sábado, 7 de fevereiro de 2009

Uma divergência chamada PCP na convergência de esquerda do BE
A convergência de esquerda ameaça tornar-se um dos temas fracturante na VI Convenção do Bloco de Esquerda (BE), que hoje começou em Lisboa. E um dos problemas chama-se PCP. Gil Garcia, ex-dirigente da FER (Frente da Esquerda Revolucionária) e subscritor da moção C, acha que a convergência ensaiada no último ano pelos bloquistas com o grupo de Manuel Alegre no PS deveria incluir os comunistas. Com vista a retirar os socialistas do poder.
Louçã propõe proibição de despedimentos em empresas com lucros
Bloco aposta no crescimento para influenciar o poder
Entre a influência do poder e o contrapoder
Um partido onde convivem revolucionários e reformistas
Freeport: Notícias envolvendo magistrados permitem "clima perverso de suspeições institucionais"
O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) considerou hoje que as notícias dos últimos dias envolvendo os magistrados encarregados do processo Freeport permitem o "desenvolvimento de um clima perverso de suspeições institucionais".
Freeport: Falta esclarecer as razões que motivaram a aprovação do Governo, diz Joanaz de Mello
Freeport: Smith e Russel trocaram e-mails que comprometem Sócrates
Freeport: Ministério Público pondera inquérito à forma como o processo decorreu
Caso Freeport: documentação dos escritórios sob suspeita terá sido destruída um dia antes das buscas
José Sócrates garante que o seu partido é "da esquerda moderada, não da esquerda radical"
O secretário-geral do PS, José Sócrates, afirmou ontem à noite na Guarda que a formação política que lidera é "o partido da esquerda democrática, da esquerda moderada, não da esquerda radical".
Presidente da República promulgou o Código do Trabalho
Médicos alertam para resultados “sofríveis” no cancro
O coordenador nacional para as doenças oncológicas, Pedro Pimentel, admite que possa haver situações de doentes que esperam tanto tempo para iniciar o tratamento em radioterapia que têm que voltar a ser operados porque os tumores crescem de novo. Hoje é divulgado um documento subscrito pelos especialistas em oncologia que alerta para os resultados “sofríveis” na área do cancro e para as dificuldades dos doentes no acesso a tratamentos.
EUA:
Plano anticrise com acordo de princípio no Senado
A Administração Obama chegou a um acordo de princípio com membros do Senado norte-americano para a aprovação do plano de estímulo económico, mas com cortes na despesa face à proposta inicial
Crise faz EUA perderem quase 600 mil empregos no último mês
Sarkozy diz que Rússia não é ameaça militar para o Ocidente
O Presidente francês, Nicolas Sarkozy, disse hoje em Munique que a Rússia não é uma ameaça militar para a Europa e para a NATO e considerou que existe “um problema de confiança” entre Bruxelas e Moscovo.
Joe Biden diz que os EUA estão prontos para falar com o Irão
O vice-presidente norte-americano, Joe Biden, disse hoje em Munique que os Estados Unidos estão dispostos a falar com o Irão e prometeu “um novo tom” na política externa norte-americana.
Ângela Merkel pondera aumento das sanções ao Irão
Secretas em força no Freeport
O procurador-geral da República (PGR) revelou na última reunião do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) ter desafiado o secretário-geral dos Serviços de Informações da República Portuguesa (SIRP) a investigar as fugas de informação no processo Freeport. (...)
Sócrates resiste à polémica
José Sócrates e o PS estão a resistir ao escândalo do 'caso Freeport'. Prova disso é que, apesar da polémica que envolve o actual chefe do Governo, os portugueses continuam a preferir José Sócrates para assumir o cargo de primeiro-ministro, e até o PS subiu nas intenções de voto.
Governo dá garantia ambiental a Alqueva
O primeiro-ministro, José Sócrates, disse ontem que o Governo está atento aos interesses ambientais da região do Alqueva no que respeita à possível instalação de uma refinaria na extremadura espanhola, a cerca de 60 quilómetros das águas do Grande Lago.
AVC mata 20 mil todos os anos
Uma doença cujos sintomas se definem pelos três 'F': força, face e fala. A falta de força nos membros, a 'boca ao lado' e dificuldade em falar são sinais típicos. Quando se manifestam, é fundamental ir ao hospital rapidamente. As primeiras três horas são fulcrais. Só assim se evita a morte e a incapacidade permanente do AVC. Esta doença é a que mais mata em Portugal: 20 mil por ano.
Alfândegas estão com serviços parados
Quase 700 dos 1650 funcionários das alfândegas portuguesas devem passar em breve para o regime de mobilidade da Função Pública, devido à drástica diminuição do volume de serviço, fruto do aumento para mais do dobro do Imposto Sobre Veículos (ISV) e da consequente quebra de mais de 90 por cento na importação de carros usados.
Mais luta no 3.º período
A guerra na Educação vai agudizar-se a partir de 14 de Abril, data de arranque do 3º período, o momento mais delicado do ano lectivo. As formas de luta serão definidas pelos próprios professores, anunciou ontem a Fenprof.
"Há uma média de vinte insolvências por dia"
Miguel Reis, Advogado, titular do site www.lawrei.com
Cavaco Silva pede humildade
"O poder político tem de fazer as escolhas certas. Tem de ouvir não só alguns, mas sim todos e com humildade". A afirmação é do Presidente da República, que não hesitou em lançar recados à classe política, ontem, durante o seu discurso na cerimónia de inauguração de uma biblioteca e de um centro de acolhimento temporário para crianças em risco, da responsabilidade da Associação dos Familiares das Vítimas da Tragédia da Ponte de Entre-os-Rios. Interpelado pelos jornalistas, Cavaco Silva não quis personalizar os "alvos", sublinhando apenas que as suas afirmações "visam defender os superiores interesses do País".
Alterne fechado ajudou à tragédia
O homem que assassinou uma pessoa e feriu três em S. Mamede, Batalha, procurou mais vítimas no concelho de Ourém antes de se suicidar frente a uma barreira policial. Quintino Júlio, 63 anos, há muito que fazia ameaças veladas aos inimigos que ele próprio foi criando desde que regressou dos Estados Unidos, onde esteve emigrado.
"Há medo no PS e na sociedade"
As palavras do ministro dos Assuntos Parlamentares, que admitiu gostar de "malhar na direita" e considerou "minudências" as vozes críticas no PS, caíram mal junto de Henrique Neto, empresário e militante 'histórico', que escreveu uma carta onde apelida Augusto Santos Silva de "ministro da propaganda" e dá apoio a Manuel Alegre.