sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009


PJ sem pistas de homicidas de Diogo e Xana
Duas vítimas mortais; famílias inteiras cujas vidas foram alteradas para sempre. Muitas pistas, alguns suspeitos, nenhum culpado. Um ano depois de Alexandra Neno e Diogo Ferreira terem sido abatidos a tiros da mesma arma - primeiro ela, em Sacavém; depois ele, em Oeiras - é este o balanço puro e duro de uma investigação aos dois homicídios ainda por explicar. "Continuamos à espera de respostas", diz ao CM Carlos Ferreira, pai do jovem atingido quando saía do trabalho.
Polémicas reforçam Sócrates
José Sócrates chega hoje reforçado ao congresso de Espinho. Reeleito secretário-geral do PS, com cerca de 97 por cento dos votos dos militantes, depois de se ter desdobrado em explicações no caso Freeport, terá de tomar decisões, na reunião magna, sobre os assuntos mais fracturantes no partido. O casamento entre pessoas do mesmo do sexo, a eutanásia e a regionalização são as três moções sectoriais mais polémicas. Sócrates terá ainda a pressão do período eleitoral que ser aproxima.
Fim do segredo põe Freeport em risco
Aparentemente unidos na 'gestão pública' do caso Freeport surge agora o primeiro sinal de desentendimento entre o PGR e a directora do DCIAP na condução do processo. Pinto Monteiro queria abrir o inquérito ao público - levantando o segredo de justiça -, mas Cândida Almeida opôs-se. A única cedência que a coordenadora do DCIAP estaria disposta a fazer seria levantar parcialmente o segredo de justiça e apenas na parte inicial da investigação - até os autos terem sido avocados pelo DCIAP. Uma diligência que acabaria por ser praticamente indiferente ao processo, já que essa parte dos autos chegaram a ser públicos, aquando do julgamento do inspector da PJ acusado de violar o segredo.
CM bate recorde de vendas em banca
O Correio da Manhã é o jornal preferido dos portugueses e no ano de 20o8 vendeu em banca uma média de 115 854 exemplares. Os dados foram divulgados ontem pela Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragens e Circulação (APCT) e confirmam a liderança do CM entre os jornais e revistas de informação.
Acta confirma ligação de libanês a Porto Rico
El-Assir, o amigo libanês de Dias Loureiro que figura entre os principais devedores do BPN no documento 'O Estado da Nação', era um dos accionistas da Biometrics Imagineering, mostra a acta de uma reunião entre os sócios da empresa porto-riquenha e os representantes do grupo SLN, apresentada na comissão de inquérito parlamentar pelo CDS-PP. Datada de 26 de Junho de 2002, a acta define El-Assir, Héctor Hoyos, Miguel Bérrios e Paul Manafort como accionistas da tecnológica porto-riquenha, cuja compra pelo grupo então liderado por Oliveira e Costa se saldou num prejuízo de 38 milhões de dólares.
Militares em risco para inspecções
Os militares correm sérios riscos de ser excluídos de exercer funções nas inspecções-gerais responsáveis pelo controlo dos organismos do Estado, em particular na Inspecção-Geral da Defesa Nacional. Para já, o projecto de revisão das carreiras especiais de inspecção é omisso em relação aos militares das Forças Armadas e diz apenas que "o exercício de funções é efectuado na modalidade de nomeação." Com esta proposta, ainda não apresentada aos sindicatos, o Executivo extinguirá 18 carreiras especiais, 69 categorias e dois corpos especiais, e criará duas únicas carreiras com uma única categoria.
BPP propõe fundo vigiado pelos clientes
A administração do Banco Privado Português (BPP) começou ontem a negociar com os clientes do banco. Uma das soluções que está a ser apresentada aos depositantes é a possibilidade de constituição de um fundo que iria agregar todos os depósitos e aplicações e que seria vigiado por uma "comissão consultiva" constituída por representantes de clientes do banco.
