quinta-feira, 13 de agosto de 2009

estamos a sair da crise!

«Dado que se trata de uma estimativa rápida, não conhecemos que componentes levaram a este crescimento positivo no segundo trimestre, mas suspeitamos que as exportações e o consumo público tenham estado na base dos indicadores divulgados» e prossegue dizendo que «Apesar da evolução da economia portuguesa no segundo trimestre ser semelhante à registada na Alemanha e França, não nos parece provável que possa continuar a acompanhar o ritmo de recuperação destas» acrescentando que «Portugal não é uma economia líder nos ciclos económicos, pelo contrário, e há ainda que ter em conta a grande exposição da economia portuguesa à congénere espanhola» FMI - INE

«Confirmam o acerto da política que temos seguido no que diz respeito às famílias, ao apoio às empresas e à promoção de investimento público, condição essencial para melhorar as condições da nossa economia e dar mais oportunidades de emprego», acrescentou.
Confirmam o acerto da política que temos seguido no que diz respeito às famílias, ao apoio às empresas e à promoção de investimento público, condição essencial para melhorar as condições da nossa economia e dar mais oportunidades de emprego», acrescentou.
TSF

O secretário-geral da UGT, João Proença, considerou hoje como "sinais positivos" o facto da economia portuguesa ter crescido 0,3 por cento no segundo trimestre, uma evolução que refere ser "normal" por razões conjunturais.
Lusa

A CGTP considera "estranho" que a economia melhore no segundo trimestre quando o desemprego está a crescer "de forma substancial" e continuam as situações de falências de empresas, afirmou hoje Maria do Carmo Tavares, da Comissão Executiva. Público

A crise em Portugal “já bateu no fundo” e os dados de crescimento do PIB são um sintoma de “melhoria ligeira”, mas o início da recuperação económica está dependente da procura induzida nos mercados externos e é urgente “passar a bola” do investimento público para o investimento privado, considera João Duque, especialista em Finanças e docente do Instituto Superior de Economia e Gestão.
Público
A economia portuguesa saiu da recessão no segundo trimestre do ano, ao crescer 0,3 por cento no segundo trimestre do ano em relação aos três meses anteriores, segundo a estimativa rápida das contas nacionais trimestrais, que o Instituto Nacional de Estatística hoje divulgou. O produto interno bruto caiu 3,7 por cento em comparação com o segundo trimestre de 2008.
Sol

O comunista José Lourenço entende que Portugal se mantém em recessão, isto apesar de o PIB português ter crescido 0,3 por cento no segundo trimestre de 2009, e que é um mau sinal falar neste momento em recuperação.
A deputada do Bloco da Esquerda Helena Pinto considera também que estes números não mostram que Portugal saiu da crise e que por isso é necessária mais seriedade e objectividade na análise destes dados.
TSF