segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Sócrates garante que impostos já baixaram mil milhões de euros e 9400 empresas usaram linhas de crédito
O primeiro-ministro afirmou hoje que as linhas de crédito criadas pelo Governo já foram utilizadas por 9400 empresas no valor de 1750 milhões de euros e que as medidas de descida dos impostos atingiram mil milhões de euros.
Moção de Sócrates exclui adopção por casais homossexuais
O dirigente socialista Augusto Santos Silva esclareceu hoje que a adopção de crianças por casais homossexuais está fora da moção de José Sócrates e que a corrente de Manuel Alegre também será convidada para discutir o programa eleitoral. Em declarações aos jornalistas, o ministro dos Assuntos Parlamentares negou que a adopção esteja prevista, mesmo que implicitamente, na moção que o secretário-geral do PS levará ao congresso de Espinho, entre 27 de Fevereiro e 1 de Março.
Pais exigem serviços mínimos em greves e ameaçam recorrer a tribunais
O presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap) ameaçou hoje recorrer aos tribunais para que sejam convocados serviços mínimos em futuras greves de professores, de forma a evitar que as escolas encerrem. Albino Almeida frisou não existir nenhuma razão para justificar o fecho de estabelecimentos de ensino, uma vez que o funcionamento não é apenas assegurado por docentes, mas também por funcionários e auxiliares, que não estão em greve
Os sonhos de Obama para o país
Todos os anos, os Estados Unidos assinalam o dia 19 de Janeiro como o dia de Martin Luther King. Mas nunca a cerimónia de homenagem ao homem que um dia sonhou que ninguém seria julgado pela cor da sua pele fez tanto sentido como hoje. Na véspera de tomar posse, Barack Obama, o primeiro Presidente afro-americano do país, prometeu “renovar a promessa” do sonho americano.
Faixa de Gaza: organizações internacionais alertam para situação precária vivida no território
Com o fim da ofensiva israelita, começaram hoje a fazer-se contas aos estragos causados por 22 dias de bombardeamentos contra a Faixa de Gaza, ao mesmo tempo que as organizações internacionais alertam para as necessidades urgentes de uma população mais carenciada do que nunca.
Portugal e Espanha assinaram candidatura ao Mundial de futebol de 2018
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a sua congénere espanhola assinaram hoje, em Lisboa, o formulário que confirma as intenções das duas entidades de se apresentarem em conjunto à organização do Campeonato do Mundo de Futebol de 2018. O documento será enviado à FIFA nos próximos dias. O presidente da federação espanhola, Angel Villar, aproveitou o momento para defender que ele e o seu homólogo português, Gilberto Madaíl, devem manter-se ligados ao processo, até à decisão da FIFA, prevista para Dezembro de 2010.
Visabeira lança OPA sobre Vista Alegre
O grupo Visabeira, através da Cerutil, anunciou hoje ao início da noite a intenção de comprar até 100 por cento do capital da Vista Alegre Atlantis
Santos Silva acusa Ferreira Leite de usar linguagem própria da “extrema-direita”
O ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, acusou hoje a presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, de estar de "cabeça perdida" e de usar linguagem contra o Governo própria de "grupúsculos de extrema-direita". Ontem, no encerramento do XVIII Congresso do PSD/Açores, em Ponta Delgada, Manuela Ferreira Leite acusou o primeiro-ministro, José Sócrates, de ser "o coveiro da pátria".
Gazprom recebe ordens para retomar abastecimento de gás à Europa
A Gazprom recebeu ordens para retomar o abastecimento de gás à Europa através dos gasodutos ucranianos, depois de assinado um acordo bilateral que vai regular as exportações russas daquele combustível para a Ucrânia nos próximos dez anos.

Fisco sobe casas em 25 por cento
A Associação dos Industriais da Construção de Edifícios quer mudanças no sector da construção, depois de ter encomendado um estudo que revela que 40% do preço das casas se deve aos impostos e à burocracia: 15% resultam da morosidade e os restantes 25% à carga fiscal
Toques anónimos ficham clientes
Se recebe chamadas telefónicas de curta duração de números anónimos e ninguém fala, nem sempre é o que parece. Pode ser apenas o sistema informático de uma empresa de telemarketing a controlar o horário de atendimento de um potencial cliente, para posterior contacto personalizado. Foi o que detectou o Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Coimbra, a partir de uma queixa apresentada por um cidadão, já irritado com os constantes 'toques' do telemóvel e no telefone de casa.
Sócrates alivia carga fiscal à classe média
Não promete baixar os impostos, mas assegura que irá aliviar a carga fiscal das famílias portuguesas, caso seja reeleito primeiro-ministro. Esta é uma das bandeiras da moção que Sócrates vai levar ao congresso do PS e que ontem arrancou aplausos de centenas de militantes que assistiram à apresentação da estratégia do líder.
'Big Brother' protege Obama
A tomada de posse de Barack Obama como presidente dos EUA está rodeada do mais gigantesco aparato de segurança alguma vez montado em Washington. Mais de 40 mil efectivos da polícia, Exército e serviços secretos estão destacados e vão ser apoiados por dezenas de câmaras de vigilância, postos de controlo de metais e equipas com cães pisteiros. Para prevenir ataques químicos, uma brigada está de prevenção, com capacidade para, em 48 horas, colocar em Washington dezenas de helicópteros e aviões de resgate.
Testemunha foi alvo de ameaças
Uma das testemunhas que denunciaram o alegado envolvimentos dos dois irmãos, Ricardo e Rui, na morte de António Mota, recebeu ameaças por telefone, alegadamente de um dos jovens arguidos que estão a viver num quarto alugado na zona de praia de Mira. Ricardo, de 18 anos, está com pulseira electrónica e Rui, de 17, está solto.
Portas pede castigo
Num ano com três actos eleitorais, o presidente do CDS-PP pediu ontem aos portugueses para castigarem o PS já nas eleições europeias de Junho. "É a primeira volta das Legislativas", justificou no encerramento do XXIII congresso do partido, nas Caldas da Rainha. O "CDS faz falta", mas não será "nunca subalterno" e nem está "obcecado com lugares", acrescentou Paulo Portas, apelando ainda a que "não se repitam votos nos partidos tradicionais", leia-se PS e PSD
"Sócrates é o coveiro da pátria"
Manuela Ferreira Leite acusou ontem o primeiro-ministro, José Sócrates, de ser o "coveiro da pátria" ao conduzir o País por "caminhos errados". Prova disso, apontou a presidente do PSD, é o endividamento, os índices de desemprego, os défices externos e as exportações.
Aborto assistido mas muito pouco
Sara Almeida decidiu abortar mal soube que estava grávida, com um mês e meio de gestação. "Foi um azar, tenho 26 anos e não tenho condições para ter um filho", explica. Tratou de tudo conforme a lei e realizou a interrupção voluntária da gravidez (IVG) no Hospital de Faro (HF), há pouco mais de uma semana. Depois surgiram os problemas.
Mortos ao abandono causam mau cheiro
Há vinte dias que ninguém aparece para reclamar os dois corpos que se encontram nas câmaras frigoríficas do Hospital Curry Cabral, em Lisboa. A permanência prolongada está a causar um problema de mau cheiro nas imediações, porque aquelas câmaras frigoríficas não têm a mesma potência das do Instituto Nacional de Medicina Legal
Diário de Notícias
Juros dos depósitos caem mais de 50% em dois meses
Hamas aceita cessar-fogo e Israel dá início à retirada
Visita guiada à Casa Branca
Portas desafia Sócrates a dar liberdade de voto na AR
24 Horas
Mãe mandava menino de 9 anos comprar-lhe bebidas alcoólicas
Site que mostra despesas do Estado não serve para nada
Trio sequestra mulher e atira-a de carro em andamento
Jornal de Notícias
Estratégia de Sócrates pisca olho à Esquerda
Obama apela à unidade dos norte-americanos
Cristo vivo substitui crucifixos
Condenado com o voto de só um de três juízes
Diário Económico
Teixeira dos Santos “Estes momentos exigem atenção e acção”
Juros - Prestação da casa pode cair 2.600 euros em 2009
Crise - Saiba o que deve fazer para garantir o emprego
Petróleo cai com previsões de quebra da procura
Jornal de Negócios
Sócrates quer aliviar carga fiscal da classe média
Sócrates arrisca não criar emprego na legislatura
Apoios para quem contratar jovens e desempregados
Governo confrontado hoje com o mais negro dos cenários para 2009