sábado, 17 de janeiro de 2009

Desemprego atinge meio milhão de pessoas
É com profunda apreensão que os trabalhadores da fábrica de Mangualde da PSA - Grupo Peugeot/Citroën estão a encarar a redução da produção anunciada já para este mês, com uma interrupção da laboração a partir da próxima sexta-feira e por um período de duas semanas, bem como a eliminação de um dos turnos a partir de Fevereiro, o que implicará a dispensa de 400 trabalhadores. Para o mês de Março está também prevista uma nova paragem na laboração, por um período de quatro dias.
Leonor diz que João matou filha
Leonor Cipriano disse perante juízes e jurados, em Outubro passado - no julgamento em que acusa elementos da PJ de tortura para a levar a confessar o homicídio -, que não sabia o que tinha acontecido à filha Joana e que acreditava que ela estava viva. Três meses depois, a mãe da menina de sete anos desaparecida da aldeia de Figueira, em Portimão, dá nova versão e revela que a filha foi morta pelo tio João Cipriano. A mulher, condenada a 16 anos de cadeia pelo homicídio da filha, veio agora dizer que a tentou vender.
Aluno atacado à facada
Um aluno da Escola Secundária Emídio Navarro, em Viseu, foi ontem de manhã atacado pelo marido de uma professora, que o agrediu a pontapé e o esfaqueou nas costas. O agressor, de imediato detido pela PSP, acusa o jovem de lhe ter riscado o carro, mas a vítima nega e diz que está a ser confundido com um colega de turma, que "está sempre a mandar bocas à professora".
16 anos de prisão para assassino
O estudante da Universidade de Coimbra que matou a ex-namorada à facada em Setembro de 2007 foi ontem condenado a 16 anos de cadeia. Julgado por um tribunal de júri, António Assunção, de 24 anos, baixou a cabeça entre as mãos ao ouvir a pena aplicada.
Portugal sem plano para amarar
Não existe nada preparado em Lisboa, nem em Nova Iorque ou em Londres, perante a possibilidade de um avião amarar, porque simplesmente não se está à espera que aconteça", diz o comandante Cruz dos Santos, questionado pelo CM sobre como seria se o acidente ocorrido, quinta-feira, no rio Hudson fosse no Tejo. Em 1983, porém, um avião da TAP esteve para amarar no Tejo, junto a Cascais.
Um milagre no rio Hudson
Foi um verdadeiro milagre o que ontem aconteceu em Nova Iorque. Um Airbus A320 da US Airways com 155 pessoas a bordo caiu nas águas geladas do rio Hudson três minutos depois de ter levantado voo no aeroporto de La Guardia, em Nova Iorque, com destino a Charlotte, na Carolina do Norte. As autoridades da aviação norte-americanas receavam uma tragédia mas todos os 150 passageiros e cinco tripulantes foram resgatados vivos.
"O sistema odeia as pessoas íntegras"
Campos e Cunha não tem dúvidas. O sistema odeia pessoas sérias e íntegras. Na entrevista ao Correio da Manhã e Rádio Clube, o ex-ministro das Finanças de José Sócrates mostra-se indignado com as campanhas feitas contra pessoas de valor e afirma que há uma degradação evidente na qualidade dos gestores da causa pública.
"Magistrados têm receio em decretar prisões preventivas" (com vídeo)
Pinto Monteiro, procurador-geral da República, diz que os magistrados têm hoje receio de decretar prisão preventiva nCaso BPN vai ser mais rápido do que a 'Operação Furacão'.
Congresso para renovar Portas
O CDS-PP reúne hoje em congresso nas Caldas da Rainha com o líder, Paulo Portas, consagrado por 95 por cento dos votos nas eleições directas de Dezembro de 2008, e ausências de peso como a de Luís Nobre Guedes. Será um congresso do unanimismo? Os subscritores da moção "AR novo no CDS-PP" garantem que não. É tempo de clarificação na "estratégia de alianças" e de um "debate leal", contrariando-se a ideia de que o CDS é o líder, destaca ao CM Filipe Anacoreta Correia.
Sócrates faz "queixinhas"
Manuela Ferreira Leite acusou José Sócrates de "fazer queixinhas aos espanhóis sobre a posição do PSD contra o projecto do TVG usando como enviado a Madrid um jornalista da Lusa". A líder do PSD referia-se a um despacho do correspondente da agência na capital espanhola, que recolheu as posições políticas dos partidos em Espanha.
Congresso CDS/PP: Pires de Lima contra coligação com PS, Lobo Xavier opõe-se a aliança com PSD para Lisboa
António Pires de Lima mostrou-se hoje completamente contra uma eventual coligação entre o CDS e o PS. “Não defendo de maneira nenhuma uma coligação. Nós somos oposição e somos uma oposição responsável e construtiva ao PS e devemos trabalhar a prazo para estar na génese na base de uma alternativa ao governo socialista”, argumentou o presidente da Mesa do Congresso, em declarações aos jornalistas no átrio do Centro Cultural de Congressos da Caldas da Rainha.
Presidente do Tribunal de Contas denuncia "onda de aproveitamento" para gerar mais desemprego
O presidente do Tribunal de Contas, Guilherme d'Oliveira Martins, denunciou hoje a existência de uma "onda de aproveitamento" da crise para gerar mais desemprego, situação que tem na origem "a não assumpção das responsabilidades sociais".
Lagos: Um dos feridos na fuga do condutor de camião roubado mantém-se com prognóstico reservado
Um dos feridos do acidente com um camião em fuga, hoje, no Centro de Lagos, continua em observação médica com prognóstico reservado, enquanto a maioria dos restantes já teve alta, informou fonte do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio. Ao todo o acidente provocou um morto e oito feridos e não cinco, como tinha sido primeiramente avançado.
Morreu Tereza Coelho, editora das Publicações D. Quixote
Tereza Coelho, editora das Publicações Dom Quixote e do escritor António Lobo Antunes, morreu hoje de manhã, no Hospital CUF – Descobertas, em Lisboa, na sequência de complicações de uma pneumonia. O velório realiza-se hoje na Igreja de Santa Maria dos Olivais, em Lisboa (na capela mortuária da Rua das Courelas, perto da estação de metro do Oriente), a partir das 16h30. O funeral é amanhã às 10h00.
Amadora: Manifestação de 500 pessoas contra morte de rapaz de 14 anos acaba em violência
Pedras e sacos de lixo arremessados contra a esquadra da PSP de Casal da Boba, na Amadora, marcou o final da manifestação de cerca de 500 pessoas em protesto contra a morte de Kuku, o rapaz de 14 anos baleado por um agente da PSP durante uma perseguição policial no passado domingo, na freguesia da Falagueira.
Caso Freeport: vídeo prova pagamento de "luvas" a ministro português
Uma conversa entre um administrador inglês da sociedade proprietária do espaço comercial do Freeport, em Alcochete, e um sócio da consultora Smith & Pedro denuncia o pagamento de "luvas" a um ministro português do Governo de António Guterres, noticia hoje o semanário "Sol".
Israel anuncia trégua unilateral na ofensiva em Gaza
O primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert, anunciou uma trégua unilateral na ofensiva na Faixa de Gaza, que entra em vigor a partir das 02h locais (meia-noite em Lisboa). Mas com as forças israelitas a permanecerem em Gaza e com o Hamas a recusar parar os ataques, não é claro o que vai acontecer no terreno.
Barack Obama inicia viagem até Washington de comboio, seguindo exemplo de Abraham Lincoln
A três dias de tomar posse como o 44º Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama iniciou hoje a viagem de comboio de Filadélfia para Washington, onde o futuro Presidente reconhece que o esperam dias difíceis
Rússia diz que impasse sobre o gás ainda não foi ultrapassado
O Presidente russo Dmitri Medvedev afirmou hoje que os esforços para ultrapassar as divergências em torno dos fornecimentos de gás para a Europa ainda não deram frutos, antevendo-se ainda muito trabalho para ultrapassar uma crise que já se prolonga por 11 dias.