Desempenho na Saúde avaliado
O Ministério da Saúde quer médicos e enfermeiros avaliados pelo desempenho, como acontece com os professores e outros funcionários públicos. Uma medida polémica à qual se junta o desacordo com a tabela remuneratória. As medidas erão negociadas nos dias 3 e 5 de Março com os sindicatos dos médicos e enfermeiros, respectivamente.
Obama garante que Estados Unidos vão sair do Iraque até ao final de 2011
Barack Obama garantiu hoje que os Estados Unidos não têm qualquer pretensão sobre o território iraquiano, reafirmando que os últimos soldados americanos vão abandonar o país até ao final de 2011. Segundo o plano de retirada anunciado hoje, todas as forças de combate terão deixado o Iraque até Agosto do próximo ano, deixando para trás apenas uma força de apoio.
Forças de combate dos EUA sairão do Iraque até Agosto de 2010
Mário Lino recebe principais accionistas da Lusoponte
Na mesma semana em que foi conhecida a Declaração de Impacto Ambiental (DIA) que viabiliza o objectivo do Governo de lançar o concurso para a construção da Terceira travessia do Tejo no primeiro semestre deste ano, o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, recebeu os representantes de 75 por cento do capital da empresa Lusoponte, que detém a exclusividade da gestão dos atravessamentos rodoviários do Tejo na zona da grande Lisboa.
Vladimír Špidla: a “ilusão” do proteccionismo “encontra mais terreno nos países mais fortes”
O Comissário Europeu para o Emprego, Assuntos Sociais e Igualdade de Oportunidades, Vladimír Špidla, diz que a deriva proteccionista, que “encontra mais terreno nos países mais fortes”, não deve ser subestimada, mas não é o centro da crise. A “pressão crescente para adoptar medidas proteccionistas” é um dos temas em discussão no conselho informal de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, decorre este domingo, em Bruxelas.
Taxa de desemprego da zona euro sobe para o nível mais elevado desde Setembro de 2006
A taxa de desemprego da zona euro aumentou em Janeiro para 8,2 por cento, o nível mais elevado desde Setembro de 2006, traduzindo-se num acréscimo de 256 mil pessoas que ficaram oficialmente sem trabalho, indicou hoje o gabinete de estatística da Comissão Europeia, o Eurostat.
À espera da maior subida do desemprego dos últimos 23 anos
Estatísticas de emprego da UE e zona euro, Eurostat (em inglês)
CMVM investiga alegadas operações de manipulação de mercado
O presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) afirmou hoje que o organismo está a analisar várias operações que indiciam o crime de manipulação de mercado.
Clientes do BPP criam a associação Privado Cliente
Os clientes do Banco Privado Português (BPP) constituíram esta tarde a Privado Cliente. Esta associação é dinamizada por Jaime Antunes, cliente e accionista da Privado Holding, que detém a totalidade do capital do BPP
Jaime Antunes prepara nova associação de clientes do BPP
Santos Silva acusa a líder do PSD de ter concepção “empobrecida” da democracia
O ministro dos Assuntos Parlamentares acusou hoje a presidente do PSD de ter uma concepção “empobrecida” da democracia ao criticar o primeiro-ministro por estar ausente da cimeira europeia (no domingo, em Bruxelas) para encerrar o congresso do PS.
Jerónimo de Sousa entende que “não vem mal ao mundo” com ausência de Sócrates da Cimeira Europeia
Louçã desvaloriza ausência de Sócrates de cimeira europeia por esta ser "irrelevante"
Ferreira Leite diz que ausência de Sócrates na Cimeira Europeia será “inaceitável e escandalosa”
Emoção, tecnologia e vídeo na consagração de Sócrates em ano eleitoral
Caso Freeport: Charles Smith está a ser ouvido pela Polícia Judiciária
O empresário escocês Charles Smith está hoje a ser ouvido na Polícia Judiciária de Setúbal, no âmbito do caso Freeport, disse à Lusa fonte policial.
Charles Smith constituído arguido por suspeitas de corrupção activa
Escrituras no prédio onde Sócrates mora com valores divergentes
Dossier: Caso Freeport