terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Seis anos de internamento para jovens
O Governo pretende alterar ainda este ano a Lei Tutelar Educativa, que define em que condições os jovens dos 14 aos 16 anos que cometem crimes podem ser internados em centros educativos. Leonor Furtado, directora-geral da Reinserção Social, defende, entre outras medidas, o aumento, para o dobro, da duração das "penas" aplicadas e a criação de centros de detenção para os jovens dos 16 aos 21 anos.
Gestor do BPN burla vice do Benfica
O ex-gerente do balcão do BPN nas Amoreiras é suspeito de ter desviado 1,5 milhões de euros de contas bancárias de três clientes: só Mário Dias, vice-presidente do Benfica, terá ficado sem cerca de 900 mil euros. A nova administração do BPN, liderada por Francisco Bandeira, já apresentou uma queixa-crime contra José Manuel Gama Pereira ao Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa, coordenado por Maria José Morgado. O ex--gestor está em parte incerta desde o início deste ano.
Vida de luxo em Braga
Mário Louro, chefe da Divisão do Planeamento Urbanístico na Câmara de Braga, tem uma vida de luxo. A casa onde mora, com vista para o rio Cávado, é uma construção de sonho. A "constatação" foi feita pelas autoridades policiais no âmbito de uma investigação às suspeitas de enriquecimento ilícito que recaíam sobre vários autarcas bracarenses.
Queixa contra a ACAPO
A Autoridade da Concorrência (AdC) abriu um processo de averiguações após duas empresas da área da tecnologia para invisuais terem apresentado queixas-crime contra a ACAPO, Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal, por "concorrência desleal e abuso de informação privilegiada".Em causa está a nova lei que tornou obrigatória a etiquetagem em braille dos produtos comprados por invisuais nos hipermercados. "A ACAPO, como associação de referência, foi contactada pelas empresas para apoio na aplicação da lei e, valendo-se da sua posição privilegiada, encaminhou-as para o fornecimento de equipamentos pela sua própria empresa, a UET", Unidade de Equipamentos Tiflotécnicos, detida maioritariamente pela ACAPO, conta Aquilino Rodrigues, sócio da Electro Sertec, que apresentou queixa.
José Sócrates concede tolerância no Carnaval
O despacho de tolerância de ponto foi assinado no passado dia 13 e a Administração Pública pode contar com a tradicional tolerância de ponto no próximo dia 24, dia de Carnaval.
Regresso à rua dos professores
Os professores voltaram ontem às ruas, em protesto contra o estatuto da carreira docente e o modelo de avaliação de desempenho - dois dos principais pontos de divergência entre a classe e o Ministério da Educação. Em Viseu e Lamego cerca de 400 professores marcharam em protesto, com a promessa de que não se vão "vergar", nas palavras de Francisco Almeida, dirigente do Sindicato dos Professores da Região Centro. Só do distrito de Viseu estão inscritos mais de cem docentes para o cordão humano agendado para Lisboa, a 7 de Março.
Sindicato Independente dos Médicos acusa gabinete da ministra Ana Jorge de “incompetência”
O dirigente do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) Carlos Santos acusou hoje a ministra da Saúde, Ana Jorge, de estar a protelar sem qualquer razão a reforma das carreiras médicas, frisando que este “atraso é incompreensível para além de só trazer prejuízos aos portugueses e ao Governo”.
Enfermeiros mantêm greve de sexta-feira e prometem mais protestos
Os enfermeiros preparam-se para convocar "mais greves e mais manifestações", responsabilizando o Governo pelos protestos, por continuar sem aprovar as alterações ao Estatuto da Ordem da classe e a revisão da carreira de enfermagem. O aviso foi hoje deixado pela Ordem dos Enfermeiros e por quatro sindicatos do sector, numa conferência de imprensa em que anunciaram que a greve marcada para sexta-feira deverá ter continuidade e ser seguida de protestos "mais radicais".
Deputados da comissão de inquérito ao BPN criticam Banco de Portugal
Os deputados da comissão sobre o BPN e a supervisão inerente criticaram hoje a posição tomada pelo Banco de Portugal após as declarações na semana passada pelo antigo quadro do BPN António Franco.
BPN: Paulo Portas critica "política de não incomodar" de Vítor Constâncio
Constâncio admite que a economia deverá comportar-se pior do que as previsões
O governador do Banco de Portugal, Vitor Constâncio, adiantou hoje que a previsão deste ano para a economia poderá ser pior em resultado do mau desempenho da economia no quarto trimestre de 2008.
Presidentes de Conselhos Executivos denunciam “pressão” do Ministério da Educação
A docente que este mês foi escolhida para porta-voz dos 212 presidentes dos conselhos executivos que contestam a avaliação dos professores, Isabel Le Gué, interpretou hoje como “uma forma de pressão” e “uma manobra intimidatória” a mensagem de correio electrónico enviada pela Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) para escolas daquela área do país, em que se pergunta qual “a posição da Comissão Executiva relativamente aos docentes que não entregaram os Objectivos Individuais”.
Profissionais das forças de segurança manifestam-se a 31 de Março
Os profissionais das forças de segurança vão manifestar-se a 31 de Março em Lisboa contra a falta de condições de serviço e a “longa espera” pela revisão dos estatutos profissionais, anunciou hoje a Comissão Coordenadora que reúne sindicatos e associações do sector.
Forças de segurança pedem urgência na entrada em vigor da nova lei das armas
Zona euro teve um défice comercial recorde em 2008
A Zona Euro registou o pior défice comercial da sua história em 2008, tendo atingido os 32,1 mil milhões de euros, segundo os dados do Eurostat, o gabinete de estatísticas europeu, que apresentou hoje a sua primeira estimativa para a balança comercial da UE e da Zona Euro de Dezembro de 2008.
CDS defende coligação com PSD para "libertar Lisboa do governo socialista"
O coordenador autárquico do CDS, Hélder Amaral, mostrou vontade em que a coligação PSD-CDS para Lisboa chegue a "bom porto. É preciso libertar Lisboa do governo socialista. Sempre que houve um governo de direita em Lisboa a cidade esteve melhor", disse hoje Hélder Amaral no final de uma reunião com representantes do PSD sobre coligações autárquicas.