quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Empresário amputa dedo à frente de juíza
Um homem de 67 anos estava ontem em frente a uma juíza, num gabinete dentro do Tribunal da Figueira da Foz, quando sacou de um cutelo que guardava numa pasta e amputou parte do dedo indicador esquerdo em cima da secretária. Foi a forma encontrada pelo empresário Orico Santos para demonstrar o seu descontentamento durante uma diligência no âmbito de um processo executivo.
Juros de certificados baixam 40 por cento
A queda progressiva das taxas de juro está a ter um forte impacto negativo na rentabilidade dos Certificados de Aforro (CA), um dos mais populares produtos financeiros: desde Outubro de 2008, quando a remuneração mensal da Série C ascendeu ao valor bruto de 4,011 por cento, a taxa de juro já caiu quase 40 por cento. E tudo indica que esta tendência seja agravada, em 2009. Para já, em 2008, por causa da crise financeira, o valor médio de cada CA subiu para 4050 euros.
Banqueiro algemado e de aliança no dedo
Passo firme, olhar de frente para os jornalistas presentes, fato cinzento, gravata azul-chumbo metalizado de seda, camisa branca, sapatos pretos, aliança no dedo, apesar de separado, Oliveira e Costa chegou ao Parlamento num carro celular.
CM líder absoluto nas audiências
O Correio da Manhã é o jornal mais lido em Portugal, revelam os dados do Bareme relativos ao último trimestre de 2008, divulgados ontem. Este resultado confirma a liderança do diário da Cofina, que, de Janeiro a Outubro de 2008, vendeu em banca uma média de 117 179 exemplares por dia.
Estado burlado em mais de dois milhões
Entre 2000 e 2004 oito empresas e dois empresários da construção civil burlaram o Estado em mais de dois milhões de euros (2.190.000€). As firmas transaccionavam "facturas falsas, depois utilizadas na fuga ao pagamento de impostos", revelou, ontem, a Polícia Judiciária de Faro.
"Promoção na Caixa sem efeito financeiro"
Armando Vara, Vice-presidente do Millennium BCP
Neve vai regressar amanhã às serras
O frio vai intensificar-se a partir de hoje. Segundo o Instituto de Meteorologia, verifica-se uma acentuada descida de temperatura, em especial da mínima. Para amanhã prevê-se novamente uma queda de neve acima dos 800 metros, nas regiões Norte e Centro do País.
Parlamento atrasa complementos
Cerca de 35 mil ex-combatentes aguardam há mais de três anos a revisão da lei para que possam beneficiar do complemento especial de pensão e da contagem do tempo de serviço militar para efeitos de reforma. O diploma deveria ter entrado em vigor no passado dia 1, mas devido ao atraso na sua publicação, os antigos combatentes correm o risco de ficar à espera mais um ano.
"Foi uma cilada"
O Ministério Público (MP) propôs ontem pena de prisão suspensa abaixo do limite médio (dois anos e meio) para Domingos Névoa, sócio-gerente da Bragaparques acusado de tentativa de corrupção ao vereador em Lisboa José Sá Fernandes. Para o procurador Luís Marta, a pena é a "adequada e justa" para o arguido que praticou "crime de corrupção activa, também contra o Estado".
Comunidade Islâmica de Lisboa “magoada” com as palavras de José Policarpo
A Comunidade Islâmica de Lisboa ficou "magoada" com as palavras do cardeal-patriarca de Lisboa que ontem à noite avisou as portuguesas para o "monte de sarilhos" em que ficariam caso escolhessem casar com muçulmanos.
Cavaco devolve ao Governo decreto-lei sobre concessão atribuída à Estradas de Portugal
O Presidente da República, Cavaco Silva, devolveu hoje ao Governo o projecto de decreto-lei que revia as bases da concessão rodoviária nacional atribuída à EP – Estradas de Portugal.
Anarec: aumento dos combustíveis é "absolutamente ridículo" e "escandaloso"
O presidente da Associação Nacional dos Revendedores de Combustíveis (Anarec) considerou "absolutamente ridículos" os aumentos de preço dos combustíveis aplicados esta semana pela Galp Energia e BP e "escandalosos" os da Cepsa, que hoje subiu o preço do gasóleo em 5,9 cêntimos.
Apesar de saúde ser o tema escolhido, crise domina debate com Sócrates
O tema do primeiro debate quinzenal de 2009 com José Sócrates era a saúde, para anunciar mais médicos de família, camas para a rede de cuidados continuados e o primeiro banco público de células do cordão umbilical, mas a crise económica marcou o duelo entre o primeiro-ministro e a oposição.
Hamas apoia iniciativa egípcia mas mantém condições para aceitar trégua
O Hamas mostrou-se favorável ao plano egípcio para um cessar-fogo na Faixa de Gaza, mas diz que alguns pontos devem ser clarificados. O anúncio oficial surge depois de fontes diplomáticas terem revelado que o movimento aceitara a proposta para o fim dos combates.
Ministra da Educação recebe amanhã presidentes dos Conselhos Executivos
Os representantes dos 139 Presidentes dos Conselhos Executivos que se reuniram sábado, em Santarém, vão ser já amanhã recebidos pela Ministra das Educação
Autoeuropa confirma dispensa de trabalhadores contratados temporariamente
A Autoeuropa garantiu hoje que a dispensa, em Fevereiro, dos 254 trabalhadores contratados a empresas de trabalho temporário não representa qualquer risco de viabilidade da fábrica, assegurando ainda que não está a despedir quaisquer trabalhadores da empresa.
HRW pede a Obama atenção particular pelo respeito dos direitos humanos
A Administração Obama deverá colocar os direitos humanos no âmago da sua política externa, interna e de segurança, se quiser remediar os “enormes estragos dos anos Bush”, é esta a mensagem da Human Rights Watch (HRW) no seu Relatório Mundial de 2009, distribuído hoje por essa organização independente criada em 1978 e que tem a sua sede em Nova Iorque.