sábado, 27 de junho de 2009

uma semana tão louca como as do Verão Quente de 1975



O Governo acompanhou todo o processo de venda de parte da Media Capital (dona da TVI) pelos espanhóis da Prisa.
Desde Janeiro que a hipótese de a PT entrar na empresa era defendida pelo Executivo de Sócrates, podendo ser feita directamente ou via Espanha, onde a Prisa pode sofrer uma recomposição accionista.
Sócrates e Zapatero estiveram sempre a par.
Os protestos contra um negócio que colocava a TVI na alçada do Estado deram cabo da transacção.
Expresso
Novas Oportunidades aceleram e vão formar mil por dia
Expresso
Matemáticos espanhóis e franceses criticam Exames do 9.º ano
Expresso

uns são filhos:

As transferências de médicos entre hospitais estão a fazer-se à custa de contratos «considerados exagerados» no sector. É assim que o presidente da Administração Regional (ARS) de Lisboa, Rui Portugal, descreve as preocupações manifestadas pelos directores dos hospitais da região
A empresa privada da Caixa Geral de Depósitos, a HPP Saúde, que está a gerir o Hospital de Cascais, contratou recentemente uma equipa com quatro médicos do hospital Pulido Valente, abrindo um verdadeiro ‘buraco’ na estrutura clínica deste hospital público. Os ordenados-base oferecidos rondam os cinco mil euros líquidos.
SOL

outros são enteados:

Os jornalistas do Público receberam hoje em carta fechada as propostas de cortes salariais propostas pela administração do jornal. A redução salarial, que ronda os 10 por cento, foi rejeitada por todos os destinatários, disse ao SOL fonte da redacção do Público. O ambiente na redacção é descrito pela mesma fonte como «pesadíssimo».
A medida atingiria os salários brutos superiores a 900 euros dos membros da redacção e restantes empregados da empresa.
Esta proposta já havia sido colectivamente recusada pelos trabalhadores, reunidos em 9 de Junho.
Na ocasião, foi exigida mais informação sobre a situação económica da empresa. Também o Sindicato dos Jornalistas repudiou, então, os cortes salariais.
SOL






Tachos em fim de mandato?
O Governo já nomeou os novos dirigentes do Instituto Português de Transporte Marítimo (IPTM).
Miguel Sequeira assumiu funções hoje no IPTM. Consigo, na nova administração do instituto que regula o sector portuário, estará João Carvalho, presidente da Associação dos Armadores de Lisboa.
Carvalho será vogal na nova direcção do IPTM, abandonando assim aquela estrutura associativa, assim como a administração da Transinsular, uma das empresas do Grupo ETE de António Figueiredo.
Estas nomeações surgem na sequência da demissão de Manuel Frasquilho e da sua equipa da administração da APL.
Frasquilho não chegou a terminar o mandato, tendo sido obrigado a abandonar funções por causa das tensões crescentes criadas com a Câmara Municipal de Lisboa e o seu presidente, o socialista António Costa.
O Governo, entretanto, não esperou pela realização da Assembleia Geral da APL para aceitar a demissão de Frasquilho e nomear uma nova administração para o Porto de Lisboa – fê-lo, pela primeira vez, por despacho, como o SOL noticia na edição de hoje.
Para o lugar de Frasquilho foi escolhida Natércia Cabral, que até agora ocupava a presidência do IPTM.