quinta-feira, 13 de agosto de 2009

ainda existem alguns deputados "á séria"!


"O deputado comunista Agostinho Lopes denunciou o que qualifica como 'o escândalo do valor dos prémios de gestão atribuídos a 3 gestores da PARPÚBLICA, Empresa Pública que gere as participações do Estado num conjunto de importantes empresas - EDP, GALP, PT, Companhia das Lezírias, SAGESTAMO, etc. - no valor global de 176,5 mil euros '.
Em pergunta enviada ao Ministério das Finanças, o deputado comunista lembra que estes prémios são " referentes a 7 meses de 2007 e remuneram em 55 mil euros cada gestor". Os comunistas consideram ainda tratar- -se de um duplo escândalo pelo facto de o Governo pela voz do ministro de Estado e das Finanças ter referido que " tal era o resultado dos contratos assinados entre o Estado e os gestores".
Lembra igualmente a contradição entre as medidas de um executivo que "impôs uma drástica contenção salarial, nomeadamente na função pública" ,quando para alguns poucos gestores, "para lá de vultuosos salários ( entre 107 e 134 mil euros) e outras benesses (carros e combustível,seguros) ainda paga prémios de gestão.
Refere que face a este escândalo se comprova que " a notícia vinda a público, sobre uma actualização significativa dos vencimentos do Conselho de Administração do Banco de Portugal, e que só foi travada pelo clamor público de protesto que de imediato suscitou, não era um caso isolado".
Questiona , ainda, "as condições remuneratórias dos gestores nomeados pelo Estado para outras empresas e entidades, incluindo as entidades reguladoras, onde o Estado tem titulares na administração", bem,como " a situação das remunerações e outras condições laborais, incluindo reformas e indemnizações, dos órgãos de administração do BP".
DN

como é que podemos acabar com isto?