quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Crise fecha 609 cafés em dois meses
A crise chegou em força ao sector da restauração. Os dados recolhidos pelo CM junto de 25 associações comerciais de todo o País revelam que nos últimos dois meses, entre meados de Dezembro e de Fevereiro, fecharam as portas um total de 609 estabelecimentos, 366 restaurantes e snack bares e 243 cafés, bares e pastelarias. A maioria dos encerramentos teve lugar no distrito de Lisboa (189), Porto (144) e Braga (52) e deixaram desempregados pelo menos 1800 trabalhadores.
Parlamento investiga terrenos de Alcochete
Os deputados da Comissão de Inquérito Parlamentar à nacionalização do BPN querem que Fernando Fantasia e Emídio Catum, co-proprietários de terrenos com a Sociedade Lusa de Negócios (SLN) junto ao Campo de Tiro de Alcochete, esclareçam no Parlamento a operação de compra de cerca de quatro mil hectares da Herdade de Rio Frio no final de 2007, duas semanas antes de o Governo anunciar a nova localização do aeroporto de Lisboa. Em concreto, pretende-se avaliar, na sequência de um requerimento já apresentado pelo CDS-PP, se a aquisição dos terrenos, que foi financiada pelo BPN, beneficiou de informação privilegiada.
Excesso de doentes leva médicos à greve
Os médicos admitem o recurso à greve como forma de protesto pela contra-proposta de carreira apresentada no dia 20 pela ministra da Saúde, Ana Jorge. Os médicos acusam a tutela de não impor limites no número de doentes das listas dos médicos de família, o que significa que cada clínico geral pode ter mais de dois mil utentes.
Quatro mil com emprego em risco
O Executivo está a estudar a possibilidade de passar os trabalhadores da Função Pública que exercem funções em comissão de serviço extraordinária para um vínculo definitivo ao abrigo do novo Regime de Contrato de Trabalho em Funções Públicas. A medida abrange quatro mil trabalhadores que exercem funções em organismos em Regime de Instalação, ou seja, novos serviços que surgem na Administração Pública.
Esperança na Qimonda
O presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde considerou ontem "sinal de esperança" a possibilidade de a Qimonda vender activos para conseguir financiar a continuidade. Pode ser a solução para manter os postos de trabalho, sublinhou Mário de Almeida em declarações à Rádio Renascença. A venda de activos destina-se "a obter liquidez para prosseguir os negócios nucleares" da Qimonda além de 31 de Março, data que o gestor judicial Michael Jaffé tinha indicado como limite para se prosseguir com a laboração sem encontrar investidores, após a declaração de falência de há um mês.
Finanças devem explicar apoios
O CDS-PP quer que o ministro das Finanças esclareça com urgência e em concreto "a concessão de avais do Estado". Também o PSD quer mais explicações e o BE exige "um esclarecimento muito detalhado" quanto à aplicação do dinheiro concedido pelo Estado ao Banco Privado Português (BPP).

fazer a política da “auto-estrada cor-de-rosa”
O líder da bancada do PSD, Paulo Rangel, acusou o Governo de estar a construir, em nome do investimento público, a terceira auto-estrada Lisboa/Porto, que resulta “da soma das quatro concessões rodoviárias” lançadas nos últimos meses.
Sócrates garante que 11.000 desempregados “já estão activos” através de “empregos de transição”
Terceira Travessia do Tejo: Quercus vai avançar com queixa à Comissão Europeia
A Quercus – Associação Nacional da Conservação da Natureza anunciou hoje que vai enviar uma queixa formal ao comissário europeu do Ambiente porque, diz, a decisão governamental de autorizar a terceira travessia sobre o Tejo – que prevê a componente rodoviária e ferroviária – implica o incumprimento da legislação comunitária. O projecto vai estimular a entrada de mais veículos em Lisboa, lamenta a associação em comunicado.
Ministério do Ambiente dá “luz verde” à construção da terceira ponte sobre o Tejo
António Costa congratula-se com aceitação das sugestões da Câmara para a Terceira Travessia do Tejo
Mário Lino vai ter em conta estudo de impacto ambiental na construção da nova ponte
BPP: Banco de Portugal prolonga por 45 dias congelamento do dinheiro de clientes
O Banco de Portugal prorrogou por 45 dias a dispensa do Banco Privado Português de cumprir obrigações contraídas no âmbito da actividade de gestão de patrimónios, o que significa que os clientes não podem tirar o dinheiro aplicado.
Reunião entre a administração do BPP e o Banco de Portugal foi cancelada
Administração do BPP reúne-se com o Banco de Portugal
BPP: PSD e PCP concordam com decisão do Governo mas pedem mais explicações
Governo não vai assumir responsabilidades do BPP perante “grandes fortunas”
Gestores do Banco Insular desconheciam relacionamento directo com BPN
Bayern goleia Sporting (5-0) e impõe pior derrota dos "leões" na Liga dos Campeões
O Sporting não só continua sem vencer equipas alemãs nas competições europeias, como sofreu na noite desta quarta-feira a derrota mais pesada da sua história na Liga dos Campeões. O Bayern de Munique venceu por 5-0 em Alvalade, que é o pior deisare dos "leões" na prova e iguala os piores nas competições europeias (5-0 com Celtic e Vasas e 6-1 com Hibernian).
Vírus da sida já está a adaptar-se aos seres humanos, mostra artigo publicado na "Nature"
A dispersão mundial do vírus da sida tem mais que 30 anos, mas já há provas que o HIV está a adaptar-se ao homem. Um estudo internacional publicado hoje na revista "Nature", mostra que está a ganhar resistências às características imunitárias das várias populações humanas.
Gel microbicida revelou uma protecção de 30 por cento contra infecção por VIH
Porto: Tribunal adia alegações finais no caso do homicídio de Nuno Gaiato
Por doença de um dos juízes, o Tribunal de São João Novo, Porto, adiou hoje para 2 de Março as alegações finais relativas ao homicídio do segurança Nuno Gaiato, ocorrido em Julho de 2007, na discoteca El Sonero.
Procuradoria remete esclarecimentos sobre voos da CIA para quando for proferido despacho
A Procuradoria-Geral da República remeteu um esclarecimento integral sobre o inquérito aos voos da CIA em Portugal para quando for proferido o despacho final do processo em curso, em reacção às notícias de que informações fornecidas por Lisboa ajudaram na libertação do Binyam Mohamed, detido durante quatro anos em Guantánamo.
Antigo detido em Guantánamo retido em aeroporto de Londres
Documentos entregues pela PGR contribuíram para libertar Binyam Mohamed
Hillary Clinton pede a Espanha para receber presos de Guantánamo
Binyam Mohamed regressa ao Reino Unido após quatro anos em Guantánamo
Canais de notícias triplicam audiências desde 2001
O número de telespectadores dos canais portugueses de informação por cabo quase triplicou desde o arranque da SIC Notícias, em 2001, abrindo caminho ao lançamento de um terceiro concorrente que a TVI estreia quinta-feira.
Queda de avião em Amesterdão causou pelo menos nove mortos
Pelo menos nove pessoas morreram no despenhamento de um avião turco – com 135 passageiros e oito tripulantes – esta manhã no aeroporto principal da capital holandesa, Amesterdão, de acordo com os primeiros números oficiais. Relatos de uma jornalista do canal de televisão local NOS já tinham referido quatro ou cinco mortos.
Avião turco despenhou-se ao aterrar em Amesterdão