segunda-feira, 13 de outubro de 2008

importantes ...

CM 11 Outubro 2008
Pedir pão pela net
A crise económica, o agravar das taxas de juro ou a contratação de pessoas por empresas estrangeiras são responsáveis pelo aparecimento dos novos pobres. "São pessoas que tiveram uma vida confortável e que hoje recorrem ao Banco Alimentar através de pedidos por e-mail", refere a presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares.
...
Portugal ocupa uma "posição muito desfavorável" na Europa no que respeita à pobreza, havendo pessoas com fome, afirmou ontem o vice-presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza, Avides Moreira, em Viseu. Por sua vez, o padre Agostinho Jardim Moreira, presidente deste organismo, defende que o Governo "tem de criar rapidamente um Plano Nacional de Luta Contra a Pobreza e acabar com subsídios avulsos". "Os subsídios ajudam, mas não acabam com a pobreza!".
Ex-seleccionador e ex-jornalista em prédio da Câmara
A Câmara de Lisboa atribuiu casas a Ruy Seabra, ex-seleccionador nacional de futebol, e a José Cândido de Sousa, ex-chefe de redacção da RTP, no mesmo prédio na Quinta do Lambert, uma das zonas residenciais mais nobres da capital. A lista secreta das casas cedidas, a que o CM teve acesso e que diz respeito a 2005, consagra a Ruy Seabra e a Cândido Sousa rendas mensais de 248,89 euros e de 190,75 euros.
PJ suspeita de furto cirúrgico
Dos três computadores que a procuradora Helena Fazenda tinha em casa, o PC de secretária e dois portáteis, só um foi levado na quinta-feira pelos assaltantes, confirmaram ao Correio da Manhã fontes policiais. E além de bens pessoais, escolheram precisamente o portátil de trabalho da magistrada - o que leva a PJ a testar a hipótese de um ataque cirúrgico só para aceder a dados secretos.
Crédito à habitação cai mais de 17%
Após vários anos em expansão, o mercado da habitação está agora a regredir. O número de contratos para compra de casa no segundo trimestre do ano caiu 17,8% em relação ao mesmo período de 2007, mostram dados da Direcção-Geral do Tesouro. Houve menos casas vendidas no Verão de 2008, fruto da actual crise e da saturação do sector da construção.
Estado fiador de empréstimos entre bancos
O Estado vai ser fiador das operações de financiamento dos bancos nacionais até 20 mil milhões de euros, anunciou ontem o ministro das Finanças. Ou seja, os bancos vão poder oferecer as garantias do Estado português para obter dinheiro junto de outras instituições financeiras. Uma medida que visa contrariar o ambiente de desconfiança que se instalou no mercado de empréstimos entre os bancos.
Católicos dão menos nas missas
A crise está em todo o lado. E até nas igrejas, onde se prega a omnipresença de Deus, sente-se, mais do que nunca, a falta de dinheiro.
344 mil com ajuda
O número de portugueses que vive no limiar da pobreza baixou cerca de 200 mil em dois anos, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística. O Rendimento Social de Inserção (RSI) é o principal meio do Estado para combater a pobreza. Uma ajuda que chega a 344 mil.
Medidas aprovadas à "socapa"
O líder parlamentar do PSD, Paulo Rangel, garantiu ontem que "não há qualquer contradição" entre ele e Manuela Ferreira Leite em relação à redução do IRC anunciada pelo Governo e acusou o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, de aprovar "à socapa medidas com efeitos terríveis" para as empresas
Outros:13 Outubro
Diário de Notícias
Bancos começam hoje a usar 'aval' do Estado
Passos apela a consenso para enfrentar a crise
Lola, a 'schindler' galega, salvou 500 judeus
Optimus só atribui computador na loja a quem pagar 150 euros
Público
Europa adopta plano para garantir que os bancos voltam a emprestar
Imigrantes protestam contra Sarkozy
24 Horas
Homem morre depois de esperar hora e meia por ambulância
Computador roubado tem todo o processo "Noites Brancas"
Coreia do Norte já não é terrorista
Jornal de Notícias
Igreja crucifica lucro fácil
Testes de drogas a condutores na gaveta
Homens agredidos pelas mulheres têm vergonha social
Diário Económico
Senhorios e inquilinos vão ter mais incentivos fiscais
Estado dá aval à banca para facilitar crédito às empresas
Lula da Silva abre a porta a reforço da PT no Brasil
Petróleo cai 70 dólares em apenas três meses
Jornal de Negócios
Governo britânico nacionaliza Royal Bank of Scotland, HBOS e Lloyds TBS
Bancos centrais da Europa oferecem empréstimos em dólares ilimitados
Bancos aplaudem plano de garantias do Governo de 20 mil milhões
Alemanha prepara plano de resgate da banca de 400 mil milhões