sexta-feira, 5 de junho de 2009

Guiné-Bissau: a herança de Nino Vieira!

O ex-ministro da Defesa guineense, Hélder Proença, e o candidato presidencial Baciro Dabó foram hoje mortos a tiro na Guiné-Bissau, na sequência de uma operação do Estado guineense para abortar uma tentativa de golpe de Estado.
Sabe-se agora que o ex-primeiro-ministro daquele país, Faustino Fudut Imbali, também foi morto a tiro. São já cinco as vítimas desta matança: os ex-ministros, o candidato presidencial e o guarda-costas e o motorista de Hélder Proença.
A Direcção-Geral dos Serviços de Informação do Estado da Guiné-Bissau comunicou hoje que foi abortada uma tentativa de golpe de Estado no país, liderado por Hélder Proença, que 'se deslocou ontem (quinta-feira) de Dacar para vir coordenar as acções'.
Segundo o comunicado, 'durante a operação, alguns renderam-se voluntariamente, enquanto outros mostraram resistência contra as forças de ordem, o que culminou com trocas de tiros, tendo sido vitimados mortalmente'.
Também hoje de madrugada, o candidato às presidenciais e ex-ministro da Administração Territorial Baciro Dabó foi morto a tiro na sua residência em Bissau por homens vestidos com uniformes militares
Baciro Dabó também é dado como envolvido, segundo o comunicado das autoridades guineenses, na tentativa de golpe de Estado.
DN

Dificilmente se pode excluir a França do que se passa na Guiné-Bissau.
Desde o final do seculo XIX que são constantes as tentativas que faz para dominar aquele pequeno território, o unico pedaço que lhe falta para construir um imenso e rico império pós-colonial!
Vão ter alguma dificuldade em substituir Nino...mas acabarão por o conseguir, porque existem muitos Dabós, Proenças e Imbalis!