terça-feira, 2 de junho de 2009

Nuno Melo diz que Vítor Constâncio "quis esconder" falhas na supervisão

Nuno Melo diz que Vítor Constâncio "quis esconder" falhas na supervisão:
O cabeça-de-lista do CDS-PP às europeias acusou hoje o governador do Banco de Portugal de ter escondido que aconselhou a nacionalização do BPN 'num parágrafo de sete linhas' e sem qualquer estudo. Nuno Melo revelou hoje, oitavo dia da campanha eleitoral, o parecer sobre o plano da Sociedade Lusa de Negócios para a recapitalização do BPN, em que Vítor Constâncio aconselha ao Governo a nacionalização do banco.

'O Banco de Portugal quis esconder que desde 2007 tinha conhecimento das fraudes do BPN. O Banco de Portugal quis esconder que não orçamentou os custos para o contribuinte, que não calculou os prejuízos do banco', acusou Nuno Melo, frisando que o documento hoje divulgado foi recusado pelo Banco de Portugal aos deputados da Comissão de Inquérito parlamentar.

Nuno Melo destacou que o Banco de Portugal aconselha uma nacionalização, trinta anos depois do 25 de Abril, 'em apenas sete linhas'. O deputado responsabilizou ainda o Governo por ter decidido 'quase por intuição' a nacionalização do banco, notando que o parecer de Vítor Constâncio não faz qualquer estimativa dos custos para o contribuinte, demonstrando assim 'a sua incompetência'.

"O Banco de Portugal quis esconder e quem paga a factura são os contribuintes", criticou, intervindo num jantar com militantes em Leiria. No documento, o Banco de Portugal aconselha ao Governo a nacionalização do Banco Português de Negócios apesar de desconhecer com exactidão as imparidades do grupo, indica o documento divulgado pelo CDS-PP. A nacionalização do BPN foi anunciada três dias depois de o Governo ter recebido o parecer de Vítor Constâncio, frisou ainda Nuno Melo.
01.06.2009 - 23h53 Lusa