terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Banco de Portugal prevê para este ano uma recessão de 0,8 por cento
A economia portuguesa deverá cair este ano 0,8 por cento, devido à contracção das exportações e do investimento privado, anunciou o Banco de Portugal no Boletim de Inverno divulgado hoje.
PSD absteve-se e viabilizou orçamento da Câmara de Lisboa
O PSD viabilizou hoje na Assembleia Municipal de Lisboa o orçamento de 2009, de 643 milhões de euros, através da abstenção dos deputados municipais social-democratas, em maioria naquele órgão autárquico. O orçamento e plano de actividades foram aprovados com a abstenção do PSD, os votos contra do PCP, Bloco de Esquerda e PEV e o voto favorável do PS.
Faixa de Gaza: Egipto anuncia plano para cessar-fogo imediato
O Egipto anunciou hoje uma proposta para um cessar-fogo imediato entre Israel e o Hamas, a ser seguida por negociações com vista à pacificação da Faixa de Gaza. A iniciativa prevê, entre outros aspectos, o fim do bloqueio ao território palestiniano e medidas para impedir o contrabando de armas transfronteiriço.
Vários países europeus já não estão a receber gás russo
O braço-de-ferro entre a Ucrânia e Rússia sobre os preço do gás está a afectar a maioria dos países europeus, alguns dos quais deixaram já de receber o combustível que compram à Gazprom.
Autoridade da Concorrência ordena suspensão por 90 dias de oferta de bilhetes de cinema
A Autoridade da Concorrência (AdC) decidiu hoje, na sequência de uma queixa apresentada pela Medeia Filmes, que a ZON TV Cabo vai ter de suspender por 90 dias o programa Cinemas ZON Lusomundo, ligado ao cartão myZONcard, que oferece aos assinantes daquele serviço de televisão um bilhete de cinema gratuito por semana. A ZON TV Cabo já reagiu à decisão da AdC, que considera “injustificada e lesiva dos interesses dos consumidores”, e anuncia que vai recorrer da decisão do regulador.
Identificado gene envolvido no mistério das metástases do cancro da mama e da próstata
Chama-se MTDH (metadherina) e foi encontrado no cromossoma 8. Uma equipa de investigadores da Universidade de Princeptonnos, EUA, identificou-o como responsável por uma maior resistência a fármacos usados na quimioterapia e pelas metástases no cancro da mama. Mas, mais do que isso, perceberam também como actua que é o fundamental para o conseguir atacar.
Cinco distritos em aviso amarelo devido ao frio
Os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco e Portalegre estão hoje com aviso Amarelo devido à persistência de temperaturas mínimas baixas. De acordo com o site do Instituto de Meteorologia (IM), Bragança é o distrito com previsão de temperaturas mais baixas, entre os sete e os quatro graus negativos.
Estado lesado em 6,5 milhões de euros
Quase um ano depois de ter sido pela primeira vez marcada a leitura da sentença, no Tribunal de S. João Novo, no Porto, a juíza responsável pelo caso de venda fraudulenta das massas falidas revelou finalmente qual a matéria de facto provada. No essencial, foi quase toda: deixou de fora apenas cinco arguidos e reduziu em dois milhões o montante do lucro ilegítimo.
atirou para não morrer
Quando os quatro amigos saíram do Bairro de Santa Filomena, onde tinham ido ver 'a bola' anteontem à noite, um elemento à civil da Esquadra de Investigação Criminal da PSP da Amadora viu logo o Opel Corsa Branco furtado dias antes e informou os colegas. Lá dentro seguiam jovens referenciados pela polícia por dezenas de crimes violentos. À distância, os agentes seguiram o grupo - que só se apercebeu da perseguição quando estava a chegar ao bairro da Quinta da Lage, onde vivem.
Gestores do BCP foram acusados
O regulador do mercado bolsista decidiu acusar individualmente os gestores do BCP por prestação de falsa informação ao mercado. O caso remonta ao período entre 2000 e 2001 em que a instituição terá utilizado 17 sociedades 'off-shore' para a subscrição de acções próprias nos aumentos de capital.
Concurso ilegal elege 14 chefes
A Câmara do Cartaxo publicou um concurso público "irregular" para 14 chefes de secção e muitos dos serviços não têm quadros que justifiquem a existência dos cargos. É o caso do departamento de sinalização e trânsito, onde o novo chefe é Vítor Varela Caldas, pai do presidente da autarquia, Paulo Caldas (PS). Este concorrente está em comissão de serviço como chefe de gabinete da vereadora Rute Ouro, vogal efectiva do júri. E Arménio Coito, dirigente do STAL, que não presta serviço na Câmara há 17 anos, é o novo "chefe" da única técnica superior de património do quadro da autarquia.
Gripe esgotou camas hospitalares
As infecções respiratórias provocadas pelos efeitos da gripe estão na origem de um aumento acentuado dos internamentos hospitalares, especialmente dos idosos.
Percorreu quatro hospitais com um pé fracturado
Quando Rui Mega fracturou, no sábado, um pé em dois sítios, durante um jogo de futebol em Odivelas, não imaginava que em menos de 48 horas iria percorrer quatro hospitais da Grande Lisboa para uma cirurgia, que ainda não foi marcada.


Sócrates admite mais desemprego
O primeiro-ministro admitiu ontem, pela primeira vez, que Portugal, face ao agravar da crise económica e financeira a nível mundial, caminha para um cenário de recessão e consequente aumento do desemprego, em 2009. Por isso, José Sócrates frisou que "a prioridade para 2009 é a protecção do emprego" e que "o investimento público é indispensável para defender o emprego e reanimar a economia."


Diário de Notícias
Ministério ameaça professores com processos
Sargento receia que a criança nunca mais volte para o casal
Autores nacionais venderam um milhão na época de Natal
Sócrates não exclui antecipação das legislativas
Público
Sócrates: “Tudo aponta para um cenário cada vez mais provável de recessão”
PSP garante que baleou rapaz em resposta a ameaça e depois de vários avisos
Confrontos entre Exército israelita e activistas do Hamas intensificam-se na cidade de Gaza
Negociações para rever Estatuto da Carreira Docente iniciam-se no final do mês
Correio da Manhã
Empresário e GNR tentam corromper árbitro
PSP diz que atirou para não morrer
Sócrates admite mais desemprego
Puxão de orelhas: Vieira e Rui Costa criticam jogadores no balneário
24 Horas
Tentou comprar árbitro por 150 euros
Namorado de Andreia fugiu da pensão à pressa
Baltazar fica com a filha mais uma semana
Fotos sexy de Sónia Araújo
Jornal de Notícias
José Sócrates admite recessão e pede maioria absoluta
Sindicatos apelam a adesão dos professores à greve do dia 19
Juízes permitiram cobranças ilegais em falências de empresas
Vítor Constâncio em colisão com Durão Barroso e Cavaco Silva
Diário Económico
Sócrates admite recessão em Portugal
Portugueses anteciparam compra de carros para fugir à subida do imposto
Carlos Tavares acusa três ex-presidentes no caso BCP
Bancos obrigados a divulgar todas as comissões cobradas
Jornal de Negócios
Imobiliárias - Saldos, brindes e ofertas para vender casas
Sócrates admite recessão
Queda das taxas de juro atenuada pelos aumentos dos "spreads"
Combustíveis mais caros com subida dos preços do crude