sábado, 24 de janeiro de 2009

Ingleses queriam investigar Sócrates
Os ingleses pediram a Portugal que José Sócrates fosse formalmente investigado, no âmbito do processo Freeport. A sugestão, que poderia implicar escutas telefónicas ao primeiro-ministro e buscas residenciais, não gerou consenso e recebeu imediatas reticências das autoridades do nosso país. O pedido foi formalizado a 18 de Novembro, numa reunião em Haia, promovido pelo Eurojust, que sentou à mesma mesa as polícias dos dois países.
Cinco socialistas com o CDS
Os socialistas Manuel Alegre, Teresa Portugal, Eugénia Alho, Júlia Caré e Matilde Sousa Franco votaram ontem a favor do projecto do CDS-PP que previa a suspensão e um modelo alternativo de avaliação dos professores. Garantem que votaram em consciência, pelo regresso da tranquilidade às escolas. Não temem represálias do partido porque, dizem, "é um partido plural". Contas feitas, o Parlamento chumbou ontem o texto do CDS por 116 votos contra e 113 a favor, com uma falta no PSD.
Família de Domingos assustada
Durante hora e meia, a mulher e os três filhos menores de Domingos Paciência, treinador da Académica, estiveram sequestrados num quarto da casa da família, em Leça da Palmeira. Na mesma divisão estava um dos assaltantes, com sotaque brasileiro, a apontar-lhes uma arma, enquanto o comparsa passeava pela vivenda a recolher todos os bens valiosos que encontrava. Foram as últimas vítimas de um fenómeno cada vez mais comum, o homejacking - assalto a casas com os donos no interior.
Falência alemã alarma Portugal
A notícia de que a Qimonda, na Alemanha, o gigante dos semicondutores, se declarou insolvente foi recebida com apreensão em Portugal, particularmente em Vila do Conde, onde está sediada a congénere nacional, empregando 1 800 trabalhadores.
Reembolso é "impraticável"
O provedor de Justiça, Nascimento Rodrigues, emitiu um parecer em que recomenda o reembolso de juros dos certificados de aforro cuja rendibilidade foi afectada pelas mudanças introduzidas pelo Governo.
Costa à beira da maioria
Em pleno ano de eleições, António Costa arranca com vantagem na corrida pela liderança da Câmara de Lisboa ao reunir 38,2 por cento das intenções de voto. Ou seja, se as autárquicas fossem hoje o candidato socialista conquistaria a maior câmara do País, com quase maioria absoluta. Mas a surpresa é a independente Helena Roseta, que conquista 16,5 por cento das preferências dos lisboetas.
Soares afasta questões gay
O ex-presidente da República, Mário Soares, criticou anteontem à noite José Sócrates, por colocar na agenda política os casamentos entre pessoas do mesmo sexo, quando, no seu entender, há questões mais importantes para resolver no País. "Não são esses os problemas fundamentais que temos neste momento, mas há certos radicais que querem ir adiante para mostrarem que são de esquerda", afirmou.
Esfaqueou bebés em creche belga
Eram 10h00 da manhã (09h00 em Lisboa) quando um homem com a cara pintada de branco e os olhos de negro entrou na creche Fabeltjesland (O País das Fábulas) em Dendermonde, Norte de Bruxelas. À funcionária que estava à entrada disse que precisava de ir à secretaria pedir uma informação. Mas em vez de se dirigir ao guichet, esgueirou-se por uma sala onde estavam as crianças, sacou de uma faca e desatou a esfaquear indiscriminadamente. Dois bebés e uma funcionária morreram e 12 crianças e dois adultos ficaram feridos.
O pacificador
Os conflitos são criados e levados a cabo por seres humanos e podem ser resolvidos por seres humanos. Vi isso acontecer na Irlanda do Norte e acredito que pode acontecer no Médio Oriente." Esta foi a mensagem de esperança de George Mitchell quando, quinta-feira, foi apresentado ao Departamento de Estado como enviado de Barack Obama para mediar a paz entre israelitas e palestinianos.
Freeport: Sócrates diz que reunião se realizou unicamente a pedido da Câmara de Alcochete
O primeiro-ministro José Sócrates disse hoje na Alfândega do Porto que a reunião que manteve com os promotores da Freeport aconteceu unicamente a pedido da autarquia de Alcochete e que a sua intervenção no caso se limitou à participação nessa reunião.
Professores: movimentos independentes sugerem greve por tempo indeterminado
Cerca de 1500 professores manifestaram-se esta tarde frente ao Palácio de Belém, numa iniciativa organizada por movimentos independentes para pedir a intervenção do Presidente da República no conflito vivido nas escolas. Durante o protesto, os organizadores apelaram à realização de uma greve por tempo indeterminado.
Ferreira Leite diz que Portugal está hoje pior do que quando Governo tomou posse
Manuela Ferreira Leite afirmou que Portugal “está pior, em todos os indicadores” do que quando o actual Governo socialista tomou posse, em Março de 2005.
Itália: Centenas de imigrantes ilegais manifestaram-se contra condições em que são mantidos
Centenas de imigrantes ilegais, que forçaram a sua saída de um centro de detenção na ilha de Lampedusa, no Sul de Itália, manifestaram-se hoje frente à autarquia para denunciar as condições em que se encontram detidos e a aceleração dos processos de expulsão decidida pelo Governo italiano.
Teixeira dos Santos: "Não há GPS para a crise, temos de nos guiar pelas estrelas, o problema são as nuvens"
O ministro das Finanças afirmou ontem que a crise económica e financeira global é "um momento único na história" e que não "há GPS" para esta situação, mas apenas "estrelas" tapadas com "nuvens".
Nações Unidas reabrem 200 escolas na Faixa de Gaza
Mais de 200 escolas na Faixa de Gaza, geridas pelas Nações Unidas, reabriram hoje pela primeira vez desde a entrada em vigor de um cessar-fogo que pôs fim a três semanas de ofensiva israelita contra o Hamas.
Morreu Fernando Bragança Gil, antigo director do Museu de Ciência da Universidade de Lisboa
Fernando Bragança Gil, físico, professor jubilado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e ex-director do Museu de Ciência daquela instituição, morreu hoje em Lisboa, aos 81 anos.
Barack Obama espera promulgar plano de recuperação da economia dentro de um mês
O Presidente norte-americano Barack Obama disse hoje que espera promulgar o plano de recuperação da economia, que prevê financiamentos de 825 mil milhões de dólares, dentro de um mês.
António Costa: "Nada justifica que a Baixa seja zona de atravessamento" de tráfego
Portugal é membro fundador da primeira Agência Internacional para as Energias Renováveis
Portugal é membro fundador da primeira Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA), que será formalmente criada na próxima segunda-feira na Alemanha para ajudar na luta contra o aquecimento global.