segunda-feira, 22 de junho de 2009

países pobres ficam mais pobres


O Banco Mundial (BIRD) reviu em baixa o crescimento nos países em desenvolvimento em 2009, que situa em 1,2 por cento, quando em Março o estimava em 2,1 por cento, segundo um relatório hoje divulgado.
Excluindo a China e a Índia, a instituição multilateral prevê um recuo do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,6 por cento nesses países.
Quanto ao PIB mundial, o BM prevê agora um recuo de três por cento, quando há oito dias o estimava em 2,9 por cento.
Em 2010, o crescimento mundial deverá ser de dois por cento e o dos países em desenvolvimento de 4,4 por cento (+2,5 por cento excluindo a China e a Índia), de acordo com as últimas previsões do banco.

Estas informações constam de um relatório intitulado "Financiamento do desenvolvimento à escala internacional em 2009: traçar a via da retoma mundial", publicado por ocasião de uma conferência sobre a economia do desenvolvimento, que decorre em Seul.
O Banco Mundial está preocupado com a diminuição dos fluxos de capitais privados para os países em desenvolvimento, que deverão cair para quase metade este ano (49 por cento), de 707 mil milhões de dólares em 2008 para 363 mil milhões de dólares, depois de um recorde de 1,2 biliões de dólares em 2007.
A instituição prevê também para este ano um recuo de 9,7 por cento do volume do comércio mundial.
"A necessidade de reestruturar o sistema bancário, a par das actuais limitações às políticas expansionistas dos países com rendimentos elevados, impedirá uma retoma mundial de grande dimensão", afirma num comunicado o economista chefe do BM, Justin Lin.
A instituição recomenda "uma atenção muito particular" aos "riscos da crise da balança de pagamentos e de reestruturação da dívida em grande número de países", para "evitar outra crise de endividamento como as vividas nos anos 1970 e 1980".
Estão neste caso os países em desenvolvimento da Europa e da Ásia Central, onde o PIB deverá cair 4,7 por cento, antes de recuperar ligeiramente em 2010 (+1,6 por cento)
A outra região onde o PIB recuará este ano (2,2 por cento) e recuperar em 2010 (+2 por cento) é a América Latina e as Caraíbas.
Em contrapartida, manterão o crescimento o leste da Ásia e o Pacífico (+5 por cento em 2009 e +6,6 por cento em 2010), o sul da Ásia (+4,6 por cento, depois +7 por cento), o Médio Oriente e o norte de África (+3,1 por cento, depois +3,8 por cento) e a África sub-sahariana (+1 por cento, depois +3,7 por cento).
Face a este crescimento relativamente fraco, "para prevenir uma segunda vaga de instabilidade, as políticas devem rapidamente centrar-se na reforma do sector financeiro e na ajuda aos países mais pobres", sublinhou o director do grupo de perspectivas do banco, Hans Timmer.
http://dn.sapo.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=1269575