a questionaram sobre quais as consequências que terão os professores que recusaram fazer a avaliação de desempenho. Foi uma das questões em que a oposição mais insistiu ontem na comissão parlamentar de educação onde a ministra foi ouvida, mas em vão.
Portugal corta a fita do Ano Europeu da Criatividade e Inovação
Criatividade e Inovação. A crise internacional é como as dietas. Não tem receitas milagrosas mas há regras sem as quais nunca se resolverá. Por isso, o novo ano europeu, que arrancou hoje oficialmente em Portugal, visa promover estas duas palavras-chave, essenciais para um país poder “dar o salto” rumo às novas tecnologias e às redes de partilha de informação e conhecimento: o futuro.
Raides da aviação israelita contra posições do Hamas nas Faixa de Gaza
Aviões israelitas bombardearam a Faixa de Gaza numa acção punitiva contra os continuados disparos de rockets sobre Israel. O ataque seguiu-se a avisos do primeiro-ministro nesse sentido e foi realizado em três raides.
Gaza: iminente um ataque israelita de represália
EUA: democratas garantem ter legislação sobre redução de emissões a tempo de Copenhaga
Os líderes democratas no Congresso norte-americano garantiram hoje que os Estados Unidos terão a sua legislação sobre redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) pronta a tempo da conferência da ONU sobre alterações climáticas, em Copenhaga, em Dezembro.
Clima: sucessor de Quioto pode contar com “sinais encorajadores” da UE e mudança de atitude dos EUA
Seis princípios da estratégia apresentada por Barbara Boxer
BPN gerou "buraco" de 1800 milhões de euros
As imparidades e perdas detectadas pela actual administração do Banco Português de Negócios (BPN) elevam-se a 1800 milhões de euros, revelou hoje Norberto Rosa na comissão parlamentar de inquérito à nacionalização do BPN.
Francisco Bandeira: houve processos disciplinares e suspensões no BPN
CGD tentou comprar o BPN antes da nacionalização (actualização)
Caso BPN: António Marta volta a desmentir Dias Loureiro
BPN: sindicato pede a Sócrates para evitar despedimento de 250 trabalhadores
BPN e BPP: dois casos que a crise veio pôr a descoberto
Corticeira Amorim faz despedimento colectivo de 195 trabalhadores
A Corticeira Amorim anunciou hoje o despedimento de cerca de 195 trabalhadores nas unidades de rolhas e aglomerados compósitos para fazer face ao "impacto negativo da crise global" na actividade do grupo.