segunda-feira, 15 de junho de 2009

Ensino das artes em Belgais fecha devido a «arresto de bens e falta de apoios» - TSF

Joana Pires, filha da pianista, Maria João Pires, e responsável pelo Centro de Estudo das Artes de Belgais, disse à agência Lusa que após o encerramento da escola e do Coro Infantil, «não deve restar nada do projecto de Belgais iniciado pela minha mãe».

Joana Pires revelou que os subsídios do Ministério da Educação, a única fonte de financiamento, bem como o mobiliário e instrumentos da escola «estão arrestados».

«Parece-nos ser uma acção movida por quatro ex-funcionários», despedidos a meio do ano, e que, de acordo com Joana Pires, discordam das indemnizações que lhes foram pagas. O valor do arresto ronda «os 78 mil euros», acrescentou.

«Despedimos funcionários para não termos que declarar insolvência a meio do ano. Perdemos patrocinadores e donativos e só lhes podíamos pagar o que o Ministério da Educação nos dava. Ficámos sem o resto do dinheiro que recebíamos», fruto da crise financeira, justificou.

As tarefas foram redistribuídas por outros cinco trabalhadores, mais dois professores colocados pelo Ministério da Educação e outros dois professores de artes.

A Escola da Mata, perto de Castelo Branco, é frequentada por 40 alunos dos quatro primeiros anos do ensino básico, com os quais são desenvolvidas actividades artísticas e culturais no dia-a-dia. «Não sei para onde vão no futuro», disse Joana Pires.