segunda-feira, 15 de junho de 2009

...ligação a Madrid deve ser para já até ao Pinhal Novo

A prioridade da futura rede portuguesa de alta velocidade deve ser a ligação entre Lisboa e Madrid e “tudo o resto deve ser adiado”, defendeu hoje Fernando Nunes da Silva, professor na área de engenharia do Instituto Superior Técnico, durante um colóquio na Assembleia da República.
Quanto à linha entre Lisboa e Madrid, este especialista em transportes considera que “é dos maiores disparates” a que já assistiu o facto de não estar prevista uma ligação em alta velocidade ao futuro aeroporto internacional em Alcochete, previsto para entrar em operações em 2017.
“O problema que se coloca é como entrará a alta velocidade em Lisboa”, disse Nunes da Silva, que defende que a terceira travessia do Tejo entre Barreiro e Chelas deve ser repensada e que a futura linha deve parar para já na Margem Sul do Tejo, mas já na área da região de Lisboa.
A ligação para Madrid pode perfeitamente parar numa primeira fase no Pinhal Novo”, defendeu, acrescentando que os estudos que já foram feitos “não foram discutidos com serenidade e com tempo” até agora.
O docente universitário considera também que Portugal não tem cidades com dimensão populacional suficiente para justificar um TGV a nível interno, mas tem necessidade de estar ligado a outras grandes cidades europeias por meio da rede de alta velocidade europeia. Está previsto que a ligação entre Lisboa e Madrid fique concretizada em 2013, tal como Porto-Vigo.ECONOMIA - PUBLICO.PT
estes "especialistas" são tão sábios que ninguém os percebe! Pinhal Novo???