segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

'Vice' de Mesquita Machado é milionário
Nuno Alpoim, 45 anos, é o número dois de Mesquita Machado na Câmara Municipal de Braga há quase uma década. Apesar de ter declarado um rendimento global a rondar os 404 mil euros, no espaço entre 1992 e 2002 possuía casas, carros e até três barcos de recreio registados no porto de Esposende. Uma vida de luxo que não espelhava as declarações de IRS.
BPN deixa Vitória de Setúbal sem estádio
O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) está a investigar os negócios entre a SLN, ex-proprietária do BPN, e o Vitória de Setúbal. Em causa está uma queixa de um dos sócios do clube que questiona as sucessivas transferências de propriedade dos terrenos do Estádio do Bonfim entre várias empresas ligadas ao BPN e o próprio Vitória com o objectivo de ter um novo complexo no Vale da Rosa. Com o envolvimento do BPN, o Vitória poderá ter de procurar outro financiador para o projecto e atrasar o processo de salvação.
5500 carros para mudar numa hora
O corte de trânsito na av. Ribeira das Naus, em Lisboa, obriga hoje a desviar cerca de 5500 carros do Terreiro do Paço, entre as 09h00 e as 10h00, período em que se regista maior circulação automóvel nesta via. A Praça do Comércio é o terceiro ponto da capital com maior circulação automóvel só ultrapassado pela Praça de Espanha, com oito mil veículos/hora, e Marquês de Pombal, com sete mil automóveis/hora. Nos dias úteis circulam na Praça do Comércio 65 mil carros.
Mais 10,5 milhões de passageiros
Os comboios suburbanos, autocarros, barcos e metros de Lisboa e do Porto registaram um aumento de passageiros em 2008. No total, os transportes públicos ganharam mais 10,5 milhões de passageiros (mais 1,5%), tendo transportado 702 milhões de pessoas.
Autarquias dispensam uma nova ajuda
A Direcção-Geral do Tesouro divulga hoje, no seu site, o resultado das 79 candidaturas de autarquias ao pagamento de dívidas a fornecedores, um processo que substitui o valor devido por um empréstimo de médio e longo prazo. Ao que o CM apurou, o Governo está disponível para abrir uma nova vaga de candidaturas, mas a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) acredita que a ajuda não será necessária.
Sócrates vai lançar plataforma
Num discurso sem direito a perguntas, o recém-reeleito líder do PS, José Sócrates, anunciou ontem que irá lançar um "debate nacional, aberto e público no quadro do movimento Novas Fronteiras" para elaborar a plataforma eleitoral com que os socialistas se apresentarão nas Legislativas. Para o efeito, assumiu a responsabilidade de contar com os contributos da sociedade civil e independentes que têm colaborado com o partido, seguindo a tradição iniciada por António Guterres.
Euribor a três meses no valor mais baixo de sempre
As taxas de juro que servem de indexante ao crédito à habitação continuam em queda, com a Euribor a três meses a atingir hoje novo mínimo histórico, nos 1,927 por cento
Ministério pede intervenção urgente da PGR para salvaguardar documentos da Moderna
O Ministério do Ensino Superior solicitou hoje uma intervenção "muito urgente" à Procuradoria-Geral da República, de forma a salvaguardar documentação relacionada com a Universidade Moderna, selada desde a madrugada de sábado pela empresa Incentinveste.
Ferreira Leite: Governo não está a agir para melhorar situação do país
A presidente do PSD defendeu hoje que "o Governo não está a agir" e que "não se vê absolutamente nenhum efeito" das medidas anunciadas para melhorar a situação "grave" do país. Em declarações aos jornalistas, depois de ter recebido a UGT e a CGTP na sede do PSD, Manuela Ferreira Leite disse que quis ouvir as centrais sindicais "no sentido de fazer uma análise profunda sobre a situação grave em que o país se encontra".
Ministério do Ambiente vai recorrer da suspensão da co-incineração em Souselas
O Ministério do Ambiente vai recorrer do acórdão que determinou a suspensão da co-incineração de resíduos industriais perigosos (RIP) em Souselas ao Supremo Tribunal Administrativo, disse hoje à Lusa fonte do ministério. Este tinha sido notificado na sexta-feira da decisão.
Co-incineração: tribunal ordena suspensão da queima de resíduos em Souselas
Souselas: decisão "vai de encontro aos interesses" de Coimbra, diz presidente da junta
Fraudes na reconstrução do Iraque pelos EUA podem ser maiores que a de Madoff
As autoridades norte-americanas começaram a investigar o papel que algumas figuras séniores da hierarquia militar dos Estados Unidos desempenharam no desaparecimento de 125 mil milhões de dólares canalizados para a reconstrução do Iraque, e dos quais ninguém sabe prestar contas. Pode ser a maior fraude da história americana, maior ainda que a do corrector Bernard Madoff.
Banco Insular de Cabo Verde vai ser encerrado amanhã
O Banco Insular de Cabo Verde, controlado pela Sociedade Lusa de Negócios e envolvido no caso BPN, encerra amanhã por decisão do governo cabo-verdiano, nomeadamente por falta de cumprimento de normas sobre reposição de fundos e riscos de crédito.
Dias Loureiro participou pelo Grupo BPN na compra de empresas que foi ocultada das autoridades
BPN: Dias Loureiro mentiu à comissão de inquérito, revela "Expresso"
"Já falei uma vez e é suficiente", diz Cavaco Silva sobre Dias Loureiro
Partidos admitem chamar Dias Loureiro a nova comissão de inquérito
BPN: Paulo Portas critica "política de não incomodar" de Vítor Constâncio
O presidente do CDS-PP, Paulo Portas, criticou hoje a "política de não incomodar" seguida pelo Governador do Banco de Portugal no caso BPN e assegurou que serão colocadas "as perguntas que têm que ser feitas" na comissão parlamentar de inquérito. Por outro lado, o PSD assegurou que apoiará uma nova audição de Dias Loureiro na comissão, para que várias questões sejam aclaradas.
Partidos admitem chamar Dias Loureiro a nova comissão de inquérito
Deputado do BE defende que Dias Loureiro deve demitir-se do Conselho de Estado
PSD vai requerer audição do ministro Pedro Silva Pereira sobre listas dos serviços secretos militares
O líder parlamentar do PSD, Paulo Rangel, disse hoje em Bruxelas que vai requerer a audição do ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, para esclarecer a questão das listas de elementos dos serviços secretos militares.
Novo balanço do naufrágio perto de Lanzarote dá conta de 21 mortos
Depois de 20 horas de viagem, uma embarcação com 28 imigrantes clandestinos que tinha partido do Norte de África naufragou ontem à noite ao largo da ilha de Lanzarote, no arquipélago das Canárias. O novo balanço das vítimas dá conta de 21 mortos, 15 dos quais menores de idade, segundo o “El Mundo” online.
Dezanove imigrantes clandestinos morrem perto de Lanzarote
Eurodeputados portugueses lançam petição contra corrupção
Ana Gomes (PS) e José Ribeiro e Castro (CDS-PP) fazem parte de um grupo de deputados europeus que lança quarta-feira, em Bruxelas, através de uma página da Internet, uma petição para lutar contra a corrupção. A petição insta a Comissão Europeia e os Estados-membros da União Europeia (UE) a propor legislação e mecanismos de combate à corrupção, em particular nas relações com países em vias de desenvolvimento.
Recomendada vacinação contra a raiva a quem viaja para Angola
O Instituto de Medicina Tropical aconselha a vacina da raiva aos portugueses que vão viajar para Angola, onde a doença já matou pelo menos 60 pessoas, mas este medicamento está esgotado em Portugal.