domingo, 8 de fevereiro de 2009

Quatro milhões de 'luvas' ficam em Inglaterra
Metade do valor total das 'luvas' que terão sido pagas a várias pessoas, no âmbito da autorização de construção do Freeport em Alcochete, ficou em Inglaterra. Por isso, a própria polícia inglesa já está a tentar encontrar o rasto a esse dinheiro, que terá desaparecido em Inglaterra. Com este novo dado, o valor total de 'luvas' sob suspeita ascende a oito milhões de euros. (...)
Banca triplica margens nos empréstimos
A Banca está a aumentar significativamente os spreads que cobra aos pequenos empresários, alegando que se trata de um reflexo do aumento do custo de financiamento e do risco.
"O meu salário mensal é de 700 a 800 euros" (Com vídeo)
Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, revela que o seu ordenado é igual ao de um metalúrgico. Alianças com PS só depois das eleições e com outra política.
"Foi uma limpeza geral"
Armados com facas, três homens de cara tapada irromperam ontem de madrugada pelo restaurante A Pancada do Mar, em Setúbal, provocando o pânico aos três funcionários e a sete clientes que se encontravam no estabelecimento.
Professores de Moral alvo de discriminação
Mais de 300 dos 1800 professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) que leccionam nas escolas públicas portuguesas podem ficar sem colocação no próximo ano lectivo, devido à directiva do Ministério da Educação, que impede estes docentes de serem directores de turma e de ministrarem disciplinas como Área de Projecto ou Estudo Acompanhado.
Professores pedem audiência a Cavaco
A suspensão do modelo de avaliação de professores foi reiterada ontem por mais de duas centenas de presidentes dos conselhos executivos de escolas, que se reuniram em Coimbra. Os docentes consideraram ainda não haver mecanismos legais que obriguem a aplicá-lo.
Concurso para reitores
Prazo para a apresentação de candidaturas ao cargo de reitor da Universidade de Lisboa termina esta semana. Universidades de Coimbra, da Madeira, da Beira Interior e Nova de Lisboa também vão abrir concursos internacionais.
Zonas húmidas são essenciais
O Dia Mundial das Zonas Húmidas é assinalado amanhã, fruto da Convenção relativa à conservação e ao uso das zonas húmidas, que ocorreu na cidade de Ramsar, no Irão, em 1971. Trata-se de um tratado entre países de todo o Mundo, cujo objectivo é proteger e conservar as zonas húmidas, como ecossistemas vitais para a sobrevivência de muitas espécies animais e vegetais.
"Há tradição de abdicação cívica"
O deputado do PS Manuel Alegre voltou ontem a enviar recados internos ao seu partido ao afirmar que a resposta à actual crise económica deverá passar por "homens de nervos de aço e grande estatura ideológica", reconhecendo que no País "há uma tradição de abdicação cívica, para não falar de cobardia".
"É preciso mais ambição"
No rescaldo do ataque a sondagens do director executivo para as campanhas do PSD, Agostinho Branquinho, o líder da distrital PSD-Porto acredita que o "PS é sobrevalorizado". Uma análise de senso comum que serve para pedir "mais ambição" à líder do PSD, Manuela Ferreira Leite.
Louçã apela à constituição de “uma esquerda grande”
O líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, apelou hoje à constituição de uma convergência de esquerda para que haja uma “esquerda grande”, que terá obrigatoriamente de ser “anticapitalista e só pode ser socialista” para ultrapassar os problemas que considera existirem na sociedade portuguesa.
BE elegeu nova direcção e aprova moção com maioria absoluta
Alegre e PCP abrem contradições nas convergências à esquerda
Imagem de Francisco Louçã é um problema, segundo especialistas em publicidade
Sócrates promete aliviar a carga fiscal da classe média
O secretário-geral do PS, José Sócrates, prometeu hoje, no Porto, “aliviar a carga fiscal das classes médias”, limitando as deduções fiscais daqueles que beneficiam de maiores rendimentos.
Sócrates: regionalização e casamento de homossexuais são bandeiras da esquerda do povo
Sócrates garante que o seu partido é "da esquerda moderada, não da esquerda radical"
Plano nacional contra alcoolismo sugere proibição de venda de álcool a menores de 18
O novo Plano Nacional para a Redução dos Problemas do Álcool, que será discutido a partir de amanhã, propõe a proibição de venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos, noticia hoje o “Diário de Notícias”. Até agora a venda era permitida a partir dos 16 anos.
Autarquias e investigadores reclamam medidas nacionais para combater desertificação
O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defendeu hoje que o Governo deve tomar medidas para incentivar a natalidade nos concelhos desertificados, uma reclamação que é também subscrita por uma investigadora desta área.
Freeport: Conselho Superior do Ministério Público retoma amanhã debate sobre averiguação à investigação
O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) retoma amanhã a discussão sobre a proposta do advogado e vogal João Correia para que seja averiguada a forma e o "timing" como foi feita a investigação do "caso Freeport".
Freeport: SIS nega qualquer interferência e diz que notícias de escutas são "falsas e fantasiosas"
Freeport: Notícias envolvendo magistrados permitem "clima perverso de suspeições institucionais"
Presidentes dos Conselhos Executivos reiteram pedido de suspensão da avaliação de professores
Os 212 presidentes de Conselhos Executivos (PCE) de escolas e agrupamentos de todo o país decidiram hoje, numa reunião que decorreu em Coimbra, reiterar o pedido de suspensão do modelo de avaliação de desempenho dos professores que se encontra em vigor.
Apesar das "dificuldades", processo de avaliação de professores decorre com "normalidade"
Fenprof quer impugnar avaliação dos professores nos tribunais
Sócrates: regionalização e casamento de homossexuais são bandeiras da esquerda do povo
O secretário-geral do PS, José Sócrates, classificou hoje em Coimbra a regionalização e o casamento entre homossexuais como bandeiras que identificam o Partido Socialista com a esquerda progressista e a esquerda do povo.
Sócrates garante que o seu partido é "da esquerda moderada, não da esquerda radical"
Conferência de Munique marca novo ciclo nas relações entre Europa e EUA, defende Severiano
O ministro da Defesa afirmou hoje que os discursos dos principais responsáveis políticos na Conferência de Segurança de Munique estão a marcar "um novo ciclo e uma oportunidade para o relançamento das relações" entre Europa e Estados Unidos.
Alemanha e França lançam iniciativa económica conjunta europeia
Para Sarkozy, Rússia não é ameaça militar para o Ocidente
Joe Biden diz que os EUA estão prontos para falar com o Irão
Ângela Merkel pondera aumento das sanções ao Irão
Manuel Alegre: são precisos "homens de grande estatura" e "soluções de esquerda" para combater a crise
O socialista Manuel Alegre defendeu hoje que são necessários "homens de grande estatura" e "soluções de esquerda" para enfrentar a actual crise mundial, "a mais grave do pós-Guerra".