quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

"PSD ataca-me cobardemente"
O debate quinzenal na Assembleia da República era ontem dedicado à Economia, mas foi o caso Freeport que aqueceu o plenário. José Sócrates e Paulo Rangel envolveram-se numa acesa discussão, com o primeiro-ministro a acusar o PSD de fazer uma "cobarde campanha negra" contra si.
Relação de Lisboa confirma julgamento de Isaltino Morais por corrupção
O Tribunal da confirmou hoje a decisão do tribunal de primeira instância de julgar Isaltino Morais, presidente da Câmara de Oeiras, por corrupção, abuso de poder, fraude fiscal e branqueamento de capitais, noticia a edição online do “Diário Económico”.
Relação do Porto arquiva processo contra Pinto da Costa por
corrupção no futebol
O Tribunal da Relação do Porto arquivou o processo relacionado com alegados favores sexuais a árbitros no final do jogo do FC Porto-Estrela da Amadora (2-0), que ficou conhecido como o "caso da fruta".
Licença parental alargada para 6 meses
O Governo aprovou hoje o aumento da licença parental para seis meses, subsidiando com 83 por cento do salário bruto, mas que atingirá 100 por cento se a licença for de cinco meses partilhada por pai e mãe.
Associação de famílias numerosas considera que Governo não valoriza a família
Código do Trabalho entra em vigor na terça-feira
O diploma no novo Código do Trabalho foi hoje publicado em Diário da República e deverá começar a ser aplicado cinco dias depois porque os deputados não previram alguma data para a sua entrada em vigor.
Saldanha Sanches sugere fim dos bombeiros voluntários
O fiscalista Saldanha Sanches sugeriu hoje a profissionalização dos bombeiros e o fim do regime de voluntariado. Segundo o especialista em finanças, o regime de voluntariado é, neste caso, oneroso para os contribuintes e dispensável.
Vendas de portáteis em Portugal dispararam 85,6 por cento
A crise parece estar a passar ao lado do mercado dos computadores, pelo menos em Portugal. As vendas gerais de computadores (incluindo portáteis e “desktops”) aumentaram 58,8 por cento no ano passado, mas foram sobretudo impulsionadas pelas vendas de portáteis, que dispararam 85,6 por cento.
19 mil crimes em 2008, 90 por cento de violência doméstica
A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) anunciou hoje ter contabilizado nos seus atendimentos no ano passado 18669 crimes, dos quais 90 por cento se referem a casos de violência doméstica.
Vítimas denunciam mais mas violência doméstica não aumentou
129 processos por tráfico de seres humanos desde 2004
Nos últimos cinco anos foram levantados pela Polícia Judiciária 129 processos por tráfico de seres humanos. O número foi revelado esta manhã pelo director nacional da PJ no primeiro congresso sobre a temática que se realiza hoje em Loures. Mas José de Almeida Rodrigues diz que, no entanto, este balanço é "manifestamente pouco".
Papa condena negação ou minimização do Holocausto
O Papa Bento XVI tentou pôr um ponto final na polémica sobre o negacionismo do Holocausto, afirmando que “qualquer negação ou minimização deste terrível crime é intolerável”, e mais ainda se for feita por um religioso.
Merkel e Bento XVI fazem declaração conjunta sobre bispo negacionista
Bispo integrista rejeita pedido do Papa
Produção industrial portuguesa de Dezembro acompanha queda recorde da Zona Euro
A produção industrial da Zona Euro recuou 12 por cento em Dezembro e 2,6 por cento face a Novembro, as maiores quedas de sempre desde que se criou este espaço económico, foi hoje anunciado pelo departamento de estatística da Comissão Europeia, o Eurostat.
Produção industrial de Dezembro na União Europeia (Eurostat, em inglês)
Grandes grupos devem ser a prioridade do fisco
Os grandes grupos económicos são o "ambiente propício" para o uso de expedientes que levam à perda de receita fiscal do Estado e, por isso, "deverão constituir o alvo prioritário da administração fiscal", refere-se num relatório da Inspecção-Geral de Finanças. O fisco, segundo a IGF, demonstra bastantes "fragilidades" do seu acompanhamento, mas as medidas adoptadas pelo Governo ficaram aquém das propostas da IGF.
PSD pede prioridade ao Tribunal Constitucional para avaliar Estatuto dos Açores
O PSD entrega esta manhã ao Tribunal Constitucional o pedido de fiscalização sucessiva do Estatuto dos Açores, acompanhado de um pedido de aceleração do julgamento que permitirá reduzir o prazo de decisão para três ou quatro meses, quando em situações normais podia demorar mais de ano e meio.
CDS-PP
Portas defende que empresas ajudadas devem ser obrigadas a manter empregos
O líder do, Paulo Portas, defendeu hoje que as empresas que recebem "injecções de capital" do Estado devem dar garantias de que não despedirão trabalhadores.
Burlona ajudada por amigo da PJ
Quando leu no CM do último sábado que um entre dezenas de homens que drogou para roubar estava internado em estado grave, na zona de Viseu, Paula Cristina Neves ficou aflita. Até porque o nosso jornal referia que a prostituta, de 38 anos, estava identificada pela polícia. Não ia resistir à solta muito mais tempo. Foi então que ligou a um inspector da Polícia Judiciária, em Lisboa, e este seu amigo lhe deu a táctica para se safar. Com o Código de Processo Penal em vigor, só tinha de se ir apresentar voluntariamente à PSP e já não a podiam prender.
Amiga de Oliveira e Costa acumula 73 cargos
As pessoas da confiança pessoal de José Oliveira e Costa, ex-líder do BPN e da Sociedade Lusa de Valores (SLN), acumulavam cargos em inúmeras empresas do Grupo BPN/SLN. Em 2005, por exemplo, Isabel Ferreira tinha funções em 73 firmas e Cristina Branco era membro da assembleia geral de 53 sociedades.
Pontes perdem 14 mil carros/dia
As duas pontes sobre o Tejo em Lisboa perderam diariamente mais de 14 mil veículos desde Setembro. A mais penalizada foi a 25 de Abril que, nos últimos quatro meses, perdeu mais de dez mil veículos por dia, tendo chegado ao final do ano com menos tráfego diário do quem em 2007.
1500 empregos em risco
Cerca de 1500 trabalhadores da fábrica de pneus Continental Mabor em Lousado, Vila Nova de Famalicão, correm o risco de perder os postos de trabalho, face ao agravamento das dificuldades financeiras do accionista da empresa, o grupo alemão Schaeffler.
Tzipi e Netanyahu reclamam poder
Israel mergulhou ontem num longo período de incerteza política, na sequência de eleições inconclusivas que levaram os líderes dos dois maiores partidos a reclamarem ambos a vitória e o direito a formar governo. Mais uma vez, será o jogo de alianças a ditar quem governará o país, capítulo em que o líder do Likud, Benjamin Netanyahu, leva clara vantagem sobre a rival do Kadima, Tzipi Livni, que até foi a candidata mais votada.
Situação é "muito grave" em Luanda
A campanha de vacinação em massa de animais domésticos, nomeadamente cães, em todos os municípios de Luanda tem registado uma fraca adesão dos cidadãos, tendo o surto da raiva causado só na capital angolana 64 mortes até ontem, apurou o Correio da Manhã. Sessenta crianças morreram no Hospital Pediátrico e quatro adultos no Hospital Josina Machel, na capital, onde a situação é considerada "muito grave".