sexta-feira, 10 de outubro de 2008

resumo de noticias do dia

CM Quinta-feira, 9 de Outubro de 2008
Doença da dengue ameaça Portugal
Quase todos os países da zona mediterrânica são susceptíveis ao aparecimento do mosquito responsável pela doença da dengue. Esta é a conclusão de um estudo de um grupo de cientistas europeus que considera Portugal como uma das regiões do sul da Europa susceptíveis ao aparecimento desta espécie de mosquito. Também a Madeira poderá estar na rota do mosquito.
Polícia Judiciária investiga dívida de Santana
O Ministério Público (MP) e a Polícia Judiciária (PJ) estão a analisar os contratos celebrados entre a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a Interact - Comunicação Interactiva, no âmbito de uma dívida de 450 mil euros que a empresa reclama da autarquia, respeitante a trabalhos publicitários executados durante a vereação de Pedro Santana Lopes.
Cadeia daqui a três anos
O advogado do militante de extrema-direita Mário Machado assegura que, caso o seu cliente tenha de cumprir parte dos quatro anos e dez meses de cadeia a que foi condenado, apenas o fará daqui a pelo menos três anos, devido à morosidade dos recursos.

Corte de urgência nas taxas de juro
O Banco Central Europeu (BCE), em conjunto com outros cinco bancos centrais, anunciou ontem um corte estratégico e sem precedentes de 50 pontos percentuais nas taxas de juro, numa acção concertada para "aliviar as condições do mercado monetário".

Vinte milhões de euros para apoio escolar
Mais de 780 mil beneficiários do abono de família vão passar a receber uma 13ª prestação no mês de Setembro para apoiar as despesas escolares. A medida, que custará por ano cerca de vinte milhões de euros, foi anunciada ontem pelo primeiro-ministro, José Sócrates, e tem por objectivo ajudar as famílias a enfrentar a crise.
Despesa sobe no Estado
A despesa do Estado com a aquisição de serviços aumentou 3750 milhões de euros nos últimos quatro anos, enquanto os encargos com os salários dos funcionários públicos diminuiu 173 milhões de euros. Números que ao Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) não deixam dúvidas: "A ideia que o Governo passou de que o recurso ao outsourcing reduz os gastos públicos é falsa."
Fundos perdem 1,3 mil milhões
Os fundos de investimento mobiliário perderam em Setembro mais de 1,3 mil milhões de euros, um decréscimo de sete por cento face a Agosto. Desde o início do ano, a redução dos montantes é da ordem dos trinta por cento, de acordo com a Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP).

Diário de Notícias
Défice de 2009 vai ficar em 2,2% do PIB
Mais de 500 imobiliárias interrompem actividade
PS fica com maioria na fiscalização das secretas

Público
Contra-relógio no combate à crise
Professores - Passagens para a reforma já são o dobro de 2007
Doentes deixam medicação por causa dos media
Narcotráfico está a destabilizar a Guiné-Bissau

24 Horas
Obama consolida vantagem no segundo debate presidencial
Milionário Amorim está a perder um Euromilhões por dia
Jornal de Notícias
José Sócrates antecipa três medidas para enfrentar a crise
Prestação da casa só deve cair em Novembro
Meia hora de tiros e sangue em Gaia

Diário Económico
Governo dá mais apoios às PME para evitar recessão
Administração da Zon discute fusão com Sonae
“Ter um banco é um desígnio dos CTT”
Caixa vai buscar mais 400 milhões ao mercado

Jornal de Negócios
Pagamentos por conta para PME baixam 5 pontos
Trichet alerta para "pessimismo elevado" nos mercados
CGD leva administração da Zon a discutir fusão com Sonaecom
Défice de 2009 vai ficar em 2,2% do PIB