terça-feira, 14 de outubro de 2008

importantes para o CM!


CM Terça-feira, 14 de Outubro de 2008
Juros descem e Bolsa recupera
As taxas Euribor, os indexantes utilizados no cálculo dos juros da habitação e que reflectem o preço do dinheiro no mercado interbancário europeu, estão em queda depois de uma semana em que atingiram máximos recorde. Se a tendência para a descida se mantiver, pode haver uma redução nos créditos à habitação.
Prestação das casas passa a renda
A partir de 2009 as famílias com dificuldades financeiras em cumprir os encargos com o crédito à habitação vão poder substituir, durante um determinado prazo temporal, a prestação mensal da casa por uma renda de valor mais baixo. Com a criação do Fundo de Investimento Imobiliário em Arrendamento Habitacional (FIIAH), prevista no Orçamento do Estado para 2009, o Governo cria condições para as famílias reduzirem os gastos com habitação, dando-lhe a hipótese de recomprar a mesma casa, e permite à Banca diminuir o crédito malparado, uma das fontes dos seus problemas de liquidez.
Quatro horas de terror
Em pouco mais de quatro horas, três homens encapuzados, armados com pistolas e caçadeiras fizeram três carjackings, assaltaram dois condutores, roubaram um vigilante de uma escola e sequestraram um homem. Duas das vítimas resistiram aos assaltos e foram baleadas: uma na mão e outra num pé.
Alta velocidade afecta 56 edifícios em Lisboa
A construção da terceira ponte sobre o Tejo, para a ligação em alta velocidade entre Lisboa e Madrid, vai afectar 56 edifícios da capital, de acordo com o Estudo de Impacte Ambiental, documento que está em consulta pública até ao próximo dia 9 de Dezembro.
Levaram cofre do Minipreço e abriram a caixa multibanco
O supermercado Minipreço situado perto do Fórum Montijo, na nacional 252, não abriu ontem ao público devido a um assalto que sofreu durante a madrugada. Desconhecidos entraram no estabelecimento, que vandalizaram, e levaram o cofre e dinheiro da caixa multibanco.
imigrantes barricados num galinheiro
"Ou eles mudam de comportamento ou então vai haver mortes", desabafa José Lopes, espelhando o sentimento da população de S. João da Pesqueira onde, no domingo à noite, alguns moradores tentaram linchar quatro alunos de países africanos de Língua Oficial Portuguesa(PALOP), acusados dea gredir três pessoas. O confronto não acabou em tragédia devido à intervenção da GNR, que resgatou os imigrantes do galinheiro de uma habitação e os levou sob protecção para o posto.
O mau relacionamento entre os estudantes africanos – que frequentam a Escola Profissional da Pesqueira – e jovens da vila dura há algum tempo, mas agudizou-se no fim-de-semana, depois de um imigrante de S. Tomé e Príncipe ter agredido três pessoas. Uma delas é António Lopes, de 56 anos, atingido com um murro que o obrigou a internamento no Hospital de S. João, no Porto. Após a agressão, meia centena de pessoas, armada com paus, concentrou-se em frente à casa onde estava o agressor e três amigos, e tentaram fazer justiça pelas próprias mãos.
A GNR, conseguiu resgatar os jovens em segurança, perante a fúria dos populares, que se dizem "fartos do comportamento" dos estrangeiros. "São conflituosos e mal-educados.