quarta-feira, 1 de outubro de 2008

importantes para o CM!


Milhões da UE aguentam banca portuguesa
A Banca portuguesa tem recorrido cada vez mais ao Banco Central Europeu (BCE) para cedência de dinheiro como consequência da crise financeira mundial. Segundo dados do último boletim estatístico do Banco de Portugal, a cedência de liquidez às instituições financeiras que trabalham no nosso país quase triplicou desde o início do ano e subiu 23 vezes desde que a crise do subprime se iniciou em 2007. No último mês de Agosto, o banco central cedeu 5,5 mil milhões de euros ao sistema financeiro nacional. Em Janeiro, as necessidades de liquidez da Banca estavam nos 1,8 mil milhões. E, se recuarmos a Agosto de 2007, as necessidades de financiamento dos bancos portugueses não iam além dos 234 milhões de euros.
Assalto à Judiciária
Um toxicodependente, com cadastro por assaltos a escritórios, estabelecimentos e residências e ainda por pequenos furtos, entrou no passado fim-de-semana na sede da Direcção Central de Combate ao Banditismo e roubou três computadores e duas pistolas. O homem foi apanhado cerca de três horas mais tarde, após a Polícia Judiciária ter desencadeado uma caça ao homem. Foram-lhe recuperados todos os objectos roubados.
Gasolina entre as dez mais caras
A Autoridade da Concorrência veio ontem confirmar o que os portugueses já sentiam no seu bolso desde Abril: o preço de venda do gasóleo e da gasolina 95 aumentou, no segundo trimestre do ano, 27,7 e oito por cento respectivamente, face a igual período de2007. E mesmo sem impostos, os combustíveis em Portugal continuam entre os mais caros da União Europeia a 27.
Greve afecta hospitais
Mais de 70 por cento dos enfermeiros dos hospitais públicos (71,58%) aderiram ontem à greve. Os dados são do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses e foram recolhidos em 66 hospitais. São os únicos referentes a esta paralisação, já que o Ministério da Saúde não divulgou qualquer informação sobre o assunto. Os enfermeiros cumprem hoje o segundo e último dia de greve.
Cartaz polémico contra imigração
O novo cartaz contra a imigração lançado ontem pelo Partido Nacional Renovador (PNR) não viola o Código Penal e, por isso, não poderá ser removido, segundo a Procuradoria-Geral da República. O outdoor, que surge um ano e meio após o polémico cartaz a desejar “boa viagem” aos imigrantes, é ilustrado com uma ovelha branca a expulsar as ovelhas negras do País e pretende associar a imigração ao flagelo social.
Defesa de Névoa exige gravação
A defesa de Domingos Névoa, sócio-gerente da Bragaparques, que responde em tribunal por corrupção, esforça-se por conduzir o julgamento no sentido de que a gravação da conversa mantida entre o arguido e o advogado Ricardo Sá Fernandes, no primeiro encontro, foi manipulada